Balística Forense - Curso Presencial de Curta Duração

Sobre o curso

Curso Balística Forense - Curso Presencial de Curta Duração

Sobre o curso

O aluno será capaz de entender e aplicar os conceitos inerentes aos disparos de armas de fogo, entender suas características e principais vestígios, além das diversas técnicas existentes no âmbito da mais moderna Criminalística, tornando-se mais capaz de analisar questões em que este assunto é abordado. Os professores são peritos criminais federais especializados no tema e com grande experiência prática e didática.

Em questões forenses envolvendo crimes contra a pessoa, as armas de fogo apresentam um aspecto relevante, especialmente na atual conjuntura de violência brasileira. As armas de fogo como ferramentas de agressão e violência deixam rastros possíveis de serem analisados e que podem levar à autoria de diversos crimes, possibilitando sua elucidação e consequente aplicação da Justiça. O curso de Balística Forense do IPOG aborda os conceitos fundamentais da ciência e sua aplicação prática na solução de questões envolvendo armas de fogo e disparos no âmbito tanto das investigações quanto da fase jurídica dos processos.

Objetivos do curso

– Analisar os diversos tipos de exames que podem ser realizados no âmbito da Balística Forense, além das respostas possíveis e os seus limites tecnológicos.;

– Identificar as principais características e classificações das armas de fogo e munições, e seus principais vestígios no contexto da Criminalística;

– Identificar a relação entre Balística Forense e os exames de Locais de Crime;

Para quem é?

– Estudantes de graduação em Direito e profissionais interessados em ingressar na carreira de Perito Criminal.

– Profissionais da área de Segurança Pública e Privada, Forças Armadas, Forças auxiliares, graduados e pós-graduados que atuam ou desejam atuar na área forense, candidatos de concursos ou interessados em ingressar na carreira policial.

Grade curricular

– Divisões da Balística Forense;

– Classificação das armas de fogo;

– Estudo particular dos revólveres e pistolas;

– Identificação imediata das armas de fogo e elementos de munição.

UNIDADE II

– Estudo de designação de calibres de armas de fogo: real e nominal;

– Exames em armas e elementos de munição;

– Identificação mediata das armas de fogo.

UNIDADE III

– Vestígios secundários de disparo de armas de fogo;

– Testes de disparos;

– Disparos em vidros;

– Recentidade de disparos.

UNIDADE IV

– Balística em locais de crime;

– Estudo de casos reais;

– Elaboração de laudos em Balística Forense.

Coordenação

Dr. Jesus Antônio Velho – Graduado em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com doutorado em Fisiopatologia pela Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É Perito Criminal Federal, atuando nas áreas de Análises de Locais de Crime, Química Forense, Balística Forense, entre outras. Em relação às atividades de ensino, é Professor de Criminalística da Universidade de São Paulo (USP), e Professor convidado da área de Locais de Crime na Academia Nacional de Polícia. É Presidente da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses, biênio 2015/2016. É Autor Organizador da série de livros “Criminalística Premium”, da editora Millennium.

Quero investir no meu futuro profissional! Preencha o formulário abaixo e avance na sua carreira

O IPOG

Atualmente o IPOG está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, o que comprova o crescimento do Instituto num segmento de mercado altamente competitivo, que exige modernizações e inovações constantes.

null

A qualidade da aprendizagem aplicada é a razão pela qual 90% dos nossos alunos escolhem o IPOG.

null

Instituição de ensino presente em todo território nacional.

Junte-se a mais de 100.000 estudantes do IPOG agora