Avaliação Psicológica para procedimentos cirúrgicos: Bariátrica, Processo Transexualizador, Vasectomia e Laqueadura. - Curso Presencial de Curta Duração

Sobre o curso

Curso Avaliação Psicológica para procedimentos cirúrgicos: Bariátrica, Processo Transexualizador, Vasectomia e Laqueadura. - Curso Presencial de Curta Duração
16 horas

Sobre o curso

Você sabia que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e o Sistema Único de Saúde (SUS) estabelecem diretrizes que impõem a obrigatoriedade de avaliação psicológica para cirurgias?

Mas como não existe um protocolo padrão para todos os serviços e âmbitos da saúde, é necessário que o psicólogo esteja atualizado sobre as especificidades de cada procedimento.

O atendimento psicológico ao paciente elegível não acontece apenas para atestar sua sanidade mental. O acompanhamento acontece dentro de um processo educativo para assegurar que a pessoa irá seguir as orientações pós-cirúrgicas – só assim ele terá sucesso no procedimento.

Tenha uma preparação adequada para ajudar seus pacientes. Veja mais informações sobre o curso nas próximas abas.

O que você vai aprender?

As especificidades de cada procedimento. Como ajudar seus pacientes fazendo a Avaliação Psicológica para cada caso:

Para Cirurgia Bariátrica, para o Processo Transexualizador e para Cirurgias de Esterilização.

Para quem é?

Para psicólogos que desejam se capacitar e realizar, com competência, a Avaliação Psicológica de pacientes/clientes que pretendem se submeter a procedimentos cirúrgicos.

Conteúdo do Curso

– Avaliação Psicológica para Cirurgia Bariátrica (tipos de procedimentos; critérios para submeter-se à cirurgia; o que e como avaliar; estudo de caso completo ilustrando todo o processo de avaliação);

 

– Avaliação Psicológica no Processo Transexualizador (conceitos básicos de gênero e sexualidade; tratamentos/intervenções afirmativo(a)s inerentes ao processo transexualizador; diretrizes e normas mundiais que norteiam a prática psicológica com pessoas trans; o que e como avaliar; estudo de caso completo ilustrando o processo de avaliação);

 

– Avaliação Psicológica para Cirurgias de Esterilização (Lei do planejamento familiar; critérios para submeter-se à cirurgia de vasectomia e laqueadura; o que e como avaliar; estudo de caso completo ilustrando o processo de avaliação).

Coordenação

PROF. DR. PHILIPE GOMES VIEIRA

 

Psicólogo clínico – CRP 04/31114

Doutor em Avaliação Psicológica voltada à Saúde Mental pela Universidade São Francisco, com parte do seu doutorado realizado na California School of Professional Psychology, em San Diego (EUA). Possui especialização em Avaliação e Diagnóstico Psicológico, pela PUC-MG. Atua como psicólogo clínico, supervisor de Psicodiagnóstico e professor na área da Avaliação Psicológica em todo território nacional. Membro do Therapeutic Assessment Institute e da Society for Personality Assessment. No Brasil, é membro da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos (ASBRo).

Quero investir no meu futuro profissional! Preencha o formulário abaixo e avance na sua carreira

O IPOG

Atualmente o IPOG está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, o que comprova o crescimento do Instituto num segmento de mercado altamente competitivo, que exige modernizações e inovações constantes.

null

A qualidade da aprendizagem aplicada é a razão pela qual 90% dos nossos alunos escolhem o IPOG.

null

Instituição de ensino presente em todo território nacional.

Junte-se a mais de 100.000 estudantes do IPOG agora