Pós-Graduação em Química e Toxicologia Forense

Sobre o curso

Curso Pós-Graduação em Química e Toxicologia Forense
432 horas/aula

Sobre o curso

A pós-graduação Química e Toxicologia Forense do IPOG irá capacitar profissionais que planejam atuar ou já atuam neste mercado, oferecendo ferramentas e técnicas para a prática profissional como Perito Criminal, Perito Judicial ou Assistente Técnico. A especialização também constitui um sistema avançado de preparação para concursos de Peritos das áreas especializadas de Química e Farmácia.

Este curso foi idealizado e desenvolvido por Peritos Criminais Federais e Especialistas de diversas áreas do conhecimento científico. Ao final, o aluno será capaz de analisar laudos emitidos nas áreas abrangidas pelas matérias ministradas, bem como produzi-los utilizando o ferramental tecnológico apresentado no curso. O corpo docente é formado por Peritos da Polícia Federal e renomados Pesquisadores da área.

O que você irá aprender?

– Apresentar um aprendizado multidisciplinar sobre perícias da área de Química e Toxicologia.

– Atuar como Assistentes Técnico-judiciais em perícias da área de Química e Toxicologia.

– Conhecimentos necessários à análise de evidências químicas e toxicológicas em geral, bem como a elaboração e análise de laudos periciais.

– Desenvolver técnicas metodológicas e pedagógicas para a docência no Ensino Superior.

– Conhecimentos sobre os tópicos exigidos como conteúdo programático para a carreira de Perito Criminal Federal da área de Química e Farmácia (Polícia Federal), bem como para as carreiras de Peritos Oficiais da esfera Estadual.

Para quem é esse curso!

Profissionais de nível superior, graduados nas áreas de Química, Engenharia Química, Farmácia, Biomedicina, Biotecnologia, Bioquímica, Toxicologia Analítica e afins, que pretendam exercer atividades na perícia ou que já atuem neste mercado e percebam a necessidade de continuar se capacitando em relação às novas técnicas.

Formação curricular

– Introdução às Análises Laboratoriais Forenses;

– Aspectos Jurídicos e Legislação Aplicada à Química e à Toxicologia Forense;

– Desenvolvimento Integral do Potencial Humano;

– Local de Laboratório Clandestino de Drogas;

– Química Aplicada à Papiloscopia;

– Balística Forense sob um Olhar Químico-Toxicológico;

– Agentes Químicos, Biológicos, Radiológicos e Nucleares (QBRN);

– Introdução ao Estudo das Drogas: Toxicocinética e Toxicodinâmica;

– Farmacologia das Drogas de Abuso;

– Métodos Espectroscópicos em Química e Toxicologia Forense;

– Métodos Cromatográficos em Química e Toxicologia Forense;

– Espectrometria de Massas em Química e Toxicologia Forense;

– Gestão da Qualidade em Análises Forenses;

– Química Ambiental;

– Genética Forense;

– Química Aplicada à Documentoscopia;

– Análise Forense de Alimentos, Bebidas e Medicamentos Falsificados;

– Tópicos Especiais em Química e Toxicologia Forense.

Coordenação

JESUS ANTONIO VELHO: Doutor em Fisiopatologia pela Faculdade de Medicina da UNICAMP (2007). É Perito Criminal Federal, atuando nas áreas de Análises de Locais de Crime, Química Forense, Balística Forense, entre outras. Professor Doutor de Criminalística da Universidade de São Paulo (USP) e Professor convidado da área de Locais de Crime na Academia Nacional de Polícia. É membro fundador e Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses (biênio 2017-2019). É autor organizador da série de livros “Criminalística Premium” da editora Millennium.

RAFAEL SCORSATTO ORTIZ: Graduação em Farmácia pela UFRGS (1998), com ênfase em Indústria de Medicamentos (2000). Mestrado em Ciências Farmacêuticas pela UFRGS (2003) e Especialização em Toxicologia Forense pelo Centro Universitário Feevale (2009). Pós-doutor em Ciências Farmacêuticas pela UFRGS (2018). Doutor em Ciências Farmacêuticas pela UFRGS (2013), com pesquisa no tema Falsificação de Medicamentos, desenvolvendo metodologias analíticas que permitem detectar e rastrear falsificações em medicamentos. Perito Criminal Federal do Departamento de Polícia Federal (desde 2004), atuando na área de Perícias de Laboratório (drogas, medicamentos, agrotóxicos, etc.) e de Local de Crime. Criador e docente do curso de extensão “Toxicologia Forense: Aspectos legais, métodos analíticos e aplicações” (2013). Tese de Doutorado classificada em 1º lugar no 4º Encontro Nacional de Química Forense (ENQFor 2014), recebendo o Prêmio Destaque Forense. É coautor do livro “Toxicologia Forense”, o qual foi premiado como melhor livro na área de Ciências Forenses (2014/2015), recebendo o Prêmio Destaque Forense em 2016. É membro do Comitê Gestor do INCT Ciências Forenses.

Quero investir no meu futuro profissional! Preencha o formulário abaixo e avance na sua carreira

O IPOG

Atualmente o IPOG está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, o que comprova o crescimento do Instituto num segmento de mercado altamente competitivo, que exige modernizações e inovações constantes.

null

A qualidade da aprendizagem aplicada é a razão pela qual 90% dos nossos alunos escolhem o IPOG.

null

Instituição de ensino presente em todo território nacional.

Junte-se a mais de 100.000 estudantes do IPOG agora