Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica - Pós-Graduação Remota

Sobre o curso

Curso Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica - Pós-Graduação Remota
432 horas/aula Remotas

Sobre o curso

O Especialista em Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica terá conhecimentos e habilidades plenas para o desenvolvimento de ações, com foco no usuário do medicamento, para que este alcance resultados positivos em seu tratamento.

Poderá atuar em empresas privadas e órgãos públicos, no âmbito da farmácia e drogaria, farmácia hospitalar, unidades básicas de saúde, serviços de atendimento ao consumidor de indústrias farmacêuticas, em programas de farmacovigilância, em programas de desenvolvimento de medicamentos genéricos, em programas de monitoração terapêutica em hospitais e laboratórios de análises clínicas, além de programas de acompanhamento de pacientes.

 

A formação deve desenvolver competências para a atuação do profissional farmacêutico nas equipes multidisciplinares de saúde, levando diversos benefícios, como a redução dos índices de erros de medicação, de doenças secundárias, de interações medicamentosas e alimentares, além do aumento da adesão ao medicamento.

 

Para o farmacêutico exercer plenamente seu Âmbito Profissional e ter uma visão focada no paciente, se faz necessário complementar os conhecimentos adquiridos na graduação, para que o torne apto ao exercício da Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica.

O que você vai aprender?

• Você se tornará um profissional capaz de aplicar uma metodologia adequada e sistematizada que permitirá identificar, resolver e prevenir os Problemas Relacionados aos medicamentos, e os Resultados Negativos Associados aos Medicamentos, assegurando assim, ao usuário, uma farmacoterapia efetiva e segura;

 

• Será capaz de elaborar projetos estruturados, com protocolos adequados e técnicas seguras e eficientes em Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica, na busca da melhoria da qualidade de vida dos pacientes;

 

• Irá adquirir habilidades com foco na dispensação de medicamentos e materiais para a saúde, nas boas práticas de prescrição farmacêutica, no acompanhamento farmacoterapêutico, na farmacovigilância, na farmacoepidemiologia e na promoção à saúde;

 

• Desenvolverá habilidades em semiologia, comunicação interpessoal, farmacologia clínica, terapêutica e transtornos menores.

Para quem é?

Farmacêuticos, Bioquímicos, Farmacêuticos Industriais e Farmacêuticos Generalistas, que atuam ou pretendem atuar diretamente com pacientes, usuários de medicamentos, nos diversos ambientes de trabalho, como: Farmácia Pública, Farmácia Hospitalar, Indústria Farmacêutica, Laboratório de Análises Clínicas, Assistência Domiciliar, Serviços de Farmacovigilância, Atenção Ambulatorial, Centros Universitários de Ensino e Pesquisa, Centro de Informação de Medicamentos, Consultórios Multidisciplinares, Serviços de Atendimento ao Consumidor (SAC) e Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Grade curricular

1- Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica: Ferramentas para Implantação e Aspectos Legais

2- Fisiologia Humana Aplicada

3- Farmacologia Clínica e Farmacocinética Clínica

4- Segurança do Paciente: Farmacovigilância e Farmacoepidemiologia

5- Consultório Farmacêutico: Solicitação e Interpretação de Exames Laboratoriais

6- Consultório Farmacêutico: Semiologia e Comunicação Interpessoal

7- Prescrição em Transtornos Menores: Cefaleia, Diarreia, Dor, Inflamação, Febre, Gripe, Resfriado, Rinite Alérgica, Tosse e Micose.

8- Prescrição em Transtornos Menores: Suplementos Alimentares e Demais Categorias de Alimentos

9- Cuidado Farmacêutico ao Paciente Cardiopata: Fisiopatologia e Farmacoterapia

10- Cuidado Farmacêutico ao Paciente com Doenças Endocrinológicas: Fisiopatologia e Farmacoterapia

11- Cuidado Farmacêutico na Antibioticoterapia

12- Desenvolvimento Integral do Potencial Humano.

Coordenação

VANDRÉ MATEUS LIMA

Farmacêutico (1997) pela Universidade Camilo Castelo Branco – SP; Mestre em Ciências da Saúde com ênfase em Atenção Farmacêutica (2009) pela Faculdade de Medicina do ABC; Especialista em Farmácia Hospitalar pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH); Especialista em Farmácia Clínica pela SBRAFH; Oficial Farmacêutico da Polícia Militar do Estado de São Paulo; Coordenador e Professor de cursos de pós-graduação; Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar; Consultor Farmacêutico.

 

 

MARCELO POLACOW BISSON

Farmacêutico pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (USP); Mestre e Doutor em Farmacologia e Terapêutica pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (UNICAMP); Especialista em Farmácia Hospitalar pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH). Especialista em Farmácia Clínica pela SBRAFH. Experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Farmacoeconomia e Pesquisa de Desfechos, Farmácia Clínica, Farmácia Hospitalar e Atenção Farmacêutica. Oficial Farmacêutico da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Membro da International Society for Pharmacoeconomics and Outcome Research (Brazilian Chapter). Presidente Nacional da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar.

Quero investir no meu futuro profissional! Preencha o formulário abaixo e avance na sua carreira

O IPOG

Atualmente o IPOG está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, o que comprova o crescimento do Instituto num segmento de mercado altamente competitivo, que exige modernizações e inovações constantes.

null

A qualidade da aprendizagem aplicada é a razão pela qual 90% dos nossos alunos escolhem o IPOG.

null

Instituição de ensino presente em todo território nacional.

Junte-se a mais de 100.000 estudantes do IPOG agora