Pós-Graduação em Farmácia Oncológica e Hospitalar - Curso Remoto

Sobre o curso

Curso Pós-Graduação em Farmácia Oncológica e Hospitalar - Curso Remoto
432 horas/aula

Sobre o curso

A farmácia hospitalar e a farmácia das clínicas oncológicas são órgãos de abrangência assistencial, técnico-científica e administrativa, onde se desenvolvem atividades ligadas à produção, armazenamento, controle, dispensação e distribuição de medicamentos e correlatos nas unidades hospitalares.
Discussões do Grupo de Trabalho no Ministério da Saúde criado pela Portaria Nº 2.139, de 27 de julho de 2010, que tiveram como finalidade elaborar diretrizes e estratégias para organização, fortalecimento e aprimoramento das ações e serviços de farmácias hospitalares no âmbito de hospitais, clínicas e estabelecimentos congêneres.
Considerando:
• A necessidade de criar mecanismos que contribuam para a melhoria contínua da qualidade da assistência à saúde prestada aos pacientes;
• A importância da promoção de medidas que garantam o uso racional de medicamentos e demais produtos para a saúde;
• A importância de estabelecer diretrizes que garantam melhorias na gestão, de modo que as instituições operem com maior eficiência e qualidade.;
• As Resoluções 492/08 e 568/12 do CFF, que regulamentam o exercício profissional em Farmácias Hospitalares;
• A Portaria Nº 4.283/10, que aprova as diretrizes e estratégias para organização, fortalecimento e aprimoramento das ações e serviços de farmácia no âmbito dos hospitais;
• A Lei Federal 13.021/14, que normatiza o funcionamento das Farmácias Hospitalares e de Clínicas Oncológicas;
• As Resoluções 623/16 e 640/17, que estabelecem titulação mínima para atuação do farmacêutico na oncologia,

O IPOG oferece o curso de Farmácia Oncológica & Hospitalar para que capacite o profissional farmacêutico e gestor hospitalar a exercerem plenamente seu Âmbito Profissional e terem uma visão focada nas atividades hospitalares. Este curso dispõe de corpo docente altamente capacitado e qualificado, bem como infraestrutura adequada para que os alunos possam aproveitar ao máximo todas aulas e atividades que serão oferecidas.

Objetivos do curso

• Você terá conhecimentos e habilidades para aprimorar as ações da assistência farmacêutica (no âmbito hospitalar e de clínicas oncológicas), tendo como eixos estruturantes: a segurança e a promoção do uso racional dos medicamentos e de outras tecnologias em saúde.
• Ao concluir o curso, será capaz de elaborar projetos estruturados com protocolos adequados, e estabelecer diretrizes que garantam melhorias na gestão, de modo que as instituições de saúde operem com maior eficiência e qualidade.
• Estará apto para exercer atividades de gestão e farmácia clínica.

Para quem é?

Profissionais farmacêuticos e/ou gestores, atuantes ou que estejam interessados no mercado farmacêutico oncológico e hospitalar, de clínicas oncológicas.
Ou profissionais que queiram gerenciar farmácia privativa de hospital, clínica oncológica, farmácia de manipulação oncológica ou outro serviço compatível.

Grade curricular

1) Organização Farmacêutico-Hospitalar: Estruturação, Logística, Sistemas de Distribuição, Padronização e Dispensação de Medicamentos e Produtos para a Saúde
2) Ferramentas da Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica
3) Farmacovigilância: Segurança do Paciente Focada nas Reações Adversas, Interações Medicamentosas e Erros de Medicação
4) Farmacocinética Clínica Aplicada à Farmácia Oncológica e Hospitalar
5) Fisiopatologia do Câncer e Biologia Molecular das Doenças Neoplásicas
6) Terapia Baseada em Medicamentos Biológicos e Biossimilares
7) Farmacoterapia e Cuidados ao Paciente Oncológico
8) Antibioticoterapia e Controle de Infecção Hospitalar
9) Farmacoterapia das Doenças Prevalentes em Instituição Hospitalar
10) Central de Manipulação I: Quimioterápicos e Terapia Nutricional
11) Central de Manipulação II: Quimioterápicos e Terapia Nutricional
12) Desenvolvimento Integral do Potencial Humano.

Coordenação

VANDRÉ MATEUS LIMA
Farmacêutico (1997) pela Universidade Camilo Castelo Branco – SP; Mestre em Ciências da Saúde com ênfase em Atenção Farmacêutica (2009) pela Faculdade de Medicina do ABC; Especialista em Farmácia Hospitalar pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH); Especialista em Farmácia Clínica pela SBRAFH; Oficial Farmacêutico da Polícia Militar do Estado de São Paulo; Coordenador e Professor de cursos de pós-graduação; Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar; Consultor Farmacêutico

MARCELO POLACOW BISSON
Farmacêutico pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (USP); Mestre e Doutor em Farmacologia e Terapêutica pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (UNICAMP); Especialista em Farmácia Hospitalar pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH). Especialista em Farmácia Clínica pela SBRAFH. Experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Farmacoeconomia e Pesquisa de Desfechos, Farmácia Clínica, Farmácia Hospitalar e Atenção Farmacêutica. Oficial Farmacêutico da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Membro da International Society for Pharmacoeconomics and Outcome Research (Brazilian Chapter). Presidente Nacional da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar.

Quero investir no meu futuro profissional! Preencha o formulário abaixo e avance na sua carreira

O IPOG

Atualmente o IPOG está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, o que comprova o crescimento do Instituto num segmento de mercado altamente competitivo, que exige modernizações e inovações constantes.

null

A qualidade da aprendizagem aplicada é a razão pela qual 90% dos nossos alunos escolhem o IPOG.

null

Instituição de ensino presente em todo território nacional.

Junte-se a mais de 100.000 estudantes do IPOG agora