MBA Negócios Exponenciais

Sobre o curso

Curso MBA Negócios Exponenciais
432 horas/aula

Sobre o curso

Inúmeras são as indústrias que vêm passando por transformações e adaptações frente à 4ª Revolução Industrial e às mudanças de comportamento e perfil do novo consumidor na era digital: os nascidos no século XXI (de 2001 em diante), cada vez mais exigentes, e em especial a denominada geração “Z”. Já em 2019, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas) estes grupos vão representar 32% da população mundial de 7,7 bilhões, ou seja, 2,4 bilhões de pessoas. No Brasil, os “Millenials” ainda serão maioria, sendo uma proporção de 79 pessoas nascidas entre 1980 e 2000 para cada 100. Isso mostra a força e influência esmagadora de um público que a maioria das empresas e organizações não se adaptaram para atender com velocidade e eficiência.

Corporações que ainda adotam as práticas tradicionais de gestão e desenvolvimento de produtos e serviços empurrados, estão a cada dia perdendo competitividade e posicionamento, e dificilmente sobreviverão nos próximos 5 anos. Segundo o Instituto Gartner (2018), apenas 20 grandes varejistas do mundo todo irão sobreviver neste período, sendo que 85% dos pontos de vendas de lojas de varejo físico tendem a ser digitalizados, enquanto lojas físicas se tornarão uma espécie de show room. Duas das maiores fabricas de automóveis no mundo já anunciaram que deixarão de fabricar veículos populares. A Ford encerrou em fevereiro de 2019 as atividades da sua fábrica de São Bernardo do Campo (SP) que produzia caminhões e o modelo “Fiesta”, que contava com mais de 3 mil funcionários.

O Retail Report Bank, relatório mundial das instituições financeiras no mundo, demonstrou em 2014 que quando as pessoas se relacionavam com a marca “banco”, 53% delas apenas queriam crédito ou cartão de crédito, enquanto os bancos pensavam que este número giraria em torno de 14%, revelando a grande desconexão entre os bancos e seus clientes. O mesmo estudo apontou que 49% da população dizia não querer ir ao banco, e de acordo com essa tendência segundo acreditam especialistas da área, daqui a alguns anos já não deverão existir mais agências bancárias.

Tal como estas, diversas outras mudanças em vários setores vêm acontecendo devido o impacto provocado pela entrada das empresas digitais e startups como substitutas de modelos de negócios tradicionais. Cabe aos profissionais, empresários, gestores de empresa de todas as áreas a compreensão do que está por trás de empresas exponenciais, como Uber, Airbnb, Netflix, Spotfy, Mobileye, Tesla, Bytedance e inúmeras outras, que foram capazes de se posicionar à frente da concorrência e mudar para sempre a forma como as empresas tradicionais entregam produtos e serviços no mercado. As grandes inovações surgem de corporações que direcionam parte do tempo dos seus colaboradores na busca do aumento da competitividade e sustentabilidade dos seus modelos de negócio. E empresas que utilizam com maestria a inteligência voltada para a construção de “negócios exponenciais” que facilitem a identificação de tendências do mercado, aprendem mais rápido.

O desafio de desenvolver um portfólio de inovação e reduzir o tempo necessário para criar produtos e serviços puxados no mercado e desejados pelo cliente, aumentar as margens e reduzir os riscos de falha do produto, ficará mais simples após a conclusão deste MBA do IPOG, que oferece uma transformação no mindset do aluno aliado a um processo de aprendizagem com foco na criação de negócios exponenciais, uma metodologia inovadora e ferramentas que farão parte do dia a dia do profissional.

Objetivos do curso

• Preparar e formar profissionais, Gestores Empresariais, Administradores, Consultores, entre outros, para lidar com as tendências tecnológicas, com novas metodologias e ferramentas e para a compreensão e implementação de processos de inovação disruptiva e escalável que visem a descoberta de oportunidades de negócios exponenciais que tragam maior vantagem competitiva.

• Mostrar a importância das inovações para a competitividade das organizações empresariais na atual conjuntura.

O futuro especialista em negócios exponenciais estará preparado para:
– Estudar, planejar e implementar processos de desenvolvimento de negócios exponenciais, alinhados as melhores práticas e estratégias em inovações disruptivas e competitivas empresariais.
– Aplicar os conhecimentos adquiridos na prática para atuar como Consultor em Gestão da Inovação e Mentoria para negócios exponenciais.
– Compreender a indústria 4.0 e implantar inovações em processos, melhorias continuas com adoção de praticas de tecnologias em Internet das Coisas, Big Data, Machine Learning, Data Driven e outras.
– Criar startups e desenhar modelos de negócios baseados em conhecimento e aplicabilidade de metodologias Lean Startups, Design Empático e Desenvolvimento do Cliente.
– Medir o impacto que as inovações geram na estratégia empresarial da empresa com conhecimentos sobre as principais métricas de negócios disruptivos e exponenciais, CAC, LTV, Customer Development, CS, Churn.
– Instigar o espírito empreendedor, criativo e inovativo para a descoberta de novas oportunidades de negócios exponenciais.
– Lidar com o desenvolvimento e a gestão de projetos preditivos (tradicionais) e projetos de inovação.
– Instigar o espírito empreendedor, criativo e inovativo para a descoberta de novas oportunidades de negócios exponenciais.
– Liderar e gerir projetos de inovação dentro da organização, otimizando o tempo de criação e lançamento de novos produtos serviços.
– Atuar como docente nas Instituições de Ensino Superior, sugerindo e implantando disciplinas ligadas a estratégias em inovação.
– Sugerir, elaborar e implementar estratégias de inovação empresariais que aumentem a competitividade das empresas de pequeno, médio e grande porte e Governo.
– Formar, preparar e capacitar profissionais capazes de desenvolver o portfólio de inovação e reduzir o tempo necessário para criar e levar produtos competitivos ao mercado, aumentando as margens e reduzindo o risco de falha do produto.

Para quem é?

Empreendedores com nível de graduação, especialistas latu sensu e strictu sensu, profissionais liberais, profissionais de Marketing e Publicidade, profissionais empresarias, Consultores e Executivos.

Grade curricular

Organizações Exponenciais e Disruptivas
Níveis de Inovação e Gestão da Inovação (online)
Níveis de Inovação e Gestão da Inovação
Customer Development e Lean Startups (online)
Customer Development e Lean Startups
Desenvolvimento Integral do Potencial Humano
Indústria 4.0 e Gestão de Projetos de Inovação (online)
Indústria 4.0 e Gestão de Projetos de Inovação
Design Empático e Construção do Cliente (online)
Design Empático e Construção do Cliente
Competências Empreendedoras e Gamificação (online)
Competências Empreendedoras e Gamificação
Métricas e Indicadores de Projetos de Inovação (online)
Métricas e Indicadores de Projetos de Inovação
Marketing 3.0 e Growth Hacking (online)
Marketing 3.0 e Growth Hacking
Direito para Startups e Viabilidade de Projetos de Inovação (online)
Direito para Startups e Viabilidade de Projetos de Inovação

Coordenação

NAYRA KARINNE BERNARDES DE MENEZES
Doutora em Psicologia na linha de concentração Organizational Behavior Management (OBM – Análise do Comportamento em Organizações). Mestre em Administração. Especialista em Gestão de Pessoas. Bacharel em Administração. Coach e Grafóloga. Formação em Eneagrama pelo IBE e MBTI® Step I e II pela Fellipelli. Qualificada em Gamification pela University of North Carolina at Chapel Hill / Coursera (EUA). Atualmente é Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa da Escola de Gestão e Negócios (NUPEN) da PUC Goiás. É Coordenadora do Núcleo de Metodologias Ativas da Escola de Gestão e Negócios da PUC Goiás. Professora efetiva da PUC Goiás. Membro associado da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC). Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, Liderança e Marketing. Professora de pós-graduação do IPOG. Fundadora e Diretora da Winner, empresa de Inteligência em Negócios e Gamificação. Mais de 15 anos de experiência, atuando em grandes empresas como Gerente Geral e Gerente de Recursos Humanos. Autora e coautora de artigos nacionais e internacionais e capítulos de livros. Consultora em Projetos de Inovação pelo Governo do Estado de Goiás.

PAOLO PETRELLI
Administrador, Sócio e Diretor de Projetos na PontoGet Inovação. Diretor de Projetos no Instituto Gyntec. Professor de MBA em Negócios, Mentor, Consultor em Inovação para médias e grandes empresas. Criou um meio de pagamento online vendido para um grupo financeiro de seguros de SC e RJ em 2012, com participação de executivos renomados do mercado financeiro. Primeira pessoa a levar os temas Startup e Lean para Goiás em 2010. Cofundador do grupo StartupGO no Facebook. Conselheiro do projeto de capacitação voltado para formação de Startups do SEBRAE-GO. Recebeu medalha de Honra ao Mérito Empreendedor em 2012, 2013 e 2014, 2016 e 2018 pelas ações realizadas no Estado de Goiás em prol do empreendedorismo. Coorganizou diversos eventos que promoveram a cena do Empreendedorismo Digital em Goiás em 2011 a 2014, como a Feira do Empreendedor (SEBRAE-GO, 2012 e 2014) e o Startup Weekend (2012/2013/2014/2016). Foi Diretor de Fomento a Startups pela AJE-Goiás (2015-2017). Foi Diretor de Empreendedorismo pela Comunidade Tecnológica de Goiás (COMTEC, 2014 a 2015). Foi Gestor Regional pela Associação Brasileira de Startups (2012 a 2014). Cofundador da Carro com Desconto, que foi vencedora das competições Startup Weekend Goiânia (11/2012) e Startup Farm Campinas (12/2012), e classificado em 22º lugar na Global Startups Battle (2012). Mentor de 3 dos 5 projetos goianos aprovados pelo programa Startup Brasil e Seed. Ajudou diversos empreendedores a tirarem suas ideias da Gaveta. Autor do e-book “Como tirar sua ideia da gaveta” e “Eu já tive essa Ideia”. Vamos inovar?

Quero investir no meu futuro profissional! Preencha o formulário abaixo e avance na sua carreira

O IPOG

Atualmente o IPOG está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, o que comprova o crescimento do Instituto num segmento de mercado altamente competitivo, que exige modernizações e inovações constantes.

null

A qualidade da aprendizagem aplicada é a razão pela qual 90% dos nossos alunos escolhem o IPOG.

null

Instituição de ensino presente em todo território nacional.

Junte-se a mais de 100.000 estudantes do IPOG agora