Master em Paisagismo: Práticas Projetuais - Pós-graduação Remota

Sobre o curso

Curso Master em Paisagismo: Práticas Projetuais - Pós-graduação Remota
432 horas/aula

Sobre o curso

O Paisagismo ou Arquitetura Paisagística está na ordem do dia. Incorporando os conceitos de lanscape architecture e landscape design, o projeto paisagístico engloba diferentes escalas, desde jardins e áreas de lazer residenciais até projetos de grandes empreendimentos, praças e parques.

 

A crescente busca por espaços mais qualificados, torna cada vez mais nítida a importância dessa disciplina para a integração do ser humano com a natureza. E o mercado mais competitivo e exigente entendeu que bons projetos paisagísticos valorizam e qualificam seus empreendimentos. Nesse cenário, o curso de especialização Master em Paisagismo: Práticas Projetuais tem como enfoque principal a prática do projeto paisagístico estreitamente relacionado ao projeto arquitetônico e seus conhecimentos específicos, um nicho pouco explorado academicamente, mas com grande demanda de mercado.

 

O escopo teórico e conceitual, assim como os métodos, incorporam técnicas de composição do espaço a partir de características estéticas, funcionais e ecológicas. A prioridade é que cada projeto esteja adequado ao caráter do usuário e do contexto, onde a vegetação assuma papel relevante na estruturação de espaços, tanto internos como externos.

Importante salientar o significativo reconhecimento profissional e mercadológico dos profissionais que compõem o quadro do corpo docente, onde todos os Professores Convidados possuem expressivo renome e reconhecimento no mercado.

O que você vai aprender?

Você vai conseguir elaborar projetos paisagísticos a partir de diferentes métodos de composição do espaço, abordando critérios formais, funcionais e ambientais. Ao longo do curso você irá:

 

  • Conceber projetos de paisagismo em espaços exteriores e interiores;
  • Aprofundar seu conhecimento sobre vegetação como componente projetual;
  • Aprender sobre botânica e se familiarizar com a identificação e classificação de espécies vegetais;
  • Incorporar conceitos de infraestrutura verde e sustentabilidade aos projetos;
  • Exercitar o projeto paisagístico em suas distintas etapas: da concepção ao projeto executivo;
  • Desenvolver a forma no projeto enquanto fundamento do espaço projetado;
  • Elaborar projetos de paisagismo integrais, do orçamento à apresentação;
  • Complementar seus conhecimentos em disciplinas não ofertadas em cursos de graduação, no que tange à concepção e projeto de espaços paisagísticos.

Para quem é?

Graduados nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Design, Agronomia, Engenharia Florestal, Biologia e demais profissionais relacionados ao projeto de espaços internos e externos.

Grade curricular

  1. Paisagismo Contemporâneo: Conceitos e Escalas
  2. Vegetação como elemento de Projeto
  3. Design Biofílico aplicado ao Paisagismo
  4. Infraestrutura Verde: Design Ecológico da Paisagem
  5. Representação Gráfica para Projetos Paisagísticos
  6. Iluminação no Paisagismo
  7. Práticas Projetuais: Espaços Residenciais
  8. Práticas Projetuais: Espaços Privados Coletivos
  9. Práticas Projetuais: Espaços Públicos
  10. Implantação de Projetos de Paisagismo
  11. Gestão de Orçamentos e Contratos
  12. Desenvolvimento Integral do Potencial Humano

Coordenação

Lorí Crízel

Membro da Academy of Neuroscience for Architecture – ANFA | Autor de trabalho participante da Conferência Mundial de 2020 da ANFA | Arquiteto e Urbanista – Universidade Católica/RS | Mestre em Conforto Ambiental – UFRJ.
Especialista em Neurociências e Comportamento Humano – PUC/RS | Idealizador do selo NEUROARCH®: Neuroarquitetura, Neurodesign e Neuroiluminação.

Autor do livro NEUROARCH®: Neuroarquitetura, Neurodesign e Neuroiluminação: Neuroarquitetura e Teoria de Einfühlung como proposição para Práticas Projetuais | Professor Substituto do Curso de Arquitetura da UFRJ | Professor Assistente do Curso de Arquitetura da Universidade Santa Úrsula/RJ | Membro do Comitê Especial Europeu de Pós-Graduação tendo atuado em: Inglaterra, Escócia, País de Gales e França | HA e Concept Designer – País de Gales, Inglaterra e França | Coordenador, Professor de Pós-Graduação em Arquitetura e Presidente Setorial do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Paranaense/PR. Professor, Coordenador de Cursos e do Programas Internacionais IPOGMundi do IPOG.

 

Detentor do Selo CREA/PR de Excelência em Projeto Arquitetônico | Certificações Internacionais de Design Thinking e Light Design pelo Instituto Politécnico de Milão (Itália) | Atividades de imersão nos escritórios de Norman Foster (Londres), Zaha Hadid (Londres), Christian de Portzamparc (Paris), BIG (Copenhagen), Effekt Architects (Copenhagen), Concrete Architects (Amsterdã), Aires Mateus (Lisboa), Hassell Studio (Singapura), AEDAS Architecture (Singapura), Architects 61 (Singapura), Design Link Architects (Singapura), Tandem Architects (Bangkok), DBALP Jam Factory (Bangkok) e X Architects (Dubai) | Atividades Institucionais junto ao POLI.Design do Instituto Politécnico de Milão (Itália), McGill University (Canadá) e Universidade do Porto (Portugal).

 

 

 

Alexander Fabbri Hulsmeyer

Engenheiro Agrônomo; Arquiteto e Urbanista – Doutor em Arquitetura e Urbanismo – FAUUSP, 2014.
Professor de Paisagismo na graduação e pós-graduação de Arquitetura e Urbanismo desde 1999; Professor dos Cursos de Pós-Graduação em Master em Arquitetura e Iluminação, e Design de Interiores do IPOG. Profissional liberal desde 1995.

Associado da ABAP. Coordenador da Câmara Técnica da Arquitetura Paisagística do CAU-PR (2015-2017). Proprietário do Ateliê de Plantas Jardineria.

Quero investir no meu futuro profissional! Preencha o formulário abaixo e avance na sua carreira

O IPOG

Atualmente o IPOG está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, o que comprova o crescimento do Instituto num segmento de mercado altamente competitivo, que exige modernizações e inovações constantes.

null

A qualidade da aprendizagem aplicada é a razão pela qual 90% dos nossos alunos escolhem o IPOG.

null

Instituição de ensino presente em todo território nacional.

Junte-se a mais de 100.000 estudantes do IPOG agora