Gestão de Escritórios de Arquitetura e Design de Interiores - MBA EAD

Sobre o curso

Curso Gestão de Escritórios de Arquitetura e Design de Interiores - MBA EAD
380 horas/aula

Sobre o curso

  1. Curso em parceria com Consórcio POLI. Design do Instituto Politécnico de Milão.

 

O MBA EaD Inovação e Gestão de Escritórios de Arquitetura oferece um panorama amplo sobre o processo de gestão de uma empresa, reunindo em um só curso a excelência que caracteriza o corpo docente do IPOG nas áreas de Administração, Gestão, Arquitetura e Design. Todo o corpo docente detém grande experiência, não apenas em sua área de atuação, mas também na criação de interfaces entre o conteúdo e a realidade dos Arquitetos e Designers.

 

Hoje o mercado valoriza de forma significativa especialistas nessa área, por se tratar de um tema voltado principalmente a profissionais liberais, empresários e empreendedores, entendendo que a abordagem deve ser diferente.

 

Este MBA EaD prevê o apoio institucional de todas as Entidades de Classe e Associações profissionais relacionadas, como Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Federação Nacional de Arquitetos (FNA), Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (ASBEA), Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD), dentre outras. A recente regulamentação da profissão de Designer de Interiores também é um ponto favorável à implementação do curso.

 

 

O MBA EaD Inovação e Gestão de Escritórios de Arquitetura tem como maior diferencial seu ineditismo, visto que será o primeiro do gênero voltado especificamente para o setor, sua abrangência e grade curricular multidisciplinar, além de um renomado corpo docente. O conteúdo programático pretende contemplar todo o processo de concepção, formatação e gestão de uma empresa de Arquitetura e Design.

O que você vai aprender?

– Planejar e administrar uma empresa de arquitetura e/ou design, desde sua concepção até os setores gerenciais;

– Contribuir para a construção de uma visão sistêmica do processo gerencial de uma empresa de arquitetura e/ou design, decorrente das transformações do mercado e da inserção de novas metodologias projetuais;

– Conhecimentos específicos quanto as lacunas de formação na graduação causadas pela ausência de informação sobre o tema;

– Possibilitar a criação de um ambiente gerencial que crie condições para que o potencial criativo do profissional se transforme, efetivamente, em crescimento empresarial planejado, ordenado, com foco em resultados;

– Conhecimentos específicos de administração, gestão, finanças com foco na área de atuação do arquiteto e do designer, possibilitando sua imediata aplicação prática.

Para quem é?

Profissionais com graduação em arquitetura e urbanismo, design de interiores, engenharia ou áreas afins, que atuem ou pretendem empreender como profissionais liberais ou assumir funções gerenciais em empresas da área.

Grade curricular

Módulo 1

– Inteligência Competitiva e Comportamento Empreendedor;

– Negociação e Gestão de Conflitos;

– Design Thinking e Processos de Inovação;

– Gestão de Equipes de Alta Performance;

– Plano de Negócios e Business Model Generation.

 

 

Módulo 2

– Introdução à Gestão de Projetos;

– Gestão de Projetos I – Integração, Escopo;

– Gestão de Projetos II – Custos, Qualidade, Riscos;

– Elaboração de Projetos com MS Project;

– Gestão do Tempo e Ferramentas de Produtividade.

 

 

Módulo 3

– Contabilidade e Gestão Financeira;

– Noções de Direito Empresarial;

– Ferramentas e Sistemas de Gestão Projetual: BIM;

– Comunicação e Redes Sociais;

– Excelência em Serviços de Arquitetura e Design de Interiores;

– Metodologia do Trabalho Científico.

 

*As disciplinas não seguem obrigatoriamente essa ordem

Carga Horária de 380 horas

Coordenação

Lorí Crízel

Arquiteto e Urbanista – Universidade Católica/RS | Mestre em Conforto Ambiental – UFRJ | Especialista em Neurociências e Comportamento Humano – PUC/RS | Idealizador do selo NEUROARCH®: Neuroarquitetura, Neurodesign e Neuroiluminação | Autor do livro NEUROARCH®: Neuroarquitetura, Neurodesign e Neuroiluminação: Neuroarquitetura e Teoria de Einfühlung como proposição para Práticas Projetuais | Membro da Academy of Neuroscience for Architecture – ANFA | Autor de trabalho participante da Conferência Mundial de 2020 da ANFA | Professor Substituto do Curso de Arquitetura da UFRJ | Professor Assistente do Curso de Arquitetura da Universidade Santa Úrsula/RJ.

Membro do Comitê Especial Europeu de Pós-Graduação tendo atuado em: Inglaterra, Escócia, País de Gales e França | HA e Concept Designer – País de Gales, Inglaterra e França | Coordenador, Professor de Pós-Graduação em Arquitetura e Presidente Setorial do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Paranaense/PR.

Professor, Coordenador de Cursos e do Programas Internacionais IPOGMundi do IPOG. Detentor do Selo CREA/PR de Excelência em Projeto Arquitetônico | Certificações Internacionais de Design Thinking e Light Design pelo Instituto Politécnico de Milão (Itália) | Atividades de imersão nos escritórios de Norman Foster (Londres), Zaha Hadid (Londres), Christian de Portzamparc (Paris), BIG (Copenhagen), Effekt Architects (Copenhagen), Concrete Architects (Amsterdã), Aires Mateus (Lisboa), Hassell Studio (Singapura), AEDAS Architecture (Singapura), Architects 61 (Singapura), Design Link Architects (Singapura), Tandem Architects (Bangkok), DBALP Jam Factory (Bangkok) e X Architects (Dubai) | Atividades Institucionais junto ao POLI.Design do Instituto Politécnico de Milão (Itália), McGill University (Canadá) e Universidade do Porto (Portugal).

 

Ricardo Reis Meira

Arquiteto e Urbanista, graduado pela UnB. Mestre em Arquitetura pela UNB. Conselheiro suplente do CAU/DF, membro da diretoria do IAB-DF na gestão 2008-2009. Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo em universidades desde 2007. Possui escritório próprio desde 2000, onde atua principalmente na área de arquitetura para o varejo.

Quero investir no meu futuro profissional! Preencha o formulário abaixo e avance na sua carreira

O IPOG

Atualmente o IPOG está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, o que comprova o crescimento do Instituto num segmento de mercado altamente competitivo, que exige modernizações e inovações constantes.

null

A qualidade da aprendizagem aplicada é a razão pela qual 90% dos nossos alunos escolhem o IPOG.

null

Instituição de ensino presente em todo território nacional.

Junte-se a mais de 100.000 estudantes do IPOG agora