Curso de Segurança do Paciente: Da Teoria à Prática

Sobre o curso

Curso Curso de Segurança do Paciente: Da Teoria à Prática

Sobre o curso

Segundo estudos, os eventos adversos que acontecem nas Instituições de Saúde são muito mais frequentes do que pensamos. A cada 100 pacientes internados, 7 são vítimas de erros causados por profissionais de Saúde. A Segurança do Paciente é uma discussão atual importante, configurando-se como um dos principais pilares da qualidade em Saúde. Uma das formas de reconhecimento da qualidade nas Instituições de Saúde é feito pela certificação/acreditação. Apenas 4,6% dos Hospitais brasileiros possuem alguma acreditação.

Além disso, Clínicas, Ambulatórios, Laboratórios, Serviços de Hemoterapia, Serviços de Atendimento Domiciliar e outros serviços de Saúde também devem participar do processo de acreditação. A proposta desse curso de curta duração é qualificar profissionais para atuar na melhoria da qualidade e da segurança em Saúde. A Segurança do Paciente é crucial para qualquer organização, e fundamental para a Acreditação das Organizações de Saúde.

O que você irá aprender?

– Discutir o cenário da Segurança do Paciente;

– Refletir sobre estratégias para o Sistema de Saúde;

– Promover ao participante o reconhecimento dos conceitos de Segurança do Paciente e o entendimento da importância destes para a Gestão de Risco;

– Associação da teoria com a prática para ajudar o participante a entender toda a lógica de Segurança do Paciente na Saúde;

– Promover ao participante o entendimento dos processos da organização, identificação e gerenciamento dos riscos e resultados para tomada de decisão;

– Discutir e aplicar as ferramentas para identificação e tratativa dos riscos;

– Capacitar profissionais da Saúde para a Segurança do Paciente;

– Promover ao participante o entendimento para implantação do Núcleo de Segurança, bem como a elaboração do Plano de Segurança do Paciente, Política de Segurança do Paciente e demais documentos necessários.

Para quem é esse curso?

Categorias profissionais com interesse em trabalhar e aprender sobre Segurança do Paciente e Gestão de Risco. Coordenadores e membros do Núcleo de Segurança do Paciente, Líderes e demais profissionais.

Conteúdo

– Reflexão sobre Segurança do Paciente;

– O objetivo para implantação da Segurança do Paciente;

– Mudança de cultura para implantação da Segurança do Paciente;

– O olhar Preventivo para a Segurança do Paciente;

– Identificação dos Riscos;

– Ferramentas para identificação dos Riscos;

– Definição de barreiras para casa Risco;

– Entendimento e estruturação da Matriz de Risco;

– Fluxo de notificação;

– Ficha de notificação;

– Notificação dos incidentes;

– Classificação dos incidentes;

– Ferramentas para tratativa dos incidentes;

– Análise e ações para os Incidentes;

– Monitoramento dos incidentes;

– Estruturação do Programa de Segurança do Paciente;

– Estruturação do Plano de Segurança do Paciente;

– Estruturação do Núcleo de Segurança do Paciente.

Professora

GILVANE LOLATO: Formada em Administração de Empresas, MBA Gestão em Saúde e Controle de Infecção, trabalha na área da Qualidade como Consultora, onde posterior tornou-se Diretora de Desenvolvimento da Safe Care Consultoria. Coordenadora e Docente do Curso Gestão da Qualidade e Acreditação em Saúde pelo Instituto de Pós Graduação e Graduação (IPOG), Tutora dos cursos de ensino a distância da Organização Nacional de Acreditação (ONA), Docente da Organização Nacional de Acreditação (ONA), Docente do Curso de Analista Acreditação em Saúde da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Docente do Instituto de Ensino São Pedro (IESPE), Professora convidada do MBA em Gestão, Acreditação e Auditoria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialização em andamento no curso internacional Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente, na Escola Nacional de Saúde Pública – Universidade Nova de Lisboa, ENSP, Portugal.

Quero investir no meu futuro profissional! Preencha o formulário abaixo e avance na sua carreira

O IPOG

Atualmente o IPOG está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, o que comprova o crescimento do Instituto num segmento de mercado altamente competitivo, que exige modernizações e inovações constantes.

null

A qualidade da aprendizagem aplicada é a razão pela qual 90% dos nossos alunos escolhem o IPOG.

null

Instituição de ensino presente em todo território nacional.

Junte-se a mais de 100.000 estudantes do IPOG agora