Engenharia Civil

Sobre o curso

Curso Engenharia Civil

Diferenciais

O Curso Superior em Engenharia Civil tem os seguintes objetivos:

– Aguçar, no aluno, o espírito científico investigativo, dotando-o dos fundamentos e recursos necessários para potencializar abordagens contextualizadas na busca de resultados de interesse para a sociedade brasileira.

– Capacitar o aluno para atuar em todas as fases e serviços envolvidos nos empreendimentos civis, sendo elas: a idealização, análises, projetos, planejamentos, construções, operações e manutenções, a partir de abordagens integradas, que devem compreender aspectos teóricos, experimentais (laboratoriais e observacionais) e, principalmente, interdisciplinares. O curso contempla as grandes áreas de Estruturas, Geotecnia, Transportes, Saneamento, Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Construção Civil, capacitando o aluno para produzir resultados que atendam os requisitos de segurança, durabilidade, economia, rapidez, funcionalidade, eficiência e sustentabilidade, de forma otimizada.

Objetivos do curso

A essência da Engenharia é a busca constante por soluções de problemas e aproveitamento de oportunidades, conjugando fundamentos científicos e recursos avançados, atendendo requisitos de segurança, durabilidade, funcionalidade, estética, agilidade e, principalmente, restrições orçamentárias. Assim, a atuação do engenheiro civil é bem diversificada, trabalhando com edifícios, pontes, galpões, estradas, viadutos, aeroportos, linhas de transmissão, barragens, coberturas, estações de tratamento (água e esgoto), sistemas de drenagem, túneis, bueiros, instalações, torres de telefonia etc.
Com os recentes investimentos do governo em grandes empreendimentos, o Brasil experimentou um boom na Engenharia Civil, sendo detectada quantidade insuficiente de Engenheiros para se alcançar os índices de desenvolvimento esperados. Praticamente todas as áreas clássicas da Engenharia Civil se aqueceram: Estruturas, Geotecnia, Construção Civil, Hidráulica, Saneamento, Transportes e Meio Ambiente. Além disso, surgem no país demandas específicas para as atividades de análise, projeto, planejamento, construção, operação, manutenção e até de recuperação de obras.​

 

 

Para quem é?

Grade curricular

Curso: Engenharia Civil

Habilitação: Bacharelado

Número de Vagas Anuais: 100

Turno de Funcionamento: Noturno

Regime de Matrícula: Seriado Semestral

Carga Horária Total: 4.368 horas

Tempo Mínimo para Integralização: 10 semestres

Modalidade de Ensino: Presencial

Acesse Matriz Curricular

Acesse o Calendário Acadêmico

Coordenação

Profº Dr. Marlos José Ribeiro Guimarães. Possui curso Técnico em Eletrotécnica pela Escola Técnica Federal de Goiás – ETFGO/CEFET/IF (1990), graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Goiás – UCG/PUC (1993), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Goiás – UFG (1995), mestrado em Estruturas pela Universidade de Brasília – UnB (2000) e doutorado em Estruturas e Construção Civil pela Universidade de Brasília – UnB (2005). Trabalhou com cálculo e projeto de torres metálicas para telecomunicações. Lecionou em vários cursos superiores de várias universidades da capital. Atualmente atua como coordenador de projeto de pesquisa e desenvolvimento na área de infraestrutura dos sistemas de energia eólica.

A Coordenação do curso de graduação em Engenharia Civil do IPOG é realizada por um profissional com larga experiência na área. Promove atividades e eventos com o propósito de fortalecer a gestão do curso sob sua coordenação, bem como, a integração com outros cursos de graduação e pós-graduação. Busca atualização constante e participa ativamente do processo de melhoria da instituição e cursos por ela ofertados.

Quero investir no meu futuro profissional! Preencha o formulário abaixo e avance na sua carreira

O IPOG

Atualmente o IPOG está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, o que comprova o crescimento do Instituto num segmento de mercado altamente competitivo, que exige modernizações e inovações constantes.

null

A qualidade da aprendizagem aplicada é a razão pela qual 90% dos nossos alunos escolhem o IPOG.

null

Instituição de ensino presente em todo território nacional.

Junte-se a mais de 100.000 estudantes do IPOG agora