Gestão e Técnicas de Certificações Ambientais na Construção Civil - MBA Remoto

Sobre o curso

Curso Gestão e Técnicas de Certificações Ambientais na Construção Civil - MBA Remoto
432 horas/aula Remotas

Sobre o curso

O processo de certificação verde visa validar as práticas construtivas de menor impacto ambiental e o seu desempenho técnico e econômico diferenciado, atendendo assim, ao propósito de aliar benefícios ambientais aos principais agentes de interesse com ganhos reais e significativos na vertente econômica.

 

 

  • Curso 100% ao vivo, no modelo remoto, permitindo completa interação com os conhecedores e pares da área;
  • Este curso possui uma abordagem técnica aprofundada nas práticas de certificação, com carga horária pensada para o melhor aproveitamento na transmissão do conhecimento.
  • Todos os professores têm sólida formação (maioria Mestres e Doutores), aliada com a grande experiência de mercado;

O que você vai aprender?

Você se tornará um agente certificador na condição de auditoria em boas práticas ambientais, a partir de metodologias consagradas do mercado, respaldadas por importantes agentes da área como o Green Building Council, Haute Qualité Environnementale e Caixa Econômica Federal;

 

Terá pleno conhecimento dos processos de implantação de certificação mais conhecidos do mercado: LEED, AQUA-HQE e Selo Casa Azul Caixa;

 

Vai conhecer e aplicar metodologias de diagnóstico e práticas construtivas de menor pegada de carbono;

 

Conhecerá uma visão crítica das certificações ambientais na construção civil, não como um meio artificial de obtenção de vantagens, mas como reais potencializadoras de benefícios diversos ao mercado e sociedade, inclusive com viés de oportunidade financeira;

Para quem é?

• Arquitetos, Engenheiros civis, ambientais e demais áreas correlatas, interessadas em se destacar no segmento de certificação de empreendimentos sustentáveis;

• Empreendedores, gestores e coordenadores de obras com enfoque no desempenho de estruturas;

• Empresas privadas e públicas voltadas para o segmento ou que se propõem a oportunizar vantagens econômicas aliadas a benefícios para o meio ambiente.

Grade curricular

1) Estudo do Desempenho das Edificações Voltado para Sustentabilidade
2) Práticas de Gestão Ambiental na Construção Civil à Luz da ISO 14001 e PBQP-H
3) Gestão, Tratamento e Reciclagem de Resíduos da Construção e Demolição
4) Princípios e Base Técnica de Cerificação LEED GA (Green Associate)
5) Implantação de Certificação LEED para Novas Construções
6) Implantação de Certificação GBC Brasil Casa & Condomínio
7) Conhecimento Técnico e Gerencial para Certificação AQUA-HQE
8) Implantação da Certificação AQUA-HQE para Construção Nova
9) Boas Práticas de Projeto para Obtenção de Selo Casa Azul Caixa
10) Boas Práticas de Eficiência Energética e Gestão da Água – Selo Casa Azul Caixa
11) Implantação do Selo Casa Azul Caixa em Empreendimento
12) Desenvolvimento Integral do Potencial Humano

Coordenação

PROF. DR. SERGIO BOTASSI DOS SANTOS

Doutor em Construção Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com nota máxima da CAPES. Graduado e Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua como consultor em construção civil desde 2008 pela SBS Consultoria em Engenharia. Ganhador do prêmio de melhor tese de doutorado em 2011 pelo Governo Federal, pelas contribuições na área de estruturas de concreto. Laureado em 2018 em 2º lugar no prêmio internacional Excellence in Concrete Construction Award pelo American Concrete Institute. Atualmente é Professor Efetivo da PUC-Goiás. Professor de Pós-Graduação do IPOG, desde 2008, ministrando aula nas principais capitais do país. Consultor em Materiais de Construção, Perito e Superintendente em Engenharia do Ministério Público do Estado de Goiás e ainda é coordenador de Cursos de Pós-Graduação pelo IPOG. Possui grande número de publicações técnicas (artigos e livros) na área de tecnologia do concreto, gerenciamento de obras e gestão de riscos.

 

 

PROFª. DRA. VIVIAN FETZNER RITTER

Pós-Doutora em Direito (UFSC). Doutora em Filosofia com a tese intitulada “Da verdade dos espaços ao espaço da verdade: a Genealogia dos espaços e seus modos de subjetivação em Michel Foucault”, sob a orientação do Professor Doutor Castor Mari Martín Bartolomé Ruiz (UNISINOS-RS). Mestre em Educação e Estudos Culturais (ULBRARS). Professora convidada nos cursos de Pós- Graduação no IPOG desde 2008. Pós-Graduação em Iluminação e Design de Interiores (Osvaldo Cruz – SP). Graduada em Design de Interiores (ULBRA-RS). Graduanda em Direito (CESUSC-SC). Extensões em Design Estratégico: o projeto da Inovação (UNISINOS-RS). Método Etnográfico como ferramenta de pesquisa para o Design (UNISINOS-RS). Docência do Ensino Superior (IPOG-GO). Formação em Desenvolvimento Integral do Potencial Humano I e II. Formação e Certificação MBTI, step I e II (Fellipelli-SP). Participa do Grupo de Pesquisa CNPq: Ética, biopolítica e alteridade, na linha de pesquisa Filosofia social e política (UNISINOSRS).

Quero investir no meu futuro profissional! Preencha o formulário abaixo e avance na sua carreira

O IPOG

Atualmente o IPOG está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, o que comprova o crescimento do Instituto num segmento de mercado altamente competitivo, que exige modernizações e inovações constantes.

null

A qualidade da aprendizagem aplicada é a razão pela qual 90% dos nossos alunos escolhem o IPOG.

null

Instituição de ensino presente em todo território nacional.

Junte-se a mais de 100.000 estudantes do IPOG agora