MBA Engenharia de Sistemas de Gestão da Segurança dos Alimentos

Sobre o curso

Curso MBA Engenharia de Sistemas de Gestão da Segurança dos Alimentos
432 horas/aula

Sobre o curso

Este MBA propõe uma abordagem integrada para a produção de alimentos seguros, preparando o aluno para ser um profissional de alta performance, dotado de competências que lhe permitam oferecer resultados concretos às indústrias de alimentos, insumos e embalagens, aplicando conceitos como otimização de processos, gestão da qualidade, gestão de pessoas, gestão ambiental e custos industriais.

Não basta à indústria de alimentos produzir itens com uma boa aparência, uma textura adequada, um bom sabor e odor. Acima de tudo, alimentos precisam ser seguros, ou seja, inócuos à saúde dos consumidores, plenamente livres de contaminantes, sejam eles químicos, físicos ou microbiológicos, produzidos com base em modelos como Food Safety, HACCP, APPCC, Good Manufacturing Pratice e outros.

O que irá aprender?

– Qualificação com competência para implantar e gerenciar sistemas de gestão da qualidade fortemente embasados em Food Safety, com competência nos temas Análise de Perigos em Pontos Críticos de Controle (HACCP), Boas Práticas de Fabricação (GMP), Manejo Integrado de Pragas (MIP), além de desenvolver competências para tratamento de problemas e melhoria contínua de processos industriais em toda extensão da cadeia produtiva.

– Desenvolver uma visão que busque sempre a produção de produtos alimentícios seguros para a saúde dos consumidores, considerando o melhor custo/benefício, além de planejar e gerenciar processos, garantindo controle, desenvolvimento de ações de monitoramento, avaliação técnica, análise crítica, abordando de forma conjunta os temas produtividade, qualidade, gestão ambiental e gestão de pessoas.

– Tornar-se profissional aptoa a atuar nas tarefas de supervisionar, coordenar, gerenciar, dirigir e orientar tecnicamente melhorias nos processos da indústria de alimentos, seus insumos e embalagens, a sua operacionalização e controle, considerando sempre as tecnologias mais apropriadas, a diminuição dos custos de produção e de não qualidade e a segurança dos alimentos como condição imperativa.

Pra quem é esse curso!

Profissionais graduados em Engenharia de Alimentos, Química de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Química, Química Industrial, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia da Qualidade, Farmácia, Biotecnologia, Administração de Empresas e áreas afins.

Formação curricular

– Introdução à Legislação de Alimentos e Bebidas (MAPA e ANVISA);

– Manejo Integrado de Pragas (MIP);

– Good Manufacturig Pratice (GMP) / Boas Práticas de Fabricação (BPF);

– Tópicos Especiais sobre Tecnologias Industriais para Conservação de Alimentos;

– Hazard Analysis & Critical Control Points (HACCP) / Análise de Perigos em Pontos Críticos de Controle (APPCC);

– Tópicos Avançados em Microbiologia para Alimentos e Bebidas;

– Desenvolvimento Integral do Potencial Humano;

– Controle de Riscos Especiais: Alergênicos, Corpos Estranhos (vidros e plásticos rígidos) e Defensivos;

– Sistemas de Gestão da Segurança de Alimentos: Food Safety FSSC 22000;

– Auditorias Internas na Indústria de Alimentos.11) Total Quality Management (TQM);

– Sistemas de Gestão da Qualidade: Norma ISO 9001;

– Sistemas de Gestão Ambiental: Norma ISO 14001;

– Gestão Estratégica de Custos;

– Engenharia de Produtos: QFD e DOE;

– Controle Estatístico de Processos (CEP) Aplicado à Redução de Falhas;

– Diagnóstico e Consultoria Organizacional;

– Liderança Organizacional e Ferramentas de Coaching.

Coordenação

MARCO TÚLIO BERTOLINO: Químico e Ms.C. em Engenharia Ambiental, Lead Assessor em Gestão da Qualidade (ISO 9001) com formação reconhecida pela IRCA (International Register of Certified Auditors) e em Segurança dos Alimentos (ISO 22000) com formação reconhecida pelo RAC (Registro de Auditores Certificados). Possui treinamento em HACCP. Acreditado pelo International HACCP Alliance. Profissional com mais de 20 anos de experiência no Segmento Industrial em Gestão de Negócios, Qualidade, Segurança de Alimentos e Gestão Ambiental, com know how adquirido na Gestão de Processos e Operações Industriais. Avançado conhecimento em TQM (Total Quality Management), HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points) e nas Normas ISO 9001, ISO 22000/ FSSC 22000 e ISO 14001, tendo conduzido implantação e gerenciamento em processos de certificações com êxito. Conduziu a implantação com êxito da primeira empresa no Brasil certificada na FSSC 22000. Em empresas, vem atuando no setor de Aromas, Aditivos e Condimentos, Produção de Frutas Desidratadas, Produção de Aromas via Spray-drier, Moinho de Trigo, Pastifício de Massa Seca e Instantânea, na Fabricação de Biscoitos e de Derivados de Coco (leite, creme, água e coco ralado).

Quero investir no meu futuro profissional! Preencha o formulário abaixo e avance na sua carreira

O IPOG

Atualmente o IPOG está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, o que comprova o crescimento do Instituto num segmento de mercado altamente competitivo, que exige modernizações e inovações constantes.

null

A qualidade da aprendizagem aplicada é a razão pela qual 90% dos nossos alunos escolhem o IPOG.

null

Instituição de ensino presente em todo território nacional.

Junte-se a mais de 100.000 estudantes do IPOG agora