Pós-Graduação em Psicanálise com Crianças e Adolescentes: Teoria e Clínica

Sobre o curso

Curso Pós-Graduação em Psicanálise com Crianças e Adolescentes: Teoria e Clínica
432 horas/aula

Sobre o curso

A atuação profissional no espaço singular da infância e da adolescência demanda constante reposicionamento. Além da familiaridade com o universo lúdico, é imperativo que se compreenda as peculiaridades do funcionamento psíquico, a linguagem, a forma com que se estabelece o laço social, a construção de seus sintomas e por consequência, a escuta e as intervenções se estabelecem em um outro espaço, com fundamentos teórico-clínicos específicos. A complexidade dos quadros clínicos e o entendimento das patologias que afetam o desenvolvimento da criança e do adolescente convocam os profissionais de diversas áreas a repensarem continuamente sua prática.

A este profissional que atua com crianças e adolescentes, seja no campo da saúde ou educação, nos tempos atuais, é indispensável estar imerso em discussões contemporâneas acerca das psicopatologias infantis e ter clareza dos dispositivos teóricos e clínicos que permitem pensar os casos.

Assim, a pós-graduação em Psicanálise com Crianças e Adolescentes se propõe a fazer um percurso teórico e clínico, contemplando o estudo dos modelos teóricos, atualizando o profissional da Psicologia, da Saúde ou da Educação sobre os principais debates acerca da infância e adolescência, e trazendo a clínica como soberana para o entendimento do sujeito

O que irá aprender?

– Conhecer sobre a criança e adolescente, tanto no que se refere à sua constituição subjetiva e problemas do desenvolvimento, quanto aos modelos teóricos que subsidiam uma prática clínica apoiada na transferência.

– Compreender a prática clínica através de discussões e estudos de caso, auxiliando o aluno a articular teoricamente e criar dispositivos específicos no manejo da clínica com crianças e adolescentes.

Pra quem é esse curso!

Profissionais da área de Psicologia, Medicina, Pedagogia, Serviço Social, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia ou qualquer profissional que atue em áreas ligadas à Saúde e/ou Educação de crianças e adolescentes.

Formação curricular

– Fundamentos da Psicanálise com Crianças;

– Constituição do Sujeito em Psicanálise;

– Sexualidade Infantil, Pulsões, Édipo e Castração: o Caminho da Infância;

– Teorias e Casos Clássicos em Psicanálise;

– Desenvolvimento Integral do Potencial Humano;

– Desenvolvimento Neuropsicomotor da Criança;

– O Sintoma da Criança e o Sintoma dos Pais;

– O Jogo, o Desenho e o Brincar;

– Clínica com Bebês e Estimulação Precoce;

– Manejos da Técnica com Crianças;

– A Clínica com Adolescentes;

– Problemas do Desenvolvimento, Diagnóstico e Medicalização na Infância E Adolescência;

– Prática Clínica;

– Aprendizagem, Linguagem e Escrita;

– Autismos e Psicoses na Infância e Adolescência;

– Angústia, Ansiedade e Fobias na Infância e Adolescência;

– Fragilidade dos Limites na Infância e Adolescência;

– Seminário de Apresentação de Casos.

Coordenação

ANA CAROLINA S. MOREIRA NOGUEIRA: (CRP 09/2903) (CRP 09/5939) Especialista em Psicoterapia Psicanalítica. Especialista em Psicopatologia Clínica. Formação em Psicanálise – Psicanalista pelo GTEP do Instituto Sedes Sapientiae (SP). Fundadora do NÓS – Grupo de Estudo e Transmissão em Psicanálise. Coordenadora de cursos de pós-graduação, Professora Universitária há 14 anos. Membro da equipe clínica do Instituto de Cirurgia do Aparelho Digestivo (ICAD). Atuação clínica há 15 anos.

MÁRCIA MARQUES L. O. PIRES: (CRP 09/3178) Mestre em Psicologia Social e da Personalidade, Especialista em Teoria Psicanalítica pela PUC-SP, Formação em Psicanálise pelo GTEP do Instituto Sedes Sapientiae (SP). Fundadora do NÓS – Grupo de Estudo e Transmissão em Psicanálise. Coordenadora de cursos de pós-graduação, Professora Universitária há 14 anos. Atuação clínica há 15 anos.

Quero investir no meu futuro profissional! Preencha o formulário abaixo e avance na sua carreira

O IPOG

Atualmente o IPOG está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, o que comprova o crescimento do Instituto num segmento de mercado altamente competitivo, que exige modernizações e inovações constantes.

null

A qualidade da aprendizagem aplicada é a razão pela qual 90% dos nossos alunos escolhem o IPOG.

null

Instituição de ensino presente em todo território nacional.

Junte-se a mais de 100.000 estudantes do IPOG agora