Docência na Era Digital - Curso Remoto de Curta Duração

Sobre o curso

Curso Docência na Era Digital - Curso Remoto de Curta Duração
42 horas remotas

Sobre o curso

O Curso Docência na Era Digital é uma capacitação para professores que vislumbram conhecer a essência da atividade docente, a partir de uma abordagem pedagógica inovadora que gera aprendizado, de acordo com as demandas do século XXI.

 

Principalmente agora com todas as mudanças na educação provocadas pela pandemia da Covid-19, esse é um curso essencial, tanto para os profissionais que desejam ingressar na docência, quanto para os professores que já atuam nesta área e estão buscando novos caminhos para se adaptar a este novo mundo altamente conectado.

 

Uma pesquisa recente do Instituto Península (maio/2020) que ouviu 7734 professores brasileiros, aponta que 83% dos entrevistados não se sentem preparados para o ensino virtual.

  1. O momento é propício para se atualizar, conhecer novas metodologias e concepções inovadoras de Educação.

 

Repensar o papel do professor e da carreira docente neste mundo em transformação, inserido numa sociedade complexa, é o grande diferencial deste curso, um desafio urgente e imprescindível neste momento: desenvolver nossa capacidade de adaptação e fortalecer nossas habilidades socioemocionais como um diferencial humano.

 

De caráter prático e vivencial, será estimulado, a todo momento, exercícios práticos e colaborativos através de estudos de caso, discussões em grupo e estratégias de ensino personalizado, onde será possível vivenciar a sala de aula como um ambiente de aprendizagem com toda a sua potência e seus principais desafios.

Resultados

Com este curso você terá uma formação pedagógica, (seja você portador de diploma em graduação superior sem ou com licenciatura), para o exercício da docência na educação superior, tendo o instrumental técnico básico ao exercício profissional pertinente ao universo acadêmico. Assim como a reflexão crítica sobre o papel do professor no século XXI, principalmente em tempos de incerteza;

 

• Conseguirá implementar suas aulas com metodologias ativas, através de técnicas e vivências que atendam as demandas de uma sociedade complexa;

 

• Desenvolverá uma compreensão crítica da relação entre o conteúdo e a forma de ensinar no processo de ensino-aprendizagem;

 

• Conhecendo diferentes abordagens pedagógicas, você vai compreender, distinguir e investigar os diversos aspectos do processo educativo;

 

• Compreenderá os elementos envolvidos na relação ensino-aprendizagem: professor, estudante, recursos, metodologias, técnicas, tecnologias digitais, espaço físico, entre outros;

 

• Desenvolverá competências socioemocionais como a empatia e o vínculo professor/estudante, para que o diálogo seja a base do aprendizado;

 

• Aprenderá a comunicação consciente, que deve ser utilizada por comunicadores de modo geral, palestrantes, instrutores e pessoas que trabalham com desenvolvimento humano.

Para quem é?

  • * Graduados interessados em ingressar-se na carreira do magistério superior;
  • * Portadores de diploma em graduação superior, sem licenciatura e habilitação legal para a docência;
  • * Docentes de outros níveis (médio e fundamental) com vistas à habilitação de docência do ensino superior;
  • * Docentes universitários que desejem qualificar e aprimorar suas atividades profissionais.

Conteúdo

MÓDULO 1 – CONTEXTO

  1. I – As principais tendências da Educação no Brasil e no mundo

1.1 – A educação do século XXI e os desafios da pandemia Covid-19

1.2 – Desafios e perspectivas do mercado de trabalho no ensino superior

1.3 – Conceitos básicos de Educação

 

  1. II – O Papel do Professor no século XXI

2.1 – A construção da Identidade e a reinvenção da prática docente

2.2 – O mindset (mentalidade) do professor

2.3 – Perfil de Professores Universitários: Jogo do Professor Ativo

 

  1. III – O processo de Ensino-Aprendizagem com foco no estudante

3.1 – O poder da empatia e a Teoria das necessidades humanas universais

3.2 – Inteligências múltiplas e as várias formas de aprender

3.3 – Inteligência Emocional e competências socioemocionais

 

 

MÓDULO 2 – POSSIBILIDADES

  1. IV – Ensino híbrido e Metodologias Ativas: um novo olhar para a Educação

4.1 – Métodos e técnicas de ensino

4.2 – Competência do professor no uso dos Recursos e Técnicas

4.2 – O diálogo como base do processo de ensino-aprendizagem

 

  1. V – Mindset (Mentalidade) como base de mudança

5.1 – Os diferentes tipos de mindset: fixo e de crescimento

5.2 – O mito da média e a importância do ensino personalizado

5.3 – Ferramentas e tecnologias digitais

 

  1. VI – A Sala de Aula virtual e presencial como um ambiente de aprendizagem

6.1 – Fundamentos da sala de aula invertida

6.2 – O ambiente como espaço de aprendizagem

6.3 – Exercícios em grupo e rotação por estações

 

 

MÓDULO 3 – APLICAÇÃO PRÁTICA

  1. VII – Planejamento e Práticas Educativas

7.1 – Plano de Ensino e Plano de Aula

7.2 – O fluxo da aula e seus principais elementos didáticos

7.3 – Processo de avaliação

 

  1. VIII – Vivência: do conteúdo à prática

8.1 – A organização prática dos vários elementos de um Plano de Aula

8.2 – Simulação de Planos de aula na Prática

8.3 – Os princípios da educação online no processo de aprendizagem significativa

 

  1. Carga horária 42h

Professora

DRª MARIA EUGÊNIA S.A. CAMARGO FERNANDES  (MARÔ CAMARGO)

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP (FEUSP), São Paulo na área de Cultura, Organização e Educação, com pesquisa desenvolvida na APA EMBU Verde, município de Embu das Artes, região metropolitana de São Paulo. Realizou estágio de doutorado sanduíche com bolsa Capes/Fulbright na Ohio State University em Columbus Ohio (EUA) com objetivo de aprofundar os estudos sobre a metodologia The World Café – metodologia ativa de diálogo e facilitação de grupos para assuntos complexos (2015).

Possui graduação em Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura) pela Universidade de São Paulo (2002). Mestrado em Ciência Ambiental pelo Procam/USP (2006) com dissertação sobre metodologias participativas como jogos de papéis (role-playing games) para negociação de conflitos socioambientais.

Foi professora do SENAC SP no curso de pós graduação em Educação Ambiental (2008-2014). Atualmente atua como professora universitária convidada na PUC Campinas – Curso de pós-graduação em Desenvolvimento do Potencial Humano nas Organizações, responsável pela disciplina: Diversidade e desenvolvimento de potencias e no IPOG (modalidades: EaD, blended e presencial).

Consultora em projetos educativos, de sustentabilidade, diálogo e comunicação não violenta, Empreendedora digital, Youtuber, Criadora de conteúdo e influenciadora no projeto Conversa em Ação, desde 2015, um canal de comunicação onde divulga boas práticas de inovação em educação por meio de estudos de caso, projetos inspiradores e cursos online. Tem experiência multidisciplinar com ênfase em formação de lideranças, educação de adultos, formação de professores e facilitação de processos participativos.

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