Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente - MBA Remoto

Sobre o curso

Curso Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente - MBA Remoto
423 horas/aula

Sobre o curso

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) estimulam a produção de conhecimentos sobre organização, planejamento e gestão dos serviços de saúde para provocar mudança contínua da realidade existente.

 

Entendemos a necessidade de um modelo de gestão ativo para implantação de um processo de qualidade e segurança do paciente, porém ainda com muitos desafios. Estes desafios são, em parte, relacionados às inovações tecnológicas, que crescem em ritmo exponencial, e à dinamização das políticas de saúde, que reorientaram as práticas e modelos assistenciais e de gestão.

 

A carência de profissionais habilitados para exercer a operação, administração e gestão voltadas para a qualidade e segurança do paciente, ainda é um dos grandes obstáculos para a resolutividade dos serviços e a eficácia das ações de saúde.

 

Nesse sentido, a profissionalização tem se colocado como importante necessidade para o setor. As organizações de saúde têm necessidades de melhoria contínua, de gestão por processos, gerenciamento dos riscos e dos resultados, segurança do paciente e gestão da qualidade.

 

Desta forma, os profissionais estão buscando capacitação contínua e atualização voltada para essas temáticas, de modo que consigam atender as expectativas e alcançar melhores resultados para o cliente final, que é o paciente.

 

Neste curso, além de abordar as temáticas citadas acima, o profissional também terá a oportunidade de entender sobre auditorias de processo e auditoria clínica, estruturação de protocolos, procedimentos e políticas da qualidade, bem como a implantação do Núcleo de Segurança do paciente e sua manutenção dentro de uma organização de saúde.

O que você vai aprender?

• Desenvolver a linha do cuidado do paciente, levando em consideração as ações para a segurança dele;
• Discutir conceitos e fundamentos de Segurança do Paciente;
• Entender sobre os processos da organização, a identificação e gerenciamento dos riscos e resultados para tomada de decisão;
• Como fazer a gestão dos riscos de forma preventiva, com o intuito de evitar o evento adverso;
• A importância das ferramentas da qualidade no contexto teórico e prático da gestão da qualidade em saúde;
• Quais são os processos de apoio da organização bem como o impacto deles na assistência e estratégia;
• Conhecer os modelos de Acreditação válidos no Brasil, bem como sua aplicação aos diversos tipos de organizações prestadoras de serviço.

 

DIFERENCIAIS

 

Professores renomados com vivência e experiência prática desde a implantação,
o monitoramento e a gestão da qualidade e segurança do paciente, até em acreditação em saúde.

Professores avaliadores de metodologias de acreditação.

Abordagem no curso dos protocolos de segurança, clínicos e gerenciados.

Para quem é?

Você tem interesse em trabalhar e aprender sobre qualidade, segurança do paciente para melhoria dos processos das organizações de saúde?

Basta estar dentro da categoria profissional, que pode ser:  assistencial, administrativa, operacional,
dentre outras.

Esse curso é voltado para:

Prestadores de serviço para a saúde como: Hospitais, Clínicas, Laboratórios, Diagnóstico Por Imagem, Pronto Atendimento, Atenção Domiciliar, Ambulatórios, Hemoterapia, Centrais de Material Esterilizado – CME, Engenharia Clínica, Farmácia, Lavanderias, Manutenção Predial, Segurança Patrimonial, Segurança
do Trabalho, Manipulação, etc.

 

Grade curricular

1 Gestão da Qualidade

2 Segurança do Paciente

3 Gestão por Processos

4 Gestão dos Riscos

5 Gestão por Resultados

6 Auditoria Clínica e de Processos

7 Ferramentas da Qualidade

8 Núcleo de Segurança do Paciente

9 Mudando e avaliando a cultura de segurança do paciente

10 Experiência do Paciente

11 Protocolos Clínicos e Protocolos Gerenciados

12 Desenvolvimento Integral do Potencial Humano

 

Coordenação

GILVANE LOLATO

Graduada em Administração de Empresas UGF, MBA Gestão em Saúde, Controle de Infecção pela INESP, Especialista em Qualidade e Segurança do Paciente pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Mestranda em Gestão e Metodologias da Qualidade e Segurança da Atenção em Saúde – Instituto Avedis Donabedian na Espanha.

Atua na gestão da qualidade em saúde há mais de 10 anos onde também é docente. Gerente de Educação da ONA. Fellowship ISQua

Quero investir no meu futuro profissional! Preencha o formulário abaixo e avance na sua carreira

O IPOG

Atualmente o IPOG está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, o que comprova o crescimento do Instituto num segmento de mercado altamente competitivo, que exige modernizações e inovações constantes.

null

A qualidade da aprendizagem aplicada é a razão pela qual 90% dos nossos alunos escolhem o IPOG.

null

Instituição de ensino presente em todo território nacional.

Junte-se a mais de 100.000 estudantes do IPOG agora