Pós-Graduação em Direito na Construção Civil para Obras Públicas e Privadas

Sobre o curso

Curso Pós-Graduação em Direito na Construção Civil para Obras Públicas e Privadas
432 horas/aula

Sobre o curso

A construção civil tem evoluído e está sempre em constante processo de mudança. A cada dia, surgem novos materiais e tecnologias com a finalidade de solucionar melhor e mais rápido as questões e dificuldades inerentes aos processos da construção civil. Além disso, é uma das áreas de negócios que mais apresenta desperdícios de toda ordem.
O tema direito na construção civil tem uma escassez de trabalhos e pesquisas e as duas áreas em conjunto trazem maior objetividade e melhor atendimento e estruturação de diversas necessidades e lacunas até então existentes.
Portanto, são inúmeras as oportunidades no mercado brasileiro para especialistas em direito na construção civil, tanto em obras públicas quanto privadas e este MBA vem preencher uma lacuna importante nesse mercado, abordando as principais áreas correlatas como direito e responsabilidade na construção civil, aspectos jurídicos da qualidade, vícios e defeitos no Código Civil e no Código de Defesa do Consumidor, fundamentos jurídicos da garantia, aspectos jurídicos do desempenho da construção, prazos na legislação, normalização e normas técnicas, aspectos jurídicos da norma de desempenho, qualidade e responsabilidade em obras públicas, direito do trabalho, direito empresarial, direito imobiliário, política urbana e estatuto da cidade, direito do consumidor, direito ambiental, gestão de aquisições e contratos na construção civil e licitações.

Objetivos do curso

Formação de profissionais aptos a entender, planejar, organizar e executar ações e processos na construção civil, tanto para obras públicas quanto privadas.

Para quem é?

• Advogados, engenheiros mecânicos, civil, elétrico, de produção, arquitetos e outros profissionais que atuam no mercado de construção civil;
• Executivos, gerentes e profissionais que desejam aprimorar o conhecimento em direito na construção civil tanto para obras públicas quanto privadas;
• Agências reguladoras, estatais e outras empresas governamentais que necessitem conhecer as particularidades e detalhamento de cada área específica do direito voltado para o mercado da construção civil;
• Escritórios de advocacia que trabalhem no mercado da construção civil.

Grade curricular

1. Direito e Responsabilidades na Construção Civil
2. Aspectos Jurídicos da Qualidade na Construção Civil
3. Financiamento e Investimento na Construção Civil
4. Incorporação Imobiliária
5. Loteamento
6. Aspectos Jurídicos do Desempenho da Construção
7. Normalização e Normas Técnicas
8. Registros Públicos Aplicáveis à Construção Civil
9. Qualidade e Responsabilidades em Obras Públicas
10. Direito do Trabalho
11. Direito Empresarial Aplicado
12. Direito Imobiliário
13. Política Urbana e Estatuto da Cidade
14. Direito Tributário Aplicado à Construção Civil
15. Direito Ambiental
16. Gestão de Aquisições e Contratos na Construção Civil
17. Licitações
18. Desenvolvimento Integral do Potencial Humano

Coordenação

Flávio Augusto Settimi Sohler, PhD., DSc., MSc., PMI-PMP, PMI-RMP – Pós-Doutor em engenharia civil pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (Portugal) e Universidade de Hamburg-Harburg, Alemanha. Doutorado em engenharia civil na UFRGS. Doutor em Psicologia Organizacional pela PUC-GO. Mestre em Engenharia de Produção pela PUC-RJ. Graduado em engenharia civil, e Especialista em Análise de Sistemas e Telecomunicações pela PUC-RJ. Especialista em Project Finance pela USP. Possui a certificação do Project Management Institute-USA (PMI) como Project Management Professional (PMP) e Risk Management Professional (RMP). Elaborou projeto selecionado pelo CNPq para pós-doutorado no exterior com o tema “Segurança de Barragens: uma abordagem patológica de riscos qualitativos e quantitativos”. Membro do “Project Management Institute” (PMI) e do comitê de elaboração da ABNT NBR 31000 de Riscos. Possui 20 anos de experiência em gestão de projetos e riscos em diversos empreendimentos e projetos e em planejamento estratégico, como professor e consultor de diversas empresas, ministrando cursos e treinamentos em diversas empresas dos mais variados segmentos; Palestrante em congressos, seminários e cursos nacionais e internacionais; Gerente de Projetos de Pesquisa & Desenvolvimento para ANEEL e FINEP; Coordenador do Escritório de Riscos da Eletrobrás para projetos de geração e transmissão; Coordenador e Professor no IPOG no MBA Gestão e Modelagem de Projetos para Engenharias e Arquitetura; MBA Gerenciamento de Obras, Produtividade, Racionalização e Desempenho da Construção; MBA em Projeto, Dimensionamento e Modelagem de Estruturas e Fundações; MBA em Projeto, Desempenho e Segurança de Empreendimentos de Geração e Transmissão de Energia (Hidroelétrica, Solar, Eólica); Autor de 5 livros: ”A Influência da Cultura Organizacional, Suporte e Coping no Bem-Estar dos Trabalhadores” em 2015; ”Segurança de Barragens: Análise de Riscos Qualitativos e Quantitativos” em 2016; “Gerenciamento de Obras, Qualidade e Desempenho da Construção” em 2017; “Projeto, Execução e Desempenho de Estruturas e Fundações” publicado em 2018; Gestão e Modelagem de Projetos para Engenheiros e Arquitetos em 2019.

Quero investir no meu futuro profissional! Preencha o formulário abaixo e avance na sua carreira

O IPOG

Atualmente o IPOG está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, o que comprova o crescimento do Instituto num segmento de mercado altamente competitivo, que exige modernizações e inovações constantes.

null

A qualidade da aprendizagem aplicada é a razão pela qual 90% dos nossos alunos escolhem o IPOG.

null

Instituição de ensino presente em todo território nacional.

Junte-se a mais de 100.000 estudantes do IPOG agora