Comportamento Alimentar e Psiconutrição
Pós-Graduação
Comportamento Alimentar e Psiconutrição
Duração12 meses
ModalidadeAo Vivo

Comportamento Alimentar e Psiconutrição

A conexão entre mente e alimentação nunca foi tão essencial. E você pode ser referência nessa transformação.

Ansiedade, compulsão, culpa, dietas extremas, padrões inalcançáveis. Vivemos tempos em que a relação com a comida exige mais do que um cardápio — exige escuta, sensibilidade e ciência. E é justamente nesse ponto que entra a Psiconutrição: a ponte entre Nutrição e Psicologia, capaz de transformar vidas por meio de um atendimento clínico mais humano, integrado e eficaz.

O IPOG desenvolveu esta especialização para preparar profissionais que querem ir além do convencional. A pós em Comportamento Alimentar e Psiconutrição une teoria e prática com uma abordagem interdisciplinar, baseada em evidências, tendências internacionais e nas necessidades emocionais e fisiológicas do paciente.

Você vai dominar estratégias para atuar em transtornos alimentares, obesidade, compulsão, comportamento alimentar infantil, saúde mental e imagem corporal, aplicando ferramentas que consideram desde o microbioma intestinal até a crononutrição, com base na neurociência do comportamento e no uso de tecnologias inovadoras, como inteligência artificial na análise de exames.

Aprenda com professores renomados e atue com profundidade em uma das áreas mais urgentes da saúde atual.


Mercado de trabalho

A demanda por profissionais preparados para lidar com o comportamento alimentar e suas interfaces emocionais cresce a cada dia. O aumento de transtornos como ansiedade, compulsão e distúrbios alimentares, somado à valorização da saúde mental, coloca nutricionistas, psicólogos e profissionais da saúde com formação em Psiconutrição entre os mais procurados em clínicas, consultórios e equipes multiprofissionais. É uma área estratégica, em ascensão e com espaço para quem quer se destacar com propósito e técnica.

Áreas de atuação

Com essa formação, você estará apto a atuar no atendimento de pacientes com transtornos alimentares, obesidade, compulsão alimentar, alterações emocionais e disfunções comportamentais ligadas à alimentação. Também poderá trabalhar com públicos específicos como crianças, gestantes, puérperas e pacientes com condições neurológicas, além de aplicar intervenções clínicas com uso de mindfulness, fitoterapia, crononutrição e estratégias integradas à saúde mental. Uma atuação ampla, ética e baseada em evidências.

Metodologia das aulas

As aulas das especializações do IPOG acontecem uma vez ao mês, em três dias consecutivos (sexta, sábado e domingo), correspondendo a um módulo completo. Cada módulo é planejado a partir da responsabilidade de levar ao aluno uma sólida abordagem teórica, além de fornecer conceitos estudados que podem ser aplicados na prática.

Para isso, cases de sucesso são amplamente abordados, possibilitando ao aluno uma visão sistêmica, aprofundada e aplicável das teorias ensinadas. Além disso, ao oferecer aulas uma vez por mês, o IPOG facilita o acesso de estudantes que moram longe da Instituição.

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Trilha da aprendizagem dos Cursos IPOG

Um dos diferenciais do IPOG é convergir teorias e ferramentas numa metodologia simples, prática e extremamente efetiva, que proporciona aos participantes uma experiência diferenciada e resultados surpreendentes. Veja abaixo como funciona o seu aprendizado e avaliação dos cursos:

1

Prática Online Prévia

A prática online prévia e conteúdo de estudo prévio equivalem a 3 pontos.

2

Questão Norteadora

Em seguida temos a aplicação da questão norteadora que permitirá aprofundar seus conhecimentos.

3

Trocas dentro da sala de aula

A partir das ferramentas usadas em sala de aula (conteúdos, metodologias ativas, atividades colaborativas em grupo, atividades individuais, dentre outras), você aprenderá com os professores e colegas de turma.

4

Avaliação somativa

O próximo passo é a avaliação somativa com pontuação equivalente a 7 pontos. Nela você identificará o conhecimento adquirido e quais pontos precisa buscar mais informação.

5

Avaliação de aprendizagem

Através de conteúdos, metodologias ativas, atividades colaborativas em grupo, atividades individuais.

6

Avaliação de satisfação

Depois da avaliação da aprendizagem através da finalização da questão norteadora, o aluno fará uma avaliação de satisfação ao final do módulo.

7

Avaliação somativa

Em cursos remotos, a atividade é destinada aos alunos que assistirão as aulas gravadas, aplicada 15 dias após a realização do módulo e tem função de avaliação somativa com 7 pontos.

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O Aluno Diamante é um programa de descontos por indicação, que tem o objetivo de valorizar a reciprocidade daqueles que acreditam, confiam e recomendam a educação do IPOG.

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