Psicanálise e Clínica Contemporânea: Sujeito, Sofrimento e Intervenções - Pós-graduação Remota

Sobre o curso

Curso Psicanálise e Clínica Contemporânea: Sujeito, Sofrimento e Intervenções - Pós-graduação Remota
432 horas/aula

Sobre o curso

A Psicanálise se apresenta como um dispositivo de escuta e intervenção em suas diversas práticas, sejam clínicas ou em uma perspectiva ampliada, a partir de uma concepção ética que toma o laço transferencial com ordenador de suas intervenções.

 

A formação do psicanalista é um processo complexo que se dá a partir de um tripé de estudos teóricos, das supervisões e da análise pessoal. Em seu percurso permanente de formação, o psicanalista estuda e revisita os conceitos e fundamentos teóricos inúmeras vezes ao longo de sua prática.

  1. O analista precisa compreender sobre o outro, saber sobre sua prática e interrogar-se sobre seu lugar continuamente, o que torna sua formação interminável.

Mais do que compreender o humano em sua constituição e estruturação, a contemporaneidade exige dos profissionais um saber acerca do conflito como o resultante de forças intrapsíquicas.

A dor dos tempos modernos nos diz de um sujeito dividido pela falta, e sedento por um prazer então desvinculado de um saber inconsciente. Diante disto, o que vemos são saídas encontradas pelo sujeito que concretizam as perdas que ele se encontra impossibilitado de simbolizar.

 

A proposta do curso de “Psicanálise e clínica contemporânea: sujeito, sofrimento e intervenções” é de auxiliar em um dos eixos do tripé de formação do psicanalista, a teoria, fornecendo uma abordagem não só sobre a estruturação do sujeito, mas também um entendimento sobre as diversas formas de sofrimento psíquico em suas manifestações contemporâneas.

Resultados

Você irá compreender a estruturação psíquica a partir de uma perspectiva psicanalítica, propiciando uma abordagem crítica das diversas formas de sofrimento psíquico e as particularidades de intervenção em múltiplos contextos.

Para quem é?

Curso restrito à profissionais formados em Psicologia.

Grade curricular

  1. 1) Sujeito do inconsciente e suas formações
  2. 2) Constituição do sujeito
  3. 3) Da teoria da sexualidade ao Édipo: o caminho Freudiano
  4. 4) Trauma e histeria
  5. 5) Neurose fóbica e neurose obsessiva
  6. 6) Psicoses
  7. 7) Perversão e estados limites
  8. 8) Adoecimento psíquico, diagnósticos, psicofarmacologia e medicalização
  9. 9) Angústia, ansiedade, pânico e depressões
  10. 10) Toxicomania: sujeito e o objeto-droga
  11. 11) Corpo, psicossomática e transtornos alimentares
  12. 12) Desenvolvimento Integral do Potencial Humano

 

Serão 12 disciplinas, cada uma com módulo on-line de 24 horas/aula + 12 horas de atividades práticas no Ambiente Virtual de Aprendizagem, totalizando 36 horas por disciplina.

Coordenação

ANA CAROLINA S. MOREIRA NOGUEIRA (CRP 09/2903)

Especialista em Psicoterapia Psicanalítica, Especialista em Psicopatologia Clínica, Formação em Psicanálise – Psicanalista pelo GTEP do Instituto Sedes Sapientiae (SP). Fundadora do NÓS – Grupo de Estudo e Transmissão em Psicanálise. Coordenadora e participante dos Seminários do Nós. Coordenadora de Grupos de Estudo. Coordenadora de cursos de pós- graduação, Professora Universitária há 17 anos. Membro da equipe clínica do ICAD (Instituto de Cirurgia do Aparelho Digestivo). Atuação clínica há 19 anos.

 

 

MÁRCIA MARQUES L. O. PIRES (CRP: 09/3178)

Mestre em Psicologia Social e da Personalidade, Especialista em Teoria Psicanalítica pela PUC-SP, Formação em Psicanálise pelo GTEP do Instituto Sedes Sapientiae (SP). Fundadora do NÓS – Grupo de Estudo e Transmissão em Psicanálise. Coordenadora e participante dos Seminários do Nós. Coordenadora de Grupos de Estudo. Coordenadora de cursos de pós-graduação. Professora Universitária há 17 anos. Atuação clínica há 18 anos.

Quero investir no meu futuro profissional! Preencha o formulário abaixo e avance na sua carreira

O IPOG

Atualmente o IPOG está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, o que comprova o crescimento do Instituto num segmento de mercado altamente competitivo, que exige modernizações e inovações constantes.

null

A qualidade da aprendizagem aplicada é a razão pela qual 90% dos nossos alunos escolhem o IPOG.

null

Instituição de ensino presente em todo território nacional.

Junte-se a mais de 100.000 estudantes do IPOG agora