Psicologia Escolar e Educacional - Pós-Graduação Presencial

Sobre o curso

Curso Psicologia Escolar e Educacional - Pós-Graduação Presencial
432 horas/aula

Sobre o curso

O curso em Psicologia Escolar e Educacional consistirá em apresentar de forma atual, dinâmica, crítica e construtiva, reflexões e formas de atuação da Psicologia no contexto escolar púbico e privado. Tal proposta acontecerá por meio de uma perspectiva ampla do processo de ensino-aprendizagem e promoção do bem-estar da pessoa no ambiente educacional, e inclui aspectos psicológicos dos atores da/na escola que influenciam na aprendizagem e convívio escolar. A oferta desse serviço é uma realidade, para uma parcela das instituições escolares na educação infantil, nos ensinos fundamental e médio, e na educação superior, porém carece de especializações no mercado.

Ademais, com a aprovação da Lei n. 13.935/2019 em 11.12.19, que dispõe sobre atuação da Psicologia e Serviço Social nas redes públicas de Educação Básica no Brasil, aumenta a demanda por esta especialização. Vale ressaltar que a aprovação desta lei é uma luta antiga das categorias profissionais implicadas, sendo, portanto, um fato de grande relevância no cenário nacional ante as demandas que surgem na comunidade escolar cotidianamente. O curso em Psicologia Escolar e Educacional está em consonância com as “Referências Técnicas para atuação de Psicólogas (os) na Educação Brasileira” (CFP, 2019) e atende a Lei supracitada.

A Psicologia Escolar e Educacional atua na orientação de discentes, docentes, colaboradores, gestores e famílias, de forma individual e em grupo, promovendo diagnósticos, intervenções e promoção da saúde no ambiente escolar.

Vale ressaltar, que o título de Especialista em Psicologia Escolar/Educacional pelo Conselho de Psicologia é restrito ao profissional graduado em Psicologia e as regras para sua concessão são estabelecidas anualmente e de inteira responsabilidade do conselho, e que somente este poderá, mediante o cumprimento de regulamentação específica, habilitar tal especialização ao profissional de Psicologia.

Objetivos do curso

GERAL:

– Capacitar gestores de escolas, profissionais de áreas correlatas e o profissional de Psicologia para uma visão ampla, inclusiva, interdisciplinar, crítica-reflexiva e com ferramentas atuais e contextualizadas sobre a atuação e contribuição da Psicologia no ambiente escolar e educacional.

ESPECÍFICOS:

– Refletir sobre a atuação do profissional de Psicologia no contexto educacional em suas mais diversas particularidades: dificuldades de aprendizagem, dilemas de adaptação, superdotadação, relação família-escola, conflitos entre os atores que permeiam a escola, dentre outros;

– Compreender as correlações entre a teoria e a prática, possibilitando a ampliação da atuação da (o) psicóloga (o) escolar/educacional;

– Proporcionar conhecimento e inter-relação da Psicologia, numa perspectiva transversal com áreas correlatas no cotidiano escolar e educacional;

– Ampliar a visão e conhecimentos dos gestores escolares sobre a contribuição prática da psicologia no contexto escolar, educacional e de apoio à gestão do sistema de forma interdisciplinar;

– Analisar perspectivas e ferramentas contextualizadas de atuação escolar e educacional em Psicologia e áreas correlatas.

Para quem é?

O curso é aberto a pessoas que tenham interesse em gestão e práticas atuais, inclusivas, interdisciplinares e reflexivas na área de Psicologia Escolar e Educacional bem como, desejem aprender novas metodologias e vertentes de contribuição neste cenário. Profissionais e graduados de áreas diversas, tais como: Psicologia, Administração Escolar, Assistentes Sociais, Pedagogia e áreas afins.

Grade curricular

1 A escola, a educação e a Psicologia na contemporaneidade.
2 A Psicologia Positiva, a prevenção e a promoção da saúde mental nos contextos escolares e educacionais
3 A instituição escolar pública e privada no Brasil
4 Intervenções da Psicologia no processo de ensinoaprendizagem
5 Desenvolvimento Integral do Potencial Humano I
6 O fazer da Psicologia na Educação Infantil e Ensino Fundamental
7 O fazer da Psicologia no Ensino Médio e Superior
8 O diagnóstico e os transtornos do desenvolvimento nos contextos escolares e educacionais
9 Psicologia escolar e educacional: práticas inclusivas
10 Gamificação e neurociência nos contextos escolares e educacionais
11 Competências sócio emocionais e a mediação de conflitos nos contextos escolares e educacionais
12 Psicologia Escolar e Educacional e a tecnologia da informação e da comunicação

Coordenação

CYNDIA LAURA BRESSAN VIEIRA Mestrado em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de Brasília/UnB. Possui graduação e licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará/UFC. Atualmente é docente, coordenadora, Mentora em liderança, carreira e Gestão Estratégica de Pessoas e consultora organizacional. Tem vivência de 17 anos em empresas nacionais e multinacionais na área de desenvolvimento humano, comunicação e estratégias organizacionais. Possui experiência de pesquisa, ensino, ensino à distância (EaD) e desenvolvimento na área de Psicologia, com ênfase em: Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Comportamento Humano no Trabalho, Mudança Organizacional, Estratégia Organizacional e de Pessoas, Gestão por Competências, Gestão de Desempenho, Mentoria Estratégica, Academia de Líderes, Comunicação Interpessoal, Administração de Recursos Humanos e Psicologia Organizacional.

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