Curso de Projeto e Execução de Instalações Prediais: Hidráulica, Elétrica, Sanitárias, Água Pluviais e Gás - Curso Remoto

Sobre o curso

Curso Curso de Projeto e Execução de Instalações Prediais: Hidráulica, Elétrica, Sanitárias, Água Pluviais e Gás - Curso Remoto
56 horas/aula Remotas

Sobre o curso

Segundo informações, o custo das instalações hidráulicas em uma obra é cerca de 7 a 11% e das instalações elétricas é de cerca de 5 a 7%. No entanto, quando projetos são realizados sem os devidos cuidados e a observância das normas adequadas, as instalações são feitas de forma inadequada levando ao aumento do custo da construção e desperdício de materiais.

Desse modo, é muito importante que os projetos de instalações prediais sejam realizados por profissionais que entendam o que estão fazendo, pois isso facilita no momento da execução das instalações.

Esse curso abrange todos os principais projetos de instalações prediais, como: hidráulica, elétrica, sanitárias, águas pluviais e gás. Aborda também a execução das instalações observando as normas respectivas.

SE O TEMPO É CURTO, APROVEITE!

Os cursos de curta duração do IPOG têm como objetivos: atualizar o seu conhecimento em um menor espaço de tempo; expandir suas técnicas e reciclar as práticas de sua profissão de forma rápida, sem perder a qualidade. Não é necessário possuir curso superior, basta ter iniciativa e vontade de se desenvolver profissionalmente.

Objetivos do curso

Você estará preparado para elaborar projetos e gerenciar instalações prediais, incluindo hidráulica, elétrica, sanitárias, águas pluviais e gás. O diferencial do IPOG é trazer conteúdo e experiência de mercado, unindo a parte teórica e prática.

Para quem é?

Profissionais de engenharia e arquitetos, interessados em conhecer sobre projetos e instalação predial, incluindo hidráulica, elétrica, sanitárias, águas pluviais e gás.

Grade curricular

1) PROJETO E EXECUÇÃO DE INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS

Elementos que constituem um sistema predial de água fria; entrada e fornecimento de água fria; medição de água; sistemas de abastecimento; rede de distribuição; reservatórios; projetos das instalações; materiais utilizados; dimensionamento e cálculo do sistema; parâmetros hidráulicos de escoamento; método do consumo máximo provável e possível; pressões mínimas e máximas; dispositivos controladores de pressão; sistema elevatório; perdas de carga nas canalizações; elementos que constituem um sistema predial de água quente; estimativa de consumo; sistemas de aquecimento e tipos de aquecedores; dimensionamento e cálculo de aquecedores; sistema de aquecimento solar; projeto da rede de distribuição de água quente; projeto das instalações; materiais utilizados; dimensionamento e cálculo das tubulações; parâmetros hidráulicos do escoamento; Normas NBR 5626 e NBR7198; Exercícios de aplicação de todo o conhecimento adquirido.

2) PROJETO E EXECUÇÃO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

Normas elétricas; projeto de instalações elétricas; fornecimento de energia elétrica; solicitação de ligação de energia junto à concessionária; limites para o fornecimento; carga total instalada; tipos de ligação; critérios para a instalação do padrão de entrada; entrada de energia elétrica; ponto de entrega; poste particular e pontalete; ramal de ligação; interfaces do ramal de ligação; entrada aérea e subterrânea; quadro de medição; localização do quadro de distribuição no projeto arquitetônico; equipamentos e suas interfaces com o projeto arquitetônico; instalação de equipamentos e de aparelhos especiais; conceito de potência elétrica, tensão e corrente; fator de potência; triângulo de potências; potência elétrica total instalada; cálculo do consumo; quadros de distribuição de circuitos; alimentação do quadro de distribuição; elementos componentes e dimensões do quadro; critérios para previsão de circuitos; localização no projeto arquitetônico; subdivisão dos quadros de distribuição no projeto arquitetônico; interfaces do quadro de distribuição com o projeto arquitetônico; prumada elétrica e caixas de passagem; previsão de shafts e áreas técnicas no projeto arquitetônico; circuitos da instalação, de distribuição e terminais; divisão de circuitos e critérios; limites de potência para os circuitos terminais; cálculos; dispositivos de proteção para baixa tensão; tipos de disjuntores; disjuntor termomagnético e diferencial residual; aterramento do sistema e da entrada consumidora; barramento equipotencial. Aterramento do quadro de distribuição de energia e dos aparelhos eletrodomésticos; componentes utilizados nas instalações elétricas; dimensionamento de eletrodutos; caixas; condutores de eletricidade e dimensionamento; dispositivos de manobra; tipos de interruptores e dimensionamento; tomadas de corrente; tomadas de uso geral e de uso específico; cálculo da quantidade mínima de tomadas e potência mínima; luminotécnica; interfaces da iluminação com o projeto arquitetônico; aparelhos de iluminação; estudo das cores na iluminação dos ambientes; tipos de lâmpadas; projeto de iluminação; dimensionamento e cálculo de iluminação; iluminação residencial, comercial e industrial; iluminação e o consumo de energia em residências; sistemas de condicionamento de ar; tipos de refrigeração; dimensionamento e cálculo da carga térmica; Normas NBR 5410 e NBR 8995; Exercícios de aplicação de todo o conhecimento adquirido

3) PROJETO E EXECUÇÃO DE INSTALAÇÕES SANITÁRIAS E DE ÁGUAS PLUVIAIS

Elementos que constituem o sistema de esgoto; instalações em pavimentos térreos e pavimentos superiores; traçado das tubulações; projeto das instalações; interfaces das prumadas com os elementos estruturais; sistemas de shafts; dimensionamento e cálculo das tubulações; ramais de descarga, de esgoto e com efluentes de gordura; tubos de queda e de gordura; sistema de ventilação; subcoletores de esgoto; caixas de inspeção e gordura; coletor predial; materiais utilizados; elementos que constituem o sistema de águas pluviais; vazão de projeto; intensidade pluviométrica e período de retorno; áreas de contribuição de vazão; dimensionamento e cálculo de calhas, de condutores verticais e horizontais; materiais utilizados; níveis do terreno e condutores horizontais; Normas NBR8160 e NBR10844; Exercícios de aplicação de todo o conhecimento adquirido.

4) PROJETO E EXECUÇÃO DE INSTALAÇÕES DE GÁS

Rede de distribuição interna para gases combustíveis em instalações residenciais e comerciais; Tipos de instalações de gás para edifícios residenciais e comerciais; materiais empregados; tubos e conexões; sistemas de medição; dispositivos de regulagem de pressão; especificação de traçado da rede para construção e montagem; condições para instalação; dispositivos de segurança; comissionamento e ensaios de estanqueidade; dimensionamento e instalação de aparelhos a gás para uso residencial; gás natural (GN); entrada de gás, regulador de pressão, sistema de medição; rede interna, distribuição, medição individualizada. Gás Liquefeito de Petróleo (GLP); rede interna, medição individualizada, distribuição; dimensionamento de instalação para edifícios residenciais e comerciais; dimensionamento de central de GLP; Norma NBR 13103; Exercícios de aplicação de todo o conhecimento adquirido.

Coordenação

FLÁVIO AUGUSTO SETTIMI SOHLER, PHD., DSC., MSC., PMI-PMP, PMI-RMP
Pós-Doutor em engenharia civil pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (Portugal) e Universidade de Hamburg-Harburg, Alemanha. Doutorado em engenharia civil na UFRGS. Doutor em Psicologia Organizacional pela PUC-GO. Mestre em Engenharia de Produção pela PUC-RJ. Graduado em engenharia civil, e Especialista em Análise de Sistemas e Telecomunicações pela PUC-RJ. Especialista em Project Finance pela USP. Possui a certificação do Project Management Institute-USA (PMI) como Project Management Professional (PMP) e Risk Management Professional (RMP). Possui as certificações de Microsoft Certified Trainer (MCT), Microsoft Certified Professional (MCP), Microsoft Certified Professional + Internet (MCP+I), Microsoft Certified Systems Engineer (MCSE), Certified Lotus Specialist (CLS) e Certified Lotus Professional (CLP), Certified Novell Administrator (CNA), Certified Novell Engineer (CNE) e Master CNE (MCNE). Elaborou projeto selecionado pelo CNPq para pós-doutorado no exterior com o tema “Segurança de Barragens: uma abordagem patológica de riscos qualitativos e quantitativos”. Membro do “Project Management Institute” (PMI) e do comitê de elaboração da ABNT NBR 31000 de Riscos. Possui 20 anos de experiência em gestão de projetos e riscos em diversos empreendimentos e projetos e em planejamento estratégico, como professor e consultor de diversas empresas, ministrando cursos e treinamentos em diversas empresas dos mais variados segmentos; Palestrante em congressos, seminários e cursos nacionais e internacionais; Gerente de Projetos de Pesquisa & Desenvolvimento para ANEEL e FINEP; Coordenador do Escritório de Riscos da Eletrobrás para projetos de geração e transmissão; Coordenador e Professor no IPOG no MBA Gestão e Modelagem de Projetos para Engenharias e Arquitetura; MBA Gerenciamento de Obras, Produtividade, Racionalização e Desempenho da Construção; MBA em Projeto, Dimensionamento e Modelagem de Estruturas e Fundações; MBA em Projeto, Desempenho e Segurança de Empreendimentos de Geração e Transmissão de Energia (Hidroelétrica, Solar, Eólica); Autor de 5 livros: ”A Influência da Cultura Organizacional, Suporte e Coping no Bem-Estar dos Trabalhadores” em 2015; ”Segurança de Barragens: Análise de Riscos Qualitativos e Quantitativos” em 2016; “Gerenciamento de Obras, Qualidade e Desempenho da Construção” em 2017; “Projeto, Execução e Desempenho de Estruturas e Fundações” publicado em 2018; Gestão e Modelagem de Projetos para Engenheiros e Arquitetos em 2019.

Quero investir no meu futuro profissional! Preencha o formulário abaixo e avance na sua carreira

O IPOG

Atualmente o IPOG está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, o que comprova o crescimento do Instituto num segmento de mercado altamente competitivo, que exige modernizações e inovações constantes.

null

A qualidade da aprendizagem aplicada é a razão pela qual 90% dos nossos alunos escolhem o IPOG.

null

Instituição de ensino presente em todo território nacional.

Junte-se a mais de 100.000 estudantes do IPOG agora