MBA Engenharia Portuária

Sobre o curso

Curso MBA Engenharia Portuária
432 horas/aula

Sobre o curso

O desenvolvimento profissional de entendimento, modelagem e implantação de novos projetos no campo portuário é uma necessidade concreta para todas as empresas ligadas ao setor!

Portanto, o MBA em Engenharia Portuária visa suprir essa procura das empresas em ter profissionais com especialização na área portuária. Nossos alunos deverão desenvolver uma visão sistêmica dos Portos e de toda área portuária, assim como analisar tecnicamente a sua infraestrutura.

O que irá aprender?

– Promover o conhecimento específico na área da Engenharia Portuária, capacitando profissionais para exercerem diversas funções dentro de uma empresa voltada para o Transporte Aquaviário.

– Permitir a interação de diferentes órgãos (controle e operação) sobre assuntos técnicos e teóricos ligados ao Transporte Aquaviário, englobando a construção de novos Portos e Terminais de Uso Privados (TUP), a manutenção do Portos já existentes e as melhorias essenciais ao crescimento da demandas e à integração logística intermodal.

Pra quem é o curso!

Profissionais graduados em Engenharia (Naval, Hídrica, Produção, Civil, Mecânica, Elétrica, Ambiental, Segurança do Trabalho, Computação, Eletrônica dentre outras), Geologia, Geografia, Geotecnia, Administração, Economia, Direito e Logística, assim como as demais profissões da área de Ciências Exatas, incluindo Tecnólogos ligados à Engenharia Naval (Operação e Administração de Sistemas de Navegação Fluvial, Saneamento Ambiental, Controle de Obras, Gestão Ambiental dentre outros) que tenham contato com meio Aquaviário e possam exercer tais funções dentro de suas empresas. Os níveis de aprendizado englobam os seguintes cargos: Técnicos (Analistas e Supervisores), Especialistas (Gerentes e Coordenadores) e Gestores (Diretoria e Superintendência).

Formação curricular

1. Sistema Aquaviário Brasileiro
2. Licitações e contratos de Obras de Infraestrutura Portuária
3. Tópicos de Direito Portuário
4. Infraestrutura Portuária
5. Desenvolvimento Integral do Potencial Humano
6. Terminais de uso privativo (TUP) e áreas arrendadas
7. Monitoramento de Impactos Ambientais em Áreas Portuárias
8. Dragagem, Navegação e Sinalização Náutica
9. Cabotagem
10. Portos Fluviais
11. Logística Portuária, Estudos de demanda e análise de Hinterlândia
12. Regulação Portuária e Modelos de Parcerias de Investimentos

Coordenação

EDESIO ELIAS LOPES

Doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-SC), na área de Infraestrutura Viária. Engenheiro e Mestre em Engenharia Civil. Diretor na empresa BMT AEC, na qual atua com projetos de infraestrutura em BIM e Consultor Técnico INMETRO/Cgcre/Dicap, junto ao programa de acreditação de organismos de inspeção de projetos e obras de infraestrutura. Foi colaborador da IDP engenharia (empresa sediada na Espanha) em projetos voltados para infraestrutura de transportes, logística e mobilidade urbana. Atuou por 9 anos como pesquisador no LabTrans/UFSC em projetos relacionados a infraestrutura de transporte em órgão federais e estaduais.

Quero investir no meu futuro profissional! Preencha o formulário abaixo e avance na sua carreira

O IPOG

Atualmente o IPOG está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, o que comprova o crescimento do Instituto num segmento de mercado altamente competitivo, que exige modernizações e inovações constantes.

null

A qualidade da aprendizagem aplicada é a razão pela qual 90% dos nossos alunos escolhem o IPOG.

null

Instituição de ensino presente em todo território nacional.

Junte-se a mais de 100.000 estudantes do IPOG agora