Segurança Cibernética - Curso Presencial de Curta Duração

Sobre o curso

Curso Segurança Cibernética - Curso Presencial de Curta Duração

Sobre o curso

A segurança no espaço cibernético é um tema debatido mundialmente, vários especialistas no assunto estão sempre identificando falhas de segurança em diferentes contextos demonstrado sua importância para as empresas públicas e privadas, bem como para uso pessoal e profissional de computadores e dispositivos móveis conectados na Internet. A segurança da cibernética surge como uma forma de evitar ou pelo menos mitigar possíveis falhas, ameaças e ataques a informação seja em dispositivo fixo ou móvel como Smartphone, celulares, tabletes, etc. O problema na segurança cibernética é abrangente e possui uma complexidade que vai além de fatores operacionais do ambiente como sistema de vigilância, aquisição e utilização de equipamentos modernos e métodos como criptografia avançada. Diversas pessoas e empresas já foram alvo de ataques cibernéticos, invasões de sistemas computacionais e furto ou divulgação indevida de informação, dados, imagens, vídeos no universo digital. Com o passar do tempo e através de estudos científicos, verificou-se que o problema na segurança cibernética é reflexo de uma administração pessoal ou profissional despreparada e de uma deficiência na gestão da política de segurança da informação no espaço cibernético. É importante que as pessoas e profissionais em todos os níveis hierárquicos que navegam no espaço cibernético e usam a Internet e as redes sociais estejam informadas dos riscos originados de fontes internas ou externas aos quais estão expostos para que possam tomar as medidas protetivas necessárias. Portanto, o curso tem a intenção de capacitar qualquer pessoa ou profissional (formado ou em formação) das mais diversas áreas de atuação que trabalham ou usam o espaço cibernético com os conhecimentos essenciais em segurança cibernética. Esse curso também proporcionará qualificação técnico-científica e profissional básica para o bom uso da informação no espaço cibernético levando em consideração os princípios fundamentais da segurança da informação: confidencialidade, integridade e disponibilidade para que haja uma adequada compreensão dos riscos e ameaças aos dispositivos eletrônicos no espaço cibernético bem como as formas e mecanismos de prevenção e combate aos ataques cibernéticos.

Objetivos do curso

O curso tem a intenção de capacitar profissionais (formados ou em formação) das mais diversas áreas de atuação e pessoas que usam ou trabalham no espaço cibernético com os conhecimentos essenciais em segurança cibernética auxiliando na segurança pessoal, institucional e profissional das informações que trafegam na Internet

Para quem é esse curso?

Qualquer profissional formado ou em formação, estudante de graduação ou pós graduação, principalmente profissionais de Tecnologia da Informação, Computação, Segurança da Informação, Sistemas de Informação, Sistemas para Internet, Gestão de Segurança Pública e Privada, Comunicação em Mídias Digitais, Comunicação Social, Jornalismo, Marketing, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Secretariado, Administração, Direito, Engenharia, Contabilidade, Auditores, Policiais, Militares das Forças Armadas, e áreas afins ao tema.

Formação curricular

1. Conceitos e princípios da segurança da cibernética;
2. Incidentes de segurança cibernética;
3. Direito digital aplicado;
4. Ataques cibernéticos;
5. Segurança nas redes sociais;
6. Segurança em dispositivos móveis;
7. Segurança na nuvem;
8. Mecanismos e ferramentas de defesa cibernética;
9. Investigação cibernética e computação forense;
10. Estudo de casos.

*As ementas poderão ser ajustadas conforme demandas de mercado, novas legislações, novos cenários e contextos.

Coordenação

JOSE HELANO MATOS NOGUEIRA
O professor possui Pós-Doutorado e Doutorado (PhD) na Inglaterra, bem como foi Perito Criminal da Policia Federal na área de Combate aos Crimes Cibernéticos e Crimes por Computador por mais de 20 anos. Atualmente é professor de Combate aos Crimes Cibernéticos da Universidade de Liverpool na Inglaterra. Foi o primeiro brasileiro a ser Diretor Mundial da Polícia Forense da Organização de Polícia Criminal Internacional (INTERPOL) gerenciando 190 países na sede em Lyon, França.

* Professores titulares. Sujeito a alteração.

Quero investir no meu futuro profissional! Preencha o formulário abaixo e avance na sua carreira

O IPOG

Atualmente o IPOG está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, o que comprova o crescimento do Instituto num segmento de mercado altamente competitivo, que exige modernizações e inovações constantes.

null

A qualidade da aprendizagem aplicada é a razão pela qual 90% dos nossos alunos escolhem o IPOG.

null

Instituição de ensino presente em todo território nacional.

Junte-se a mais de 100.000 estudantes do IPOG agora