Pós-Graduação
Pós-Graduação em Paisagismo: Práticas Projetuais
Aprenda elaborar projetos paisagísticos e desenvolver soluções inovadoras para o mercado
Duração1 ano
ModalidadeAo Vivo

Pós-Graduação em Paisagismo: Práticas Projetuais

O Paisagismo ou Arquitetura Paisagística está na ordem do dia. Incorporando os conceitos de lansdcape architecture e landscape design, o projeto paisagístico engloba diferentes escalas, desde jardins e áreas de lazer residenciais até projetos de grandes empreendimentos, praças e parques. Com o enfoque no projeto, esta pluralidade de situações e escalas exige a constante atualização das suas bases teórica, conceitual e metodológica. Na ação projetual conhecimentos específicos de cada escala são fundamentais pois “[...] só porque você é hábil em uma escala de desenho não significa necessariamente que você consiga projetar nas outras.” (STEINITZ, 2009, p. 74).

A crescente busca por espaços mais qualificados, torna cada vez mais nítida a importância dessa disciplina para a integração do ser humano com a natureza. E o mercado mais competitivo e exigente entendeu que bons projetos paisagísticos valorizam e qualificam seus empreendimentos. Nesse cenário, o curso de especialização Master em Paisagismo: Práticas Projetuais tem como enfoque principal a prática do projeto paisagístico estreitamente relacionado ao projeto arquitetônico e seus conhecimentos específicos, um nicho pouco explorado academicamente, mas com grande demanda de mercado.

O escopo teórico e conceitual, assim como os métodos, incorpora técnicas de composição do espaço a partir de características estéticas, funcionais e ecológicas.

A prioridade é que cada projeto esteja adequado ao caráter do usuário e do contexto, onde a vegetação assuma papel relevante na estruturação de espaços, tanto internos como externos.

A estruturação metodológica do Curso encontra-se plenamente alinhada com o atual posicionamento Institucional, onde todos os módulos foram organizados pelo grupo de professores dentro do Método IPOG de ensino, fator esse que coloca o curso em vanguarda quanto a metodologia ativa ora proposta pela Instituição. Importante salientar o significativo reconhecimento profissional e mercadológico dos profissionais que compõem o quadro do corpo docente, onde todos os Professores Convidados possuem expressivo renome e reconhecimento no mercado. Esse forte caráter de complementação da formação acadêmica no Brasil incorporando conceitos de landscape architecture e landscape design na prática profissional, possibilita que o Curso seja ofertado em todo o território nacional.


Mercado de trabalho

O mercado apresenta hoje uma lacuna de Cursos de Pós-graduação na área de Projetos de Paisagismo no Brasil com o perfil prático da presente proposta, o que de imediato já torna o Curso do IPOG um diferencial. Aliado a este fator, observa-se ainda um Corpo Docente com experiência de mercado no setor, onde exercem e tem atuação relacionada com o conteúdo das disciplinas ministradas.

Áreas de atuação

Você vai conseguir elaborar projetos paisagísticos a partir de diferentes métodos de composição do espaço, abordando critérios formais, funcionais e ambientais.

Metodologia das aulas

As aulas das especializações do IPOG acontecem uma vez ao mês, em três dias consecutivos (sexta, sábado e domingo), correspondendo a um módulo completo. Cada módulo é planejado a partir da responsabilidade de levar ao aluno uma sólida abordagem teórica, além de fornecer conceitos estudados que podem ser aplicados na prática.

Para isso, cases de sucesso são amplamente abordados, possibilitando ao aluno uma visão sistêmica, aprofundada e aplicável das teorias ensinadas. Além disso, ao oferecer aulas uma vez por mês, o IPOG facilita o acesso de estudantes que moram longe da Instituição.

Logo IPOG
Eventos mensais
Logo IPOG
Apoio pedagógico
Logo IPOG
Metodologia Ativa

Saiba mais

Cursar
Pós-Graduação em Paisagismo: Práticas Projetuais
Escolaridade
Unidades

Trilha da aprendizagem dos Cursos IPOG

Um dos diferenciais do IPOG é convergir teorias e ferramentas numa metodologia simples, prática e extremamente efetiva, que proporciona aos participantes uma experiência diferenciada e resultados surpreendentes. Veja abaixo como funciona o seu aprendizado e avaliação dos cursos:

1

Prática Online Prévia

A prática online prévia e conteúdo de estudo prévio equivalem a 3 pontos.

2

Questão Norteadora

Em seguida temos a aplicação da questão norteadora que permitirá aprofundar seus conhecimentos.

3

Trocas dentro da sala de aula

A partir das ferramentas usadas em sala de aula (conteúdos, metodologias ativas, atividades colaborativas em grupo, atividades individuais, dentre outras), você aprenderá com os professores e colegas de turma.

4

Avaliação somativa

O próximo passo é a avaliação somativa com pontuação equivalente a 7 pontos. Nela você identificará o conhecimento adquirido e quais pontos precisa buscar mais informação.

5

Avaliação de aprendizagem

Através de conteúdos, metodologias ativas, atividades colaborativas em grupo, atividades individuais.

6

Avaliação de satisfação

Depois da avaliação da aprendizagem através da finalização da questão norteadora, o aluno fará uma avaliação de satisfação ao final do módulo.

7

Avaliação somativa

Em cursos remotos, a atividade é destinada aos alunos que assistirão as aulas gravadas, aplicada 15 dias após a realização do módulo e tem função de avaliação somativa com 7 pontos.

Matriz Curricular

O que o nossos alunos dizem sobre nós

Saiba mais

Cursar
Pós-Graduação em Paisagismo: Práticas Projetuais
Escolaridade
Unidades

Conheça nosso Módulo Internacional | OPCIONAL

Explore novos horizontes ao participar de módulos internacionais exclusivos, desenvolvidos em colaboração com instituições renomadas de prestígio global.

Harvard

Harvard

Poli.Design

POlI DESIGN

University of La Verne

University of La Verne
Aluno diamante

Aluno Diamante

O Aluno Diamante é um programa de descontos por indicação, que tem o objetivo de valorizar a reciprocidade daqueles que acreditam, confiam e recomendam a educação do IPOG.

Aluno diamante
ChatBot IPOG