Green Belt Lean Six Sigma - Curso Remoto de Curta Duração

Sobre o curso

Curso Green Belt Lean Six Sigma - Curso Remoto de Curta Duração
60 horas/aula Remotas

Sobre o curso

O Six Sigma é uma metodologia gerencial que reúne uma série de ferramentas estatísticas e de qualidade, destinadas à análise e orientação da gestão dos processos de uma empresa, contribuindo com a busca e adoção das melhores práticas e com o alcance de resultados cada vez mais qualificados e competitivos.

 

Nesse curso de curta duração Green Belt Lean Six Sigma do IPOG, você desenvolverá a habilidade de liderar projetos de melhoria, utilizando a metodologia Lean Six Sigma e suas ferramentas, conseguindo:

 

• Destreza na análise de dados;

 

• Resolver problemas complexos das organizações;

 

• Utilizar ferramentas e técnicas para visualizar e organizar processos;

 

• Liderar equipes em projetos de melhoria e gerenciar processos por meio de indicadores.

 

 

  1. O conteúdo do curso é alinhado com as recomendações da American Society for Quality – ASQ.

 

Conta ainda com experimentos didáticos e metodologias ativas de ensino (Active Learning) para ilustração de conceitos importantes da metodologia Lean Six Sigma.

Sempre com o professor, o aluno desenvolve casos práticos durante todo o curso, utilizando softwares estatísticos para análise e tomada de decisão.

 

 

O curso também aborda uma ferramenta poderosa de otimização de processos, que é o Planejamento de Experimentos (DOE – Design of Experiments), conteúdo estruturado a partir de capacitação e vivência do Coordenador do curso na Sloan Escola de Negócios do Instituto Massachusetts de Tecnologia (MIT/EUA).

 

Os professores, além de ampla vivência industrial no tema, são Doutores em Engenharia de Produção com ênfase em Gestão e Otimização de Processos.

O que você vai aprender?

Após esse curso você conseguirá conduzir projetos de melhoria em processos empresariais através da metodologia DMAIC (Define, Measure, Analyze, Improve, Control).

 

Além disso, vai trabalhar obtendo: maximização do lucro, rendimento, capacidade dos processos (CPK, PPK), produtividade, eficiência, OEE e, em paralelo, a minimização de desperdícios, defeitos, erros, falhas e custos, com foco nos requisitos e desejos dos clientes.

Para quem é?

Gerentes, Engenheiros, Administradores de Empresas e demais profissionais que serão líderes de equipes Lean Six Sigma.

Grade curricular

MÓDULO I: ETAPA DEFINE

 

1) Introdução ao Lean Six Sigma;
2) Identificação do cliente e voz do cliente;
3) Desdobramento da Função Qualidade QFD (Quality Function Deployment);
4) Gráfico de Pareto;
5) Variáveis CTQ’s (Critical to Quality);
6) Seleção do projeto;
7) Definição do problema;
8) Contrato do projeto;
9) Relatórios da qualidade;
10) Reuniões de brainstorming;
11) Espinha de peixe;
12) Mapas de processos e SIPOC;

 

 

MÓDULO II: ETAPA MEASURE

 

1) Estatística Básica: estatística descritiva, tipos de dados, distribuições estatísticas, histograma, distribuição normal, padrão, teste de normalidade;
2) Tipos de dados;
3) Variação;
4) Baseline;
5) Repetibilidade, reprodutibilidade e Gage R&R para dados contínuos;
6) Método Crossed;
7) Coleta de dados;
8) Subgrupos racionais;
9) Capabilidade de “longo” e “curto” prazos;
10) Z-bench, nível sigma do processo e defeitos por milhão de operações (DPMO);

 

 

MÓDULO III: ETAPAS ANALYZE E IMPROVE

 

1) Análise estatística: gráficos gerenciais do Minitab e teste de hipóteses;
2) Delineamento de Experimentos (DOE): fatoriais completos, fatoriais especiais de Plackett-Burman, modelo matemático e validação, otimização de múltiplas respostas com Desirability e simulações computacionais;
3) FMEA;
4) 5S;
5) Kaizen;
6) Planos de Ações 5W2H;

 

 

MÓDULO IV: ETAPA CONTROL

 

1) Estabilidade do processo
2) Cartas de controle
3) Tipos de cartas de controle (Xbarra-R, Xbarra-S, I-MR, p, np, C e u)
4) Detecção da falta de controle
5) Interpretação das cartas
6) Poka Yoke
7) Manutenção Produtiva Total (TPM) e Engenharia da Confiabilidade 8) Relatório Final

Coordenação

COORDENADOR E PROFESSOR TITULAR:

DR. LEANDRO VALIM DE FREITAS

Graduado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (USP), com aperfeiçoamento em Design of Experiments (DOE) pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT/USA) na MIT Sloan School of Management, pós-graduado em MBA Gestão da Produção, Mestre em Engenharia Mecânica e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Certificado Master Black Belt pela The Council for Six Sigma Certification – Official Industry Standard for Six Sigma Accreditation. É Profissional Sênior na indústria de óleo e gás onde atua há 14 anos. É Professor Visitante de pós-graduação na USP e Professor Visitante de MBA na UNESP e no IPOG há 8 anos. Foi Professor Visitante na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), conselheiro da diretoria da Associação Brasileira de Estatística (ABE) e Perito Judicial credenciado pelo Conselho Regional de Química (CRQ-IV). Foi Editor Chefe do livro “Multivariate Analysis in Management, Engineering and the Sciences” (2013), um dos autores do livro “Fuel Injection in Automotive Engineering” (2012) e do livro “Design of Experiments: Applications” (2013) da editora europeia InTech, além de revisor e membro de corpo editorial de revistas internacionais na área de Estatística e Engenharia de Produção. Atua principalmente em Planejamento e Otimização de Experimentos, Controle Estatístico da Qualidade e Análise Multivariada.

Quero investir no meu futuro profissional! Preencha o formulário abaixo e avance na sua carreira

O IPOG

Atualmente o IPOG está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, o que comprova o crescimento do Instituto num segmento de mercado altamente competitivo, que exige modernizações e inovações constantes.

null

A qualidade da aprendizagem aplicada é a razão pela qual 90% dos nossos alunos escolhem o IPOG.

null

Instituição de ensino presente em todo território nacional.

Junte-se a mais de 100.000 estudantes do IPOG agora