Curso de Formação de Representantes Comerciais

Sobre o curso

Curso Curso de Formação de Representantes Comerciais

Sobre o curso

Apesar do cenário de incertezas da Economia e das mudanças dos hábitos de consumo da população, o mercado de trabalho para os profissionais de Vendas continua em expansão no Brasil. Cada vez mais, Vendedores com diferenciais como poder de negociação, técnicas de vendas, conhecimento do mercado e outras habilidades, encontram melhores posições neste concorrido mercado de trabalho.

Este curso de curta duração é destinado a qualificar e treinar Representantes Comerciais, preparando-os para atuar em alto nível no mercado de trabalho atual.

O que você irá aprender?

– Preparar currículos assertivos e como se sair bem em entrevistas de emprego;

– Apresentação pessoal;

– Tipos e formatos de Vendedores (CLT, RCA, Televendedor, Freelancer, etc);

– Direitos e Deveres de cada modalidade;

– Como ser um Representante Comercial de alta performance;

– Competências que o mercado exige de um Representante Comercial;

– Estratégias de Vendas e Estratégia de Marketing;

– Técnicas Avançadas de Vendas.

Para quem é esse curso?

– Pessoas que desejam conhecer mais a fundo a área Comercial e saber como se dar bem neste segmento;

– Profissionais que procuram estar mais qualificados e preparados para o mercado de trabalho atual;

– Profissionais que objetivam crescer na carreira, aumentar suas vendas, incrementar seu faturamento e lucro pessoal, e construir um networking sólido.

Conteúdo

UNIDADE I: PROSPECÇÃO, ENTREVISTAS, PLANO DE CARREIRA, TIPOS DE VENDAS E CONTRATOS DE TRABALHO E RESPECTIVAS NORMAS REGULATÓRIAS

– Tipos e formas de elaborar currículos;

– Distribuir currículos de forma assertiva;

– Preparo para entrevistas;

– Apresentação e Marketing pessoal;

– Formas de atuação: CLT, Autônomo e Pessoa Jurídica;

– Vendedor interno, Vendedor Externo e Televendas;

– Tipos e formas de abrir uma empresa;

– Segurança física do trabalhador: ergonomia, saúde física e mental, prevenção de riscos: NR 17 e NR 05;

– Regulamentações das atividades dos representantes comerciais autônomos: Leis 4.866/1965, 8.420/1993 e 12.246/2010;

– CDC – Código Defesa do Consumidor: Lei 8078/1990;

– Normas de acessibilidade e diversidade: atendimento inclusivo para idosos, crianças, pessoas com deficiência e gestantes;

– Código de Ética e Disciplina dos Representantes Comerciais;

– Como se filiar ao CORE- Conselho Regional de Representantes;

– Regulamentações, funcionamento o e publicações da área: CONFERE – Conselho Federal dos Representantes Comerciais.

UNIDADE II: FUNÇÕES E COMPETÊNCIAS DOS VENDEDORES DE ALTA PERFORMANCE

– Noções de Informática: Office completo;

– Matemática Financeira: porcentagem, regra de três simples, razões, proporções, juros simples e compostos, descontos e aplicações;

– Gerenciamento do Tempo e Organização Pessoal/Profissional;

– Funções Administrativas: PODC – Planejamento, Organização, Direção e Controle;

– Estrutura e Cultura Organizacional;

– Clima Organizacional;

– Stakeholders: conceito e influências;

– Competências dos Vendedores de Alta Performance;

– Técnicas Básicas de Vendas;

– Plano de vendas: formas de acompanhamento e verificação das metas.

– Etapas da venda: pré-venda, venda e pós-venda;

– Ferramentas de vendas: Cronograma e roteiro de visitas, propostas de vendas, cadastro de

clientes, formação de carteira de clientes, portfólio de produtos e serviços;

– Modelos de vendas: venda pessoal, industrial, varejo, serviço e e-commerce;

– Materiais de apoio às vendas: cartão de visitas, mostruários, catálogos, portfólios), folders panfletos,

sites, material promocional, e-mail marketing, redes sociais, entre outros;

– Comunicação assertiva e escuta ativa;

– Técnicas de Abordagem e de Construção de Relacionamento;

– Tipos de Vendedores;

– Técnicas de negociação;

– Gestão de conflitos: técnicas e estratégias para resolução de conflitos;

– Fundamentos da qualidade em vendas: relação entre atendimento e vendas, e satisfação do cliente.

UNIDADE III: VENDAS E MARKETING

– Marketing: definição, objetivos e composto de Marketing;

– Promoção de venda: desconto, bonificação, mercadorias gratuitas, convenções e feiras, brindes/amostras, cupons, pacotes promocionais, cartões de fidelidade, promoções combinadas e cruzadas, displays e demonstrações;

– Eventos e a Representação Comercial: participação e estratégias de atuação;

– Merchandising: definição e áreas de atuação;

– Planejamento Estratégico de Marketing;

– Marketing de Relacionamento;

– Pesquisa de mercado: tipos, coleta de dados, tabulação, gráficos, relatórios e análise;

– Prospecção: definição e passos da prospecção (análise do negócio, análise e segmentação

do mercado).

– Pesquisa de satisfação de clientes: modelos, coleta, indicações e gestão;

– Tipos de venda: atacado e varejo;

– Gerenciamento do relacionamento com o cliente: tipos de clientes, perfil do consumidor, orientação

da venda e personalização do atendimento;

– Cadastro de clientes: coleta, atualização e organização dos dados;

– Tipos de documentos: contrato e proposta comercial, pedidos, notas e cupons fiscais, relatórios de

perda e de vendas e ficha de cadastro de clientes;

– Ficha Cadastral Pessoa Jurídica: CNPJ, Inscrição Estadual, Referência Bancária e Comercial, Con

trato e Estatuto Social, Relação de Faturamento, entre outros;

– Política de Crédito e Relação entre Crédito e Cobrança;

– Procedimentos de troca e devolução;

– Inadimplência: causas e formas de evitar;

– Modelos de Fretes: Cost, Insurance and Freight (CIF) e Free On Board (FOB).

UNIDADE IV: ESTRATÉGIAS E TÉCNICAS AVANÇADAS DE VENDAS

– Canais de vendas: venda pessoal, mala direta, catálogo, telemarketing, resposta direta,

e-commerce e multimídia;

– Planejamento Estratégico de Vendas: conceito, tipos e metodologias

– Vendas e demais áreas: clientes e fornecedores internos;

– CRM – Gestão de relacionamento com o cliente: vantagens e desvantagens;

– Indicadores de desempenho de vendas: conceitos e aplicações;

– Técnicas Avançadas de Vendas;

– Rapport;

– Sistemas Representativos;

– Funil de Vendas;

– Gestão Eficiente de Pós-Venda.

Coordenação

EDUARDO ROSSI: Graduado em Administração de Empresas, Especialização em Marketing; Especialização em Planejamento Estratégico; MBA Executivo em Gestão Empresarial; Master Coach; Ex-sócio de agência de RH – seleção, contratação e treinamento; 20 anos de experiência como Gestor Comercial; proprietário de franquias de telefonia e Havaianas; Trainer e Coach de Desenvolvimento Pessoal / Treinamento executivo; Consultor Empresarial.

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O IPOG

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