Psicologia Escolar e Educacional - Pós-Graduação Remota

Sobre o curso

Curso Psicologia Escolar e Educacional - Pós-Graduação Remota
432 horas/aula Remotas

Sobre o curso

O curso de Psicologia Escolar e Educacional consistirá em apresentar (de forma contextualizada, dinâmica, crítica e construtiva) reflexões e formas de atuação da Psicologia no contexto escolar púbico e privado.

Tal proposta acontecerá por meio de uma perspectiva ampla do processo de ensino-aprendizagem e promoção do bem-estar da pessoa no ambiente educacional, e inclui aspectos psicológicos dos atores da/na escola que influenciam na aprendizagem e convívio escolar.

 

Desde a pandemia vivemos nova realidade de adaptação no contexto educacional, e o papel do Psicólogo emerge como fundamental para intermediar e ressignificar relações interpessoais e de aprendizagem. A oferta desse serviço é uma realidade para uma parcela das instituições escolares (na educação privada, na educação infantil, nos ensinos fundamental e médio), porém, carece de especializações no mercado, que foquem na saúde de todos os atores da escola e no amplo fazer da Psicologia na escola.

 

 

O MBA em Psicologia Escolar está em consonância com as “Referências Técnicas para atuação de Psicólogas (os) na Educação Brasileira” (CFP, 2019), atendendo ao Projeto de Lei 3688/2000 que dispõe sobre atuação da Psicologia e Serviço Social nas redes públicas de Educação Básica no Brasil.

Fato este, de grande relevância no cenário nacional ante as demandas que surgem na comunidade escolar cotidianamente.

A Psicologia Escolar e Educacional atua na orientação de discentes, docentes, colaboradores, gestores, famílias e comunidade, de forma individual e em grupo, promovendo diagnósticos, intervenções e promoção da saúde, e inter-relações no ambiente escolar.

O que você vai aprender?

• Nesse curso você terá uma integração com as novas necessidades do ambiente escolar neste mundo de profundas mudanças e grande uso de tecnologias;

 

• Vai refletir com colegas e professores sobre a atuação do profissional de Psicologia no contexto escolar em suas mais diversas particularidades: dificuldades de aprendizagem, dilemas de adaptação, superdotação, relação família-escola, adoecimento do trabalhador na escola, dentre outros;

 

• Irá entender a inter-relação da Psicologia com áreas correlatas no cotidiano escolar;

 

• Vai ampliar sua visão e conhecimentos sobre a gestão do sistema educacional de forma interdisciplinar;

 

• Conseguirá analisar perspectivas e ferramentas contextualizadas de atuação escolar em Psicologia e áreas correlatas.

Para quem é?

Profissionais formados em Psicologia e que desejam atuar de forma mais ampla, contextualizada e efetiva no contexto escolar e educacional.

Vale ressaltar que o registro de especialista pelo conselho de Psicologia segue suas regras próprias, que são determinadas e alteradas pelo próprio conselho, por meio de suas regulamentações específicas.

Grade curricular

1) A escola, a educação e a Psicologia na contemporaneidade
2) A Psicologia Positiva, a prevenção e a promoção da saúde mental na escola
3) A instituição escolar pública e privada no Brasil
4) Contribuições da Psicologia no processo de ensino-aprendizagem
5) A Psicologia na Educação Infantil e no Ensino Fundamental
6) O fazer da Psicologia no Ensino Médio e Superior
7) Transtornos do desenvolvimento no contexto escolar
8) Psicologia escolar e práticas inclusivas
9) Gamificação e neurociência no contexto escolar
10) Competências sócio emocionais e a mediação de conflitos no contexto escolar
11) Psicologia Escolar e a tecnologia da informação e da comunicação
12) Desenvolvimento Integral do Potencial Humano

Coordenação

CYNDIA LAURA BRESSAN VIEIRA

CRP 7319/09

Mestrado em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de Brasília/UnB. Possui graduação e licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará/UFC. Atualmente é docente, coordenadora, Mentora em liderança, carreira e Gestão Estratégica de Pessoas e consultora organizacional.

Tem vivência de 17 anos em empresas nacionais e multinacionais na área de desenvolvimento humano, comunicação e estratégias organizacionais. Possui experiência de pesquisa, ensino à distância (EaD) e desenvolvimento na área de Psicologia, com ênfase em: Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Comportamento Humano no Trabalho, Mudança Organizacional, Estratégia Organizacional e de Pessoas, Gestão por Competências, Gestão de Desempenho, Mentoria Estratégica, Academia de Líderes, Comunicação Interpessoal, Administração de Recursos Humanos e Psicologia Organizacional.

Quero investir no meu futuro profissional! Preencha o formulário abaixo e avance na sua carreira

O IPOG

Atualmente o IPOG está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, o que comprova o crescimento do Instituto num segmento de mercado altamente competitivo, que exige modernizações e inovações constantes.

null

A qualidade da aprendizagem aplicada é a razão pela qual 90% dos nossos alunos escolhem o IPOG.

null

Instituição de ensino presente em todo território nacional.

Junte-se a mais de 100.000 estudantes do IPOG agora