Pós-Graduação
Pós-graduação em Geotecnologias
Conheça técnicas para atuar na área de geotecnologias e se destaque no mercado
Duração1 ano
ModalidadeAo Vivo

Pós-graduação em Geotecnologias

O Pós-graduação em  Geotecnologias do IPOG atende à demanda de uma área que ganha cada vez mais espaço no mercado. Para isso, o curso apresenta conceitos que podem ser aplicados diretamente nas suas atividades profissionais. A formação é dividida em módulos. Inicialmente, você vai conhecer o uso de novos equipamentos no setor de topografia. Também vai conferir noções de geodésia, levando em conta as categorias geométrica, física e espacial.

Durante as aulas, ainda vai compreender como funciona a utilização de GNSS (Sistemas Globais de Navegação por Satélite). Os Sistemas de Informações Geográficas (SIG) e o geoprocessamento para análise ambiental são outros tópicos abordados no curso. O profissional matriculado vai aprender sobre o Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM).

Em seguida, vai ampliar o seu conhecimento sobre fotogrametria e laser scanning, levando em conta os âmbitos terrestre e aéreo. A especialização em Geotecnologias trata ainda do conceito de VANT’s (Veículo Aéreo Não Tripulado), considerando a utilização prática na fotogrametria. O sensoriamento remoto, com análise e classificação de imagens de satélite, é mais um tema apresentado.

A pós-graduação também aprofunda as suas noções sobre o georreferenciamento de imóveis rurais, analisando a Lei 10.267/01. Bem como explora a utilização de tecnologias BIM (Building Information Modeling). O estudante ainda conhece os bancos de dados espaciais, a leitura, a gravação e a utilização de serviços geoespaciais. Por último, aprende noções da INDE (Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais), examinando a importância dos metadados.

Gostou de conhecer as vantagens de se matricular em uma pós-graduação do IPOG? Aproveite para garantir a sua vaga na Pós-graduação em Geotecnologias e se prepare para alcançar novas possibilidades na sua trajetória profissional!


Mercado de trabalho

A Pós-graduação em Geotecnologias do IPOG desenvolve as suas competências para atuar com ferramentas tecnológicas de coleta, processamento e análise de informações, considerando sistemas de referência geográfica.

Áreas de atuação

Ao concluir a Pós-graduação em Geotecnologias, você se torna capaz de atuar em um campo versátil. As oportunidades podem ser encontradas em serviços públicos de saneamento e energia elétrica, além de gestão municipal e agronegócios.

Metodologia das aulas

As aulas das especializações do IPOG acontecem uma vez ao mês, em três dias consecutivos (sexta, sábado e domingo), correspondendo a um módulo completo. Cada módulo é planejado a partir da responsabilidade de levar ao aluno uma sólida abordagem teórica, além de fornecer conceitos estudados que podem ser aplicados na prática.

Para isso, cases de sucesso são amplamente abordados, possibilitando ao aluno uma visão sistêmica, aprofundada e aplicável das teorias ensinadas. Além disso, ao oferecer aulas uma vez por mês, o IPOG facilita o acesso de estudantes que moram longe da Instituição.

Logo IPOG
Eventos mensais
Logo IPOG
Apoio pedagógico
Logo IPOG
Metodologia Ativa

Saiba mais

Cursar
Pós-graduação em Geotecnologias
Escolaridade
Unidades

Trilha da aprendizagem dos Cursos IPOG

Um dos diferenciais do IPOG é convergir teorias e ferramentas numa metodologia simples, prática e extremamente efetiva, que proporciona aos participantes uma experiência diferenciada e resultados surpreendentes. Veja abaixo como funciona o seu aprendizado e avaliação dos cursos:

1

Prática Online Prévia

A prática online prévia e conteúdo de estudo prévio equivalem a 3 pontos.

2

Questão Norteadora

Em seguida temos a aplicação da questão norteadora que permitirá aprofundar seus conhecimentos.

3

Trocas dentro da sala de aula

A partir das ferramentas usadas em sala de aula (conteúdos, metodologias ativas, atividades colaborativas em grupo, atividades individuais, dentre outras), você aprenderá com os professores e colegas de turma.

4

Avaliação somativa

O próximo passo é a avaliação somativa com pontuação equivalente a 7 pontos. Nela você identificará o conhecimento adquirido e quais pontos precisa buscar mais informação.

5

Avaliação de aprendizagem

Através de conteúdos, metodologias ativas, atividades colaborativas em grupo, atividades individuais.

6

Avaliação de satisfação

Depois da avaliação da aprendizagem através da finalização da questão norteadora, o aluno fará uma avaliação de satisfação ao final do módulo.

7

Avaliação somativa

Em cursos remotos, a atividade é destinada aos alunos que assistirão as aulas gravadas, aplicada 15 dias após a realização do módulo e tem função de avaliação somativa com 7 pontos.

Matriz Curricular

O que o nossos alunos dizem sobre nós

Saiba mais

Cursar
Pós-graduação em Geotecnologias
Escolaridade
Unidades

Conheça nosso Módulo Internacional | OPCIONAL

Explore novos horizontes ao participar de módulos internacionais exclusivos, desenvolvidos em colaboração com instituições renomadas de prestígio global.

Harvard

Harvard

Poli.Design

POlI DESIGN

University of La Verne

University of La Verne
Aluno diamante

Aluno Diamante

O Aluno Diamante é um programa de descontos por indicação, que tem o objetivo de valorizar a reciprocidade daqueles que acreditam, confiam e recomendam a educação do IPOG.

Aluno diamante
ChatBot IPOG