Gestão de Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) e Sistemas de Esgotos Sanitários (SES) - MBA Remoto

Sobre o curso

Curso Gestão de Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) e Sistemas de Esgotos Sanitários (SES) - MBA Remoto
432 horas/aula

Sobre o curso

O Planejamento, a preservação, o controle, a adoção de técnicas adequadas vem sendo exigidos cada vez mais dos profissionais que atuam na área de saneamento, assim como a Gestão adequada dos processos envolvidos na prestação dos serviços de captação, tratamento e distribuição de água potável à população, além da coleta, transporte e tratamento dos esgotos bem como a sua destinação adequada no meio ambiente.

 

Diante deste cenário, torna imprescindível a formação de profissionais especializados e capacitados na Gestão de Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) e Sistemas de Esgotos Sanitários (SES) com capacidade de Gerir os processos intrínsecos a estes sistemas, desde sua concepção até a operação, garantindo dessa forma Sistemas com viabilidade técnica e econômica, o atendimento às normas regulamentares e garantindo os direitos de todos de receber em sua casa uma água de qualidade e preço justo, além de promover saúde e preservação do Meio Ambiente, através do afastamento e tratamentos dos esgotos.

Resultados

Você se tornará especialista em Gestão de SAA e SES, aprendendo conceitos e elementos necessários a uma análise crítica sobre a concepção de projetos, monitoramento e acompanhamento de processos e técnicas de operação.

Também irá conhecer as particularidades envolvidas na Gestão destes sistemas, desde a concepção até sua operação e manutenção, tais como:

• A prestação de serviços em SAA e SES;

• Processos e tecnologias para o aprimoramento das atividades realizadas no cotidiano;

• Aperfeiçoamento na área de Saneamento Ambiental;

• Ferramentas e conceitos necessários a Gestão, controle, diagnóstico e técnicas para melhoria da eficiência e eficácia de suas atividades cotidianas.

Para quem é?

Profissionais que militam na área de Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Saneamento Ambiental, tendo um campo de atuação multidisciplinar que engloba todas as áreas, ou seja, profissionais de Exatas, Humanas e Biológicas que atuam na Gestão do Saneamento.

Grade curricular

1- Princípios e Requisitos para Projetos e Operações de SAA e SES
2- Noções de Hidráulica e Hidrologia aplicada ao Saneamento
3- Diretrizes e Projetos de SAA e SES
4- Gestão e Planejamento de Recursos Hídricos
5- Qualidade das Águas e Gestão da Qualidade
6- Gestão e Auditoria Ambiental aplicada em SAA e SES
7- Gestão da Operação de SAA e SES
8- Avaliação Econômica de Projetos de Saneamento e Eficiência Energética
9- Política, Planejamento e Viabilidade de SAA e SES
10- Gestão de Contratos de Empreendimentos de Saneamento
11- Legislação e Aspectos Jurídicos aplicados ao Saneamento
12- Desenvolvimento Integral do Potencial Humano

 

Serão 12 disciplinas, cada uma com módulo on-line de 24 horas/aula + 12 horas de atividades práticas no Ambiente Virtual de Aprendizagem, totalizando 36 horas por disciplina.

Coordenação

Prof. Eng. Msc. Fabrício Ribeiro

Engenheiro Civil (2001), Especialista em Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos e Líquidos (2002), Mestre em Engenharia do Meio Ambiente na área de concentração em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (2006).

 

Gestor, Auditor e Perito Ambiental (2010), Engenheiro Civil na empresa Saneamento de Goiás S.A (SANEAGO), com atuação em Planejamento e Gestão Ambiental (2006-2010).
Coordenador de Projetos de Saneamento e Hidráulica (2010-2015), Gerente de Sistemas de Esgotos Sanitários na Superintendência Regional de Operações do entorno do DF (2015-2019), Gestor e Fiscal de Obras na Superintendência de Gestão de Obras (2019-Atual).

Diretor de Ciências, Tecnologia, Meio Ambiente e Acessibilidade do Sindicato dos Engenheiros no Estado de Goiás (SENGE), triênio 2017-atual, Conselheiro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-GO) (2015-Atual); Membro da Diretoria do CREA (2016); Coordenador da Comissão de Desenvolvimento Sustentável do CREA (atual) e representante do CREA no Conselho Estadual de Recursos Hídricos, foi Presidente da Associação dos Engenheiros da SANEAGO (ASES) no biênio 2013-2015.

Foi Professor em diversas instituições e atualmente é Professor e Coordenador de cursos de MBA no IPOG no tema Saneamento Ambiental relacionado ao Meio Ambiente, aos Recursos Hídricos e ao Desenvolvimento Sustentável.

Quero investir no meu futuro profissional! Preencha o formulário abaixo e avance na sua carreira

O IPOG

Atualmente o IPOG está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, o que comprova o crescimento do Instituto num segmento de mercado altamente competitivo, que exige modernizações e inovações constantes.

null

A qualidade da aprendizagem aplicada é a razão pela qual 90% dos nossos alunos escolhem o IPOG.

null

Instituição de ensino presente em todo território nacional.

Junte-se a mais de 100.000 estudantes do IPOG agora