Engenharia Ferroviária - MBA Remoto

Sobre o curso

Curso Engenharia Ferroviária - MBA Remoto
432 horas/aula Remotas

Sobre o curso

Através do Programa de Parcerias de Investimentos (que substituiu os antigos PAC e PIL), o Governo Federal está lançando diversos programas voltados ao desenvolvimento da infraestrutura do país (ferrovia, portos, rodovia e aeroportos).

 

O problema é que, o mercado atual (do ano de 2020) não encontra mão de obra atualizada e qualificada com a devida expertise na área ferroviária (se tratarmos o quesito técnico de desenvolvimento em campo).

Sabendo que haverá uma grande busca por profissionais capazes de desenvolver os projetos a serem lançados, bem como promover uma boa gestão das obras durante a etapa de implantação, o IPOG criou o curso de MBA Engenharia Ferroviária!

Resultados

Ao final do curso, você terá conhecimento específico na área de Engenharia Ferroviária para exercer diversas funções dentro de uma empresa voltada para o transporte ferroviário.

Além disso, o curso também tem o objetivo de permitir interações com diferentes órgãos (controle e operação) sobre assuntos técnicos e teóricos ligados ao transporte ferroviário, englobando construção, manutenção e logística ferroviária.

Para quem é?

Profissionais graduados em Engenharia (Civil, Produção, Mecânica, Elétrica, Ambiental, Segurança do Trabalho, Computação, Eletrônica dentre outras);
Geologia; Geografia; Geotecnia; Administração; Economia; Direito e Logística, assim como as demais profissões da área de Ciências Exatas, que tenham contato com meio Aquaviário e possam exercer tais funções dentro de suas empresas. Os níveis de aprendizado englobam os seguintes cargos: Técnicos (Analistas e Supervisores),
Especialistas (Gerentes e Coordenadores) e Gestores (Diretoria e Superintendência).

Grade curricular

1) Visão sistêmica do Centro de Controle Operacional (CCO)
2) Licitações e contratos de Obras de Infraestrutura de Transportes
3) Projetos Ferroviários em BIM
4) Licenciamento Ambiental Metroferroviário
5) Sistemas de Sinalização e Controle Metroferroviário
6) Infraestrutura e superestrutura Ferroviária e suas aplicabilidades
7) Concepção e Manutenção de Obras de Arte Especiais, Túneis e Obras Subterrâneas
8) Manutenção de Infra e Superestrutura Metroferroviária
9) Inspeção Automatizada de Via Permanente
10) Dinâmica Ferroviária e Interação Veículo-via
11) Investigação de Acidentes Metroferroviária
12) Desenvolvimento Integral do Potencial Humano

 

 

Serão 12 disciplinas, cada uma com módulo on-line de 24 horas/aula + 12 horas de atividades práticas no Ambiente Virtual de Aprendizagem, totalizando 36 horas por disciplina

Coordenação

EDESIO ELIAS LOPES

Doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-SC), na área de Infraestrutura Viária. Engenheiro e Mestre em Engenharia Civil. Diretor na empresa BMT AEC, na qual atua com projetos de infraestrutura em BIM e Consultor Técnico INMETRO/Cgcre/Dicap, junto ao programa de
acreditação de organismos de inspeção de projetos e obras de infraestrutura.

Foi colaborador da IDP engenharia (empresa sediada na Espanha) em projetos voltados para infraestrutura de transportes, logística e mobilidade urbana. Atuou por 9 anos como pesquisador no LabTrans/UFSC em
projetos relacionados a infraestrutura de transporte em órgão federais e estaduais.

Quero investir no meu futuro profissional! Preencha o formulário abaixo e avance na sua carreira

O IPOG

Atualmente o IPOG está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, o que comprova o crescimento do Instituto num segmento de mercado altamente competitivo, que exige modernizações e inovações constantes.

null

A qualidade da aprendizagem aplicada é a razão pela qual 90% dos nossos alunos escolhem o IPOG.

null

Instituição de ensino presente em todo território nacional.

Junte-se a mais de 100.000 estudantes do IPOG agora