Psicologia Jurídica com Ênfase em Perícia Psicológica - Pós-Graduação Remota

Sobre o curso

Curso Psicologia Jurídica com Ênfase em Perícia Psicológica - Pós-Graduação Remota
432 horas/aula

Sobre o curso

Atualmente a Psicologia Jurídica é uma das áreas da Psicologia que mais recruta profissionais para atuar em diversas demandas de trabalho, desde atuação em Organizações Não-Governamentais (ONGs) de proteção à criança e ao adolescente até a atuação no Sistema Judiciário, nas Unidades Prisionais, Ministério Público, Defensorias Públicas e em Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), ou ainda em Câmaras Privadas de Conciliação e Mediação, intervindo por meio da conciliação ou da mediação sobre demandas de resolução de conflitos familiares, sociais e de relações de consumo.

 

  1. Deve-se destacar que outra larga atuação do Psicólogo Jurídico é como Perito Psicólogo ou ainda como Assistente Técnico em processos judiciais que requerem a manifestação técnico-científica do Psicólogo para uma questão legal.

 

Tanto Perito Psicólogo, como Assistente Técnico, podem atuar em processos judiciais das Varas de Infância e Juventude, Varas de Família e Sucessões, Varas Cíveis, Varas Trabalhistas, Varas Criminais e Varas de Execução Penal.

 

A Pós-Graduação Psicologia Jurídica com Ênfase em Perícia Psicológica enfatiza a preparação teórica, técnica e ética para atuação do Psicólogo diante de questões legais, que requerem habilidades e tomada de decisão sobre demandas cíveis e criminais. Além disso, os futuros especialistas aprenderão sobre os métodos e técnicas mais atuais e cientificamente válidas no contexto jurídico, desenvolvendo raciocínio crítico e reflexivo para lidar com os mais variados casos.

Cada disciplina está diretamente voltada para a atuação prática com ênfase no treinamento e qualificação do futuro especialista para lidar com questões complexas e atuais do contexto jurídico.

Resultados

Ao final do curso você terá todo o aprimoramento técnico para atuação no contexto da Psicologia Jurídica, através da inserção na metodologia da perícia psicológica em suas diversas interfaces.

 

• Vai aprimorar habilidades para realizar perícia psicológica nas áreas de Infância e Juventude, Família, Cível, Criminal e Execução Penal;

 

• Terá competências técnicas para realizar métodos periciais, em especial de entrevistas investigativas, com ênfase na condução e análise da credibilidade do testemunho;

 

•Conseguirá realizar trabalhos destinados à mediação, conciliação e resolução de conflitos e trabalho como Assistente Técnico na condução do trabalho pericial em suas diversas interfaces.

Para quem é?

Profissionais com graduação em Psicologia.

Grade curricular

  1. 1) Introdução à Psicologia Jurídica
  2. 2) Neurociências Forenses
  3. 3) Psicopatologia Forense
  4. 4) Mediação e Conciliação Judicial
  5. 5) Vitimologia e Criminologia
  6. 6) Métodos de Entrevista Forense e Análise da Credibilidade do Testemunho
  7. 7) Psicologia Investigativa e Criminal Profiling
  8. 8) Ética e Elaboração de Documentos Periciais
  9. 9) Perícia Psicológica Aplicada às Demandas de Família, Infância e Juventude
  10. 10) Perícia Psicológica Aplicada às Demandas Criminais e de Execução Penal
  11. 11) Perícia Psicológica Aplicada às Demandas Cíveis e Trabalhistas
  12. 12) Desenvolvimento Integral do Potencial Humano

 

Serão 12 disciplinas, cada uma com módulo on-line de 24 horas/aula + 12 horas de atividades práticas no Ambiente Virtual de Aprendizagem, totalizando 36 horas por disciplina.

Coordenação

LUCAS DANNILO ARAGÃO GUIMARÃES

Doutorado na área de Avaliação Psicológica (USF). Mestre em Ciências e Saúde (UFPI), na área de concentração em Avaliação e Saúde Mental, com intercâmbio acadêmico-científico na Università Degli Studi di Torino (UNITO, Itália). Especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), Neuropsicologia (UNINTER), Saúde Mental (UNINTER) e Terapia Cognitivo-Comportamental (UESPI).

Atualmente é Professor Adjunto de Psicodiagnóstico, do departamento de Psicologia, Universidade Estadual do Piauí (UESPI); Analista Judiciário – Psicólogo (TJ-MA), com atuação técnico-especializada em Perícia Psicológica Forense nas áreas criminal e cível.

 

Membro do American College of Forensic Psychology (ACFP), Membro do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP); Membro Internacional da American Psychological Association (APA). Membro da International Investigative Interviewing Research Group.

Atualmente é coordenador e fundador do Núcleo de Psicologia Forense (NUFor) e do Laboratório de Avaliação Psicológica e Perícia Psicológica (LAPeP) da UESPI. Formador nos cursos de Depoimento Especial com crianças e adolescentes da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM). Membro do American College of Forensic Psychology (ACFP).

Quero investir no meu futuro profissional! Preencha o formulário abaixo e avance na sua carreira

O IPOG

Atualmente o IPOG está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, o que comprova o crescimento do Instituto num segmento de mercado altamente competitivo, que exige modernizações e inovações constantes.

null

A qualidade da aprendizagem aplicada é a razão pela qual 90% dos nossos alunos escolhem o IPOG.

null

Instituição de ensino presente em todo território nacional.

Junte-se a mais de 100.000 estudantes do IPOG agora