Reabilitação Neuropsicológica e Desenvolvimento Cognitivo - MBA Remoto

Sobre o curso

Curso Reabilitação Neuropsicológica e Desenvolvimento Cognitivo - MBA Remoto
432 horas/aula

Sobre o curso

O MBA em Reabilitação Neuropsicológica e Desenvolvimento Cognitivo na versão remota, visa oferecer ao discente uma aprendizagem lato sensu (especialista) sobre a reabilitação em pacientes e clientes com alteração cognitivas/comportamentais e prevenção em clientes com vulnerabilidades cognitivas.
Além dos conceitos e técnicas de intervenção aplicadas, o discente terá acesso ao conhecimento de variáveis cognitivas, relacionadas ao perfil de clientes em todo o ciclo de vida.
O período da pandemia (COVID-19) tem provocado uma série de alterações neurológicas e psicológicas, que se não cuidadas de forma eficaz poderão trazer uma série de problemas psicopatológicos. Ainda mais urgente, para aquelas pessoas que contraíram o COVID-19, podendo assim terem complicações neuropsicológicas graves.

 

Sendo assim, a reabilitação neuropsicológica é necessária sempre que um indivíduo apresenta déficits no funcionamento de alguma função cognitiva (atenção, memória, linguagem, percepção, funções executivas), por lesões, acidentes, etc.

 

As intervenções possuem por objetivo, atuar com o paciente e seus familiares, com um modelo integrado de ações. Neste momento, é realizada a coleta de informações, e o processamento delas por meio de uma avaliação neuropsicológica de qualidade, onde o delineamento e gestão de um programa de reabilitação torna-se possível.

 

Estas intervenções, buscarão a melhora e/ou superação das dificuldades, no plano cognitivo e comportamental dos mesmos, baseadas em técnicas especificas, facilitando a inserção na sociedade, buscando saúde e qualidade de vida nas atividades diárias.

O que você vai aprender?

Ao longo do curso você irá:

  • Desenvolver habilidades de gestão em reabilitação e desenvolvimento cognitivo;
  • Aplicar os conceitos de reabilitação e desenvolvimento cognitivo de forma a realizar uma intervenção com a celeridade e evidenciação;
  • Produzir relatórios com fundamentos e evidências científicas;
  • Integrar as várias ciências afins da reabilitação cognitiva e desenvolvimento cognitivo para uma tomada de decisão mais certa diante da incerteza;
  • Compreender a relevância da intervenção inter e transdisciplinar, na reabilitação neuropsicológica e desenvolvimento cognitivo;
  • Utilizar um mindset flexível para a solução de problemas de reabilitação e desenvolvimento cognitivo;
  • Desenvolver habilidades de aplicação de pensamento crítico na avaliação de informações clínicas;
  • Produzir soluções criativas para problemas em situações críticas de reabilitação;
  • Organizar e integrar as informações clínicas em ações e tomadas de decisão;
  • Refletir e aplicar as técnicas de reabilitação na análise e elaboração de documentos clínicos;
  • Criar habilidades cognitivas para a soluções de problemas e resiliência profissional.

Para quem é?

É uma área de conhecimento inter, multi e transdisciplinar. Destinado a portadores de diplomas de cursos de graduação em Psicologia, Medicina, Fisioterapia, Pedagogia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Educação Física dentre outros que trabalham com Saúde e Educação.
Estando em interface com os Conselhos, Clínicas e Órgãos Oficiais de saúde, que tenham como foco a elaboração de programas de atendimentos específicos.

Grade curricular

  1. Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica: Introdução, Neurodesenvolvimento e Gestão de Atualidades.
  2. Neuroanatomia, Psiconeurofarmacologia, Modificação Cognitiva e Análise da Neuroplasticidade.
  3. Teorias do desenvolvimento humano, aprendizagem e risco cognitivo.
  4. Funções Cognitivas: Atenção, Memória, Função Executiva. Linguagem, Praxia e Percepção Gnosia.
  5. Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF): Modelos de Serviços em Reabilitações em Centros Nacionais e Internacionais.
  6. Neuropatologias e Distúrbios Cerebrais: criança, adulto e idoso e gestão da reabilitação cognitiva.
  7. Planejamento Estratégico de Metas em Reabilitação e Intervenção Neuropsicológica – Aprendizagem Assertiva, Pressupostos Básicos da Análise Aplicada do Comportamento (ABA).
  8. Práticas e Intervenções Neuropsicológicas: Técnicas de Reabilitação para problemas de atenção, funções executivas e comportamento: criança, adolescente e idoso.
  9. Práticas e Intervenções Neuropsicológicas: Técnicas para o manejo da fadiga, problemas visuo-espaciais, apraxias e agnosias.
  10. Técnicas de Reabilitação e Desenvolvimento Cognitivo na Criança: Síndromes Neurológicas, Reabilitação, Intervenção nas dificuldades de Aprendizagem, Princípios do Método Hannen e Treino de Pais.
  11. Técnicas de Reabilitação e Desenvolvimento Cognitivo no Adulto e Idoso (Habilidade Social, TDAH, Atenção e Memória, Percepção Visual e Praxias, Afasias, Demência e Função Executiva).
  12. Desenvolvimento do Potencial Humano.

Coordenação

FERNANDO DE JESUS SOUZA (CRP 09/ 002781)


Doutor em Psicologia pela Universidad de Santiago de Compostela – Campus Santiago, Espanha.
Ex-Vice-Presidente da SBAC (Sociedade Brasileira de Análise do Comportamento), Ex-Coordenador de Pesquisa e Pós Graduação de IES.
Especialista em Docência Superior, MBA em Gestão Empresarial, Cursou Gestão Estratégica na Universidade do Sul da Califórnia (Riverside).
Especialista em Inteligência Estratégica, Professor no IPOG e de outras instituições de Pós Graduação, Coordenador de Cursos de Pós-graduação.
Psicólogo pela PUC-GO, escritor na área de Neuropsicologia e Psicologia Cognitiva. Formação em Desenvolvimento Integral do Potencial Humano. Associado da Internacional Association of Applied Psychology e American Psychological Association (APA).
Cursos em Neurociência pela Inédita, Neuropsicologia e Funções Executivas pelo Albert Einstein. Escritor. Autor do livro Gestão Crítica na Saúde, AB Editora, no prelo (2020).

 

TELMA VILELA BORGES MERJANE


Psicóloga Organizacional e do Trabalho. Atua como professora em diversas disciplinas de MBA no IPOG. Especialista em Desenvolvimento Integral do Potencial Humano, com Formação na Devolutiva da Jornada de Autoconhecimento. Atua como Palestrante e consultora de negócios na área de Gestão e Desenvolvimento Humano e Organizacional. Mestre em Ciências Ambientais e Saúde pela PUC-GO. Estudos e formações atuais em Neurociência e Comportamento – filiada à SBNeC (Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento). É especialista em Gestão e Coordenação de Grupos pela SOBRAP/ PUC/GO.

Trabalha com Orientação de Carreira, Avaliação de Desempenho, Programas de Desenvolvimento de Gestores e Educadores Sociais. Duas décadas com atuação no Terceiro Setor com Desenvolvimento Humano. Possui competências nas áreas: Orientação de Carreira, Vocacional, Avaliação de Desempenho, Marketing Pessoal & Negociação, Gestão das Comunicações, Inteligência Emocional, Programas de Desenvolvimento de Gestores/ Líderes e Desenvolvimento do Potencial Humano, analista DISC pela SLAC – Sociedade Latino Americana de Coaching e Certificada em Eneagrama pelo Instituto Eneagrama, MBTI – Fellipelli/IPOG. Áreas de atuação em palestras – Gestão de Pessoas, Gestão das Comunicações e Stakeholders, Liderança, Gestão de Carreira, Marketing Pessoal&Negociação.

Tem experiência na área Organizacional e Esportiva, com sólidos conhecimentos nos subsistemas da moderna Gestão de Pessoas, treinamento & desenvolvimento organizacional através de (TEAL – Treinamento ao Ar Livre – Trabalhos com Esportes de Aventura). Trabalhos realizados na Construção Civil e Agronegócio com foco em Liderança e Gestão de Pessoas, a partir de 1995 – atual. Cursos e palestras para Cooperativas em parceria com o SESCOOP-GO em diversas áreas e segmentos. Diretora Executiva da Merjane Consultoria e Negócios. Psicóloga Esportiva – Alfa Monte Cristo – Voleibol – 2013, – Trail Clube Goiano – Rallys Regionais, – AGG – Associação Goiana de Ginástica (2009- 2010). Foi Coordenadora de Psicologia da 18ª e 19ª Edição da Caminhada Ecológica (Goiânia a Aruanã) organizado pela Organização Jaime Câmara (filada à Rede Globo). Universo Ajax – Universidade Salgado de Oliveira – Basquete/Profissional. Pesquisadora da Representação Social Feminina em Esportes de Aventura Rallys Regionais e Rally dos Sertões.

Quero investir no meu futuro profissional! Preencha o formulário abaixo e avance na sua carreira

O IPOG

Atualmente o IPOG está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, o que comprova o crescimento do Instituto num segmento de mercado altamente competitivo, que exige modernizações e inovações constantes.

null

A qualidade da aprendizagem aplicada é a razão pela qual 90% dos nossos alunos escolhem o IPOG.

null

Instituição de ensino presente em todo território nacional.

Junte-se a mais de 100.000 estudantes do IPOG agora