Pós-Graduação em Dependência Química e Saúde Mental: Avaliação, Prevenção e Tratamento

Sobre o curso

Curso Pós-Graduação em Dependência Química e Saúde Mental: Avaliação, Prevenção e Tratamento
432 Hrs

Sobre o curso?

O uso de substâncias entorpecentes compreende hoje um desafio para a comunidade mundial, sendo um problema de natureza pessoal, implicando diretamente ao indivíduo que a utiliza, e social, promovendo impacto sobre a sociedade através das diversas consequências impostas para a comunidade, sejam estas no âmbito de segurança, saúde pública e estruturação social (WHO, 2000).
Cerca de 5% da população adulta do mundo (entre 15 e 64 anos), 250 milhões de pessoas usou ao menos um tipo de droga em 2014 de acordo com o Relatório Mundial sobre Drogas (UNODC, 2016). O relatório sugere, ainda, que o número de quem apresenta transtorno relacionado ao uso de substâncias aumentou desproporcionalmente pela primeira vez nos últimos seis anos de pesquisa.
Compreender as variáveis que permeiam o comportamento de consumir substâncias é importante para intervenção sob o fenômeno.

Curso com 18 módulos.

O que irá aprender?

– Conhecimento teórico e diagnóstico para classificação dos principais transtornos relacionados ao uso de substâncias psicoativas;

– Conhecimento aprofundado a respeito dos transtornos mentais, principalmente àqueles relacionados aos transtornos adictivos e suas comorbidades;

– Novo arsenal conceitual para abordagem dos fenômenos psicopatológicos;

– Instrumento técnico para intervenção frente aos fenômenos psicopatológicos, bem como, práticas baseadas em evidências;

– Conceitos e técnicas para atuar frente a demandas de natureza psicopatológica, psicológica e emocional, em contextos individuais ou de grupos.

Pra quem é o curso!

Profissionais com formação superior em Psicologia e Medicina, Enfermagem, Serviço Social e demais cursos da área de saúde que desejem aperfeiçoar suas habilidades para intervenções em comportamentos adctivos.

Grade Currícular

1) Classificação e Histórico do Uso de Drogas: aspectos sociais, culturais e ritualísticos;

2) A Ação das Drogas no Organismo e seu Potencial de Dependência;

3) Diagnóstico, Avaliação e Intervenção Precoce Frente ao Contexto de Dependência Química;

4) Desenvolvimento Integral do Potencial Humano I;

5) Co-ocorrências e Alterações em Quadros de Transtornos Adictivos: as comorbidades possíveis junto à dependência química;

6) Farmacologia e Neurobiologia do Consumo de Drogas: entendendo para intervir;

7) Tratamentos Baseados em Modificação de Comportamento;

8) Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC): as relações entre cognições e o comportamento de usar drogas;

9) Plano de Prevenção às Recaídas (PPR): viabilizando a manutenção da abstinência;

10) Treinamento de Habilidades Sociais (THS): desenvolvendo habilidades de enfrentamento;

11) Técnicas em Entrevista Motivacional: mobilizando o indivíduo a promover mudanças em sua vida;

12) Manejos em Situações de Crise: como intervir quando há o perigo do dano a si ou à terceiros;

13) Craving: técnicas de mapeamento e intervenção para manejo da fissura;

14) Terapia de Grupo e Família: desenvolvimento de habilidades para condução e manejo de grupos;

15) Políticas Públicas: o papel do estado no manejo do transtorno por uso de substâncias;

16) Laboratório: adquirindo habilidade para aplicação de escalas, protocolos e inventários para avaliação dos comportamentos dependentes;

17) Intervenção em Comportamentos Codependentes: o contexto de tratamento da família;

18) Tópicos Avançados em Dependência Química;

*As disciplinas não seguem obrigatoriamente essa ordem

Coordenação

Vinícius Pereira Pinto Xavier – Graduado em Psicologia pela (PUC-GO). Mestre em Psicologia pela (PUC-GO). Doutor em Psicologia com área de concentração em Processos Clínicos, Psicologia Experimental , Análise Experimental do Comportamento e Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia Comportamental, com ênfase em Psicologia Experimental e Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: Comportamento do Consumidor, Análise Clínica do Comportamento e Behaviorismo Radical. Atuação clínica nos comportamentos humanos complexos, tais como dependências químicas e comportamentos adictivos, transtornos de ansiedade, de personalidade, de humor, esquizofrenia. Membro da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC) e Análise do Comportamento Brasil (ACBr).

Edson Teixeira Alvares Júnior – Psicólogo, Psicoterapeuta e Administrador de Empresas. Atuou como Gerente de Marketing e Gerente de Produtos em Bancos de Varejo. Na 3M – Divisão de Sistemas Visuais – Austin/ TEXAS – USA, atuou em Projeto de Segmentação e Prospecção de Mercado. Diretor de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. Ampla experiência acadêmica como Coordenador de Curso, Diretor Geral e Reitor em instituições de ensino superior. Como docente, atua nas áreas de Administração (com ênfase em Planejamento Estratégico, Mercadologia,) e Psicologia (Psicologia e Comportamento Organizacional, Gestão de Pessoas e Liderança). Como Professional Master Coach, trabalha como Coach de Vida, Coach de Carreira, Coach Executivo e Constelações Organizacionais. Mestre em Administração de Empresas pela EAESP-FGV / The University of Texas – Austin/TEXAS – USA. Especialista em Desenvolvimento do Potencial Humano pelo IPOG. Especialista em Administração Universitária pela PUC-GO e OUI – Organização Universitária Interamericana e IGLU – Instituto de Gestão e Liderança Universitária. Especialista em Consultoria, Coaching e Constelações Sistêmicas Organizacionais – IBS-Sistêmicas.

Quero investir no meu futuro profissional! Preencha o formulário abaixo e avance na sua carreira

O IPOG

Atualmente o IPOG está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, o que comprova o crescimento do Instituto num segmento de mercado altamente competitivo, que exige modernizações e inovações constantes.

null

A qualidade da aprendizagem aplicada é a razão pela qual 90% dos nossos alunos escolhem o IPOG.

null

Instituição de ensino presente em todo território nacional.

Junte-se a mais de 100.000 estudantes do IPOG agora