Gestão da Qualidade, Segurança do Paciente e Acreditação em Saúde - Curso Remoto de Curta Duração

Sobre o curso

Curso Gestão da Qualidade, Segurança do Paciente e Acreditação em Saúde - Curso Remoto de Curta Duração
56 horas/aula Remotas

Sobre o curso

Cada vez mais as organizações de saúde estão recrutando profissionais com conhecimento, experiência e vivência na gestão, qualidade, segurança do paciente, bem como acreditação.

Com a mudança do mercado, o avanço tecnológico e a necessidade de profissionalização na área da saúde, as organizações necessitam de ferramentas que possam torná-los competitivas.

Uma das ferramentas bastante utilizadas no mercado atualmente é a acreditação, que tem como principais objetivos estimular modelos de gestão que sejam efetivos, qualidade nos processos e segurança no atendimento.

Outro fator importante diante de todas as mudanças é apoiar a instituição na evolução da melhoria contínua dos processos, desenvolvimento e aprendizado dos profissionais de saúde proporcionando assim melhores resultados para a organização como um todo.

Este curso traz ao aluno a oportunidade de fazer a associação da teoria com a prática, tendo a oportunidade de problematizar e discutir os diversos cenários atuais da saúde, além de compartilhar e trocar experiências com colegas e professores.

 

 

SE O TEMPO É CURTO, APROVEITE!

Os cursos de curta duração do IPOG têm como objetivos: atualizar o seu conhecimento em um menor espaço de tempo; expandir suas técnicas e reciclar as práticas de sua profissão de forma rápida, sem perder a qualidade.

Não é necessário possuir curso superior, basta ter iniciativa e vontade de se desenvolver profissionalmente.

O que você vai aprender?

• Ao longo desse curso você vai conseguir reconhecer os conceitos da gestão da qualidade e o entender a importância deles na melhoria da qualidade de assistência;

 

• Saber quais os modelos de Acreditação válidos no Brasil, bem como sua aplicação aos diversos tipos de organizações prestadoras de serviço de saúde;

 

• Entender a importância da segurança do paciente no contexto regulatório e prático, bem como ações e iniciativas para implantação e monitoramento;

 

• Você vai conseguir identificar os riscos e resultados, bem como a implantação e monitoramento dos ciclos de melhoria.

Para quem é?

Profissionais que atuam na área da Saúde: área Médica, Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Biomedicina, Fisioterapia, Psicologia, Estatística, Engenharia, Física, Biologia, Direito, Administração, Economia, dentre outras.

Grade curricular

MÓDULO I – Sistema de Saúde e Modelos de Acreditação Válidos no Brasil

Cenário e complexidade do sistema de Saúde. Modelos de Acreditação Válidos no Brasil. Diferenças, benefícios, desafios, pontuação e padrões entre os modelos de acreditação.

 

MÓDULO II – Gestão dos Processos por Resultados

Pensamento sistêmico, Linhas de Cuidado, Perfil organizacional, Perfil do Profissional da Qualidade Mudança de Cultura, Conceitos de gestão por processos, Estruturação do macroprocesso: processos finalísticos, gerenciais e de apoio Modelagem de processos, Recursos Necessários, Identificação da cadeia cliente – fornecedor, Mapeamento das atividades do processo Identificação dos Riscos, Identificação dos Indicadores, Contrato entre processos e Gerenciamento e controle dos processos.

 

MÓDULO III – Segurança do Paciente

Conceitos de segurança do paciente, segurança do pacientes e sua história ao longo dos anos, iniciativas para a segurança do paciente, o NSP na segurança do paciente, protocolos de segurança do paciente e PNSP. Cultura de segurança do paciente e avaliação para a segurança do paciente.

 

MÓDULO IV – Análise e investigação de eventos adversos

Fluxo de notificação, notificação de não conformidades, quase erro, circunstancia de risco, eventos adversos com danos e sem danos. Investigação, análise e tratativa. Monitoramento das ações e sua efetividade.

 

Carga Horária de 56 horas.

Professora

GILVANE LOLATO

Graduada em Administração de Empresas UGF, MBA Gestão em Saúde, Controle de Infecção pela INESP, Especialista em Qualidade e Segurança do Paciente pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Mestranda em Gestão e Metodologias da Qualidade e Segurança da Atenção em Saúde – Instituto Avedis Donabedian na Espanha.
Atua na gestão da qualidade em saúde há mais de 10 anos onde também é docente. Gerente de Educação da ONA. Fellowship ISQua.

Quero investir no meu futuro profissional! Preencha o formulário abaixo e avance na sua carreira

O IPOG

Atualmente o IPOG está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, o que comprova o crescimento do Instituto num segmento de mercado altamente competitivo, que exige modernizações e inovações constantes.

null

A qualidade da aprendizagem aplicada é a razão pela qual 90% dos nossos alunos escolhem o IPOG.

null

Instituição de ensino presente em todo território nacional.

Junte-se a mais de 100.000 estudantes do IPOG agora