MBA em Gerenciamento de Obras, Produtividade e Tecnologia da Construção - Curso Remoto

Sobre o curso

Curso MBA em Gerenciamento de Obras, Produtividade e Tecnologia da Construção - Curso Remoto
432 horas/aula Remotas

Sobre o curso

A construção civil brasileira, ao longo das últimas décadas, apresentou expressiva evolução em diferentes segmentos da cadeia produtiva e no contexto ao qual está inserida. Um fator, sem dúvida, que impulsiona uma empresa de construção civil é sua produtividade. Um dos objetivos principais da melhoria da produtividade é a melhor forma de utilização dos recursos como, materiais, equipamentos e mão de obra. Desse modo, é importante desenvolver estratégias que permitam um melhor trabalho no canteiro de obras, ou seja, planejar melhor o espaço físico, utilizar melhor ferramentas, insumos, otimizar as técnicas de gerenciamento e os processos de transporte.
Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) existem seis fatores que podem impactar a produtividade na construção civil que são:
• o retrabalho, que é o tempo perdido;
• o planejamento e controle de obra ineficiente;
• segurança do trabalho ineficiente;
• qualidade inadequada da matéria-prima;
• planejamento inadequado do canteiro de obras;
• e mão de obra desqualificada.

Portanto, existe um grande número de oportunidades para o gerenciamento de obras, melhoria da produtividade e qualidade da construção civil. O MBA Gerenciamento de Obras, Produtividade e Tecnologia da Construção propõe atuar nos quatro pilares básicos do campo de gerenciamento: planejamento, produtividade, qualidade e controle, com enfoque eminentemente prático e voltado para um adequado desempenho estrutural e maximização do retorno do investimento, como está em voga com a norma de desempenho NBR 15.575. Além disso, haverá a preocupação em fundamentar todo o conteúdo prático com os princípios teóricos, para que assim o profissional tenha maior compreensão das informações adquiridas ao longo dos módulos.

Diferenciais do Curso

• Primeiro e único curso do mercado a tratar das práticas e metodologias voltadas para as principais fases de gestão de um empreendimento;
• Todos os professores com sólida formação (maioria Mestres e Doutores), aliado com a grande experiência de mercado;
• Curso propõe uma visão sistêmica e estratégica da obra para que o especialista esteja focado na racionalização de processos e ganhos com produtividade e qualidade de empreendimentos da construção civil;
• Curso alinhado com regulamentações normativas vigentes;
• Apresentação de vários estudos de casos práticos e exercícios aplicados;
• Pós-graduação abrangente com carga horária compacta de 432 horas-aula realizada de forma rápida em 12 meses, pois cada disciplina possui 24 horas-aula e 12 horas-aula com atividades extraclasse, portanto, também mais econômica;
• Instituição reconhecida pelo conselho de classe – CREA-GO, assim como o curso está em processo de registro no CREA.

Objetivos do curso

• Com este curso você terá um aprofundamento gerencial de obras da construção civil, com o propósito nos ganhos de produtividade e qualidade dos serviços;
• Desenvolverá habilidades operacionais e estratégicas, com foco na qualificação voltada para engenharia consultiva de empresas e projetos de construção civil;
• Conhecerá ferramentas facilitadoras para aplicação à realidade da construção civil;
• Aprenderá através de uma abordagem prática, por meio de estudos de casos, respeitando requisitos regulamentadores (leis, normas, diretrizes institucionais, etc.).

Para quem é?

• Engenheiros civis, eletricistas e mecânicos, arquitetos e áreas correlatas, interessados em adentrar no seleto segmento de consultoria na construção civil;
• Empreendedores, gestores e coordenadores de obras com enfoque na melhoria e otimização de processos;
• Superintendências, secretarias e órgãos públicos que tenham como foco a construção de empreendimentos civis.

Grade curricular

1) Gestão de Contratos de Projetos de Construção Civil
2) Aplicação de Construção Enxuta na Gestão de Recursos e Canteiro de Obra
3) Técnicas de Controle da Produtividade e Qualidade
4) Práticas de Manutenção Predial para Combate e Prevenção de Patologias
5) Planejamento e Controle com MS-Project
6) Engenharia de Custos com a Modelagem 5D da Construção
7) Planejamento e execução de Fundações
8) Práticas Executivas e de Controle Tecnológico de Estruturas de Concreto
9) Soluções Construtivas de Sistemas de Vedação e Revestimentos
10) Boas Práticas de Instalações Prediais
11) Tecnologias e Sistemas de Impermeabilização
12) Desenvolvimento Integral do Potencial Humano

Coordenação

FLÁVIO AUGUSTO SETTIMI SOHLER, PHD., DSC., MSC., PMI-PMP, PMI-RMP
Pós-Doutor em engenharia civil pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (Portugal) e Universidade de Hamburg-Harburg, Alemanha. Doutorado em engenharia civil na UFRGS. Doutor em Psicologia Organizacional pela PUC-GO. Mestre em Engenharia de Produção pela PUC-RJ. Graduado em engenharia civil, e Especialista em Análise de Sistemas e Telecomunicações pela PUC-RJ. Especialista em Project Finance pela USP e em Estruturas Metálicas.
Possui a certificação do Project Management Institute-USA (PMI) como Project Management Professional (PMP) e Risk Management Professional (RMP). Elaborou projeto selecionado junto ao setor elétrico nacional pelo CNPq para pós-doutorado no exterior com o tema “Segurança de Barragens: uma abordagem patológica de riscos qualitativos e quantitativos”.
Membro do “Project Management Institute” (PMI) e do comitê de elaboração da ABNT NBR 31000 de Riscos. Possui 20 anos de experiência em gestão de projetos e riscos em diversos empreendimentos e projetos e em planejamento estratégico, como professor e consultor de diversas empresas, ministrando cursos e treinamentos em empresas dos mais variados segmentos; Palestrante em congressos, seminários e cursos nacionais e internacionais; Gerente de Projetos de Pesquisa & Desenvolvimento para ANEEL e FINEP.
Coordenador do Escritório de Riscos da Eletrobrás para projetos de geração e transmissão; Coordenador e Professor no IPOG no MBA Gestão e Modelagem de Projetos para Engenharias e Arquitetura; MBA Gerenciamento de Obras, Produtividade, Racionalização e Desempenho da Construção; MBA em Projeto, Dimensionamento e Modelagem de Estruturas e Fundações; MBA em Projeto, Desempenho e Segurança de Empreendimentos de Geração e Transmissão de Energia (Hidroelétrica, Solar, Eólica).
Autor de 5 livros: ”A Influência da Cultura Organizacional, Suporte e Coping no Bem-Estar dos Trabalhadores” em 2015; ”Segurança de Barragens: Análise de Riscos Qualitativos e Quantitativos” em 2016; “Gerenciamento de Obras, Qualidade e Desempenho da Construção” em 2017; “Projeto, Execução e Desempenho de Estruturas e Fundações” publicado em 2018; Gestão e Modelagem de Projetos para Engenheiros e Arquitetos em 2019.

Quero investir no meu futuro profissional! Preencha o formulário abaixo e avance na sua carreira

O IPOG

Atualmente o IPOG está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, o que comprova o crescimento do Instituto num segmento de mercado altamente competitivo, que exige modernizações e inovações constantes.

null

A qualidade da aprendizagem aplicada é a razão pela qual 90% dos nossos alunos escolhem o IPOG.

null

Instituição de ensino presente em todo território nacional.

Junte-se a mais de 100.000 estudantes do IPOG agora