Terapia Cognitivo Comportamental - Pós-Graduação Presencial

Sobre o curso

Curso Terapia Cognitivo Comportamental - Pós-Graduação Presencial
432 horas/aula

Sobre o curso

A Psicoterapia Cognitivo-comportamental é uma das principais representantes das abordagens de intervenção clínica no escopo psicológico, sendo um tratamento indicado para diversos transtornos.

Sua efetividade se dá por suas técnicas estarem empiricamente validadas, a conceituação dos casos clínicos calcados em fundamentos evidentes, e as intervenções apresentarem notado sucesso clínico.

A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) vem sendo amplamente testada, desde os primeiros estudos científicos publicados, e atualmente centenas destes estudos demonstram sua eficiência para uma diversidade de transtornos mentais.

O profissional de Psicologia com formação em TCC poderá oferecer aos seus pacientes um arsenal de técnicas que proporcionarão o alívio de suas demandas emocionais e mudanças comportamentais consistentes. Esta pós-graduação do IPOG amplia o arsenal teórico e técnico do Psicólogo por oferecer conhecimentos aplicáveis para dinamização de suas intervenções clínicas. O aluno terá acesso a técnicas vivenciais de vanguarda que trazem eficácia à sua prática profissional.

O que irá aprender?

– 3 módulos / workshops dedicados à aplicação dos conhecimentos adquiridos;

– Módulo dedicado à Gestão de Carreira e Consultórios, tema que não é abordado nos cursos de graduação e pós-graduação;

– Preparação antecipada para os módulos através de Ligas de Estudo Independentes (LEI’s), a fim de promover o protagonismo e autonomia intelectual do aluno.

Pra quem é o curso!

Profissionais com formação superior em Psicologia e Medicina que desejem aperfeiçoar suas habilidades para intervenções em contexto clínico.

Formação curricular

1. Terapia Cognitivo Comportamental: dos fundamentos ao tratamento;
2. Técnicas Comportamentais e Cognitivas de intervenção: ferramentas práticas para reestruturação cognitiva e modificação de comportamento;
3. A psicopatologia na perspectiva Cognitivo Comportamental: Conceituação cognitiva, modelos comportamentais e neurociências;
4. Habilidades Terapêuticas – Avaliação Inicial: Estruturação da Sessão Psicoterápica e Desenvolvimento da Relação Terapêutica;
5. Workshop I: Treinamento para aplicação de técnicas e estratégias cognitivo-comportamentais na dinamização da sessão psicoterápica – (Módulo vivencial);
6. Desenvolvimento Integral do Potencial Humano
7. Psicofarmacologia: interações entre tratamento medicamentoso e tratamento psicoterápico;
8. TCC aplicada ao tratamento de vícios e compulsões: dependência química, dependência digital e dos jogos;
9. Workshop II: Técnicas de Relaxamento e Midnfulness – desenvolvendo habilidades no manejo da atenção plena – (Módulo vivencial);
10. TCC nas intervenções dos diversos Transtornos de Ansiedade: Técnicas de manejo da ansiedade, intervenções em comportamentos complexos e gerenciamento de estresse.
11. TCC nas intervenções em Transtornos do Humor: intervenções comportamentais e cognitivas para modulação do afeto, elações e depressões;
12. TCC nas intervenções em Transtornos de Personalidade (TP): Habilidades para classificação e modificação de padrões rígidos em TP dos grupos 1, 2 e 3.
13. Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e Transtornos Alimentares: Intervenções em transtornos do controle do impulso;
14. Terapia cognitivo-comportamental de casais e disfunções sexuais
15. Terapia Cognitivo-comportamental para crianças e adolescentes: técnicas efetivas para desenvolvimento de relação terapêutica e intervenções eficazes.
16. Treino de Habilidades Sociais (THS): estratégias cognitivo-comportamentais para intervenções em Habilidades Sociais, manejo individual e de grupos;
17. Workshop III: Habilidades Clínicas – Estruturação de primeira sessão; Habilidades no mapeamento e delineamento de hipóteses diagnósticas; Construção de documentos básicos (escrita científica); Desenvolvimento de relação terapêutica efetiva; Contrato terapêutico.
18. Gestão de Consultório, Gerenciamento de Carreira e Marketing Pessoal.

Coordenadores

EDSON TEIXEIRA ALVARES JÚNIOR

Graduado em Psicologia e Administração de Empresas. Especialista em Desenvolvimento do Potencial Humano pelo IPOG. Especialista em Consultoria, Constelações Sistêmicas e Coaching pelo Instituto Brasileiro de Soluções Sistêmicas. Especialista em Administração Universitária pela PUC Goiás, Organização Universitária Interamericana (OUI) e Instituto de Gestão e Liderança Universitária (IGLU). Mestre em Administração de Empresas pela EAESPFGV / The University of Texas (Austin, Texas, USA). Atuou como Gerente de Marketing e Gerente de Produtos em bancos de varejo. Consultor do SEBRAE-GO. Atuou em projeto de segmentação e pesquisa de mercado na Divisão de Sistemas Visuais da 3M (Austin, Texas, USA). Diretor de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. Ampla experiência acadêmica como Coordenador de Curso, Diretor Geral e Reitor em instituições de ensino superior.

VINÍCIUS PEREIRA PINTO XAVIER

Graduado em Psicologia pela PUC Goiás (2008). Mestre em Psicologia pela PUC Goiás (2010). Doutor em Psicologia (2017) com área de concentração em Processos Clínicos, Psicologia Experimental, Análise Experimental do Comportamento e Psicologia. Experiência na área de Psicologia Comportamental, com ênfase em Psicologia Experimental e Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: Comportamento do Consumidor, Análise Clínica do Comportamento e Behaviorismo Radical. Em atuação clínica intervêm nos comportamentos humanos complexos, tais como dependência químicas e comportamentos adictivos, transtornos de ansiedade, de personalidade, de humor e esquizofrenia. Membro da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC) e Análise do Comportamento Brasil (ACBr).

Quero investir no meu futuro profissional! Preencha o formulário abaixo e avance na sua carreira

O IPOG

Atualmente o IPOG está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, o que comprova o crescimento do Instituto num segmento de mercado altamente competitivo, que exige modernizações e inovações constantes.

null

A qualidade da aprendizagem aplicada é a razão pela qual 90% dos nossos alunos escolhem o IPOG.

null

Instituição de ensino presente em todo território nacional.

Junte-se a mais de 100.000 estudantes do IPOG agora