Análise das Demonstrações Contábeis - Curso Remoto de Curta Duração

Sobre o curso

Curso Análise das Demonstrações Contábeis - Curso Remoto de Curta Duração
20 horas/aula

Sobre o curso

Você já deve saber que as demonstrações contábeis são utilizadas em diversas situações, como: na análise de desempenho, no monitoramento empresarial, em processos de fusões e aquisições (M&A), e na concessão e/ou obtenção de empréstimos e financiamentos entre outras.

 

Antes eram apenas informações para cumprimento de obrigações societárias e fiscais, mas agora as demonstrações contábeis vêm reforçando a sua relevância para os usuários e interessados nas empresas analisadas, principalmente pelo cenário econômico atual.

 

  1. Não há fortalecimento da Governança Corporativa das empresas sem demonstrações contábeis elaboradas com qualidade, transparência e em conformidade com as práticas contábeis adotadas no Brasil.

 

Com a promulgação da Lei 11.638/07, que instituiu a convergência das práticas contábeis brasileiras com as práticas contábeis internacionais (IFRS), diversas mudanças foram feitas que alteraram substancialmente a forma de analisar as demonstrações contábeis.

 

São diversas normas complexas e com alta dosagem de subjetividade o que exige bons conhecimentos de como os números dos demonstrativos contábeis são formados.

 

  • É fundamental, portanto, que os usuários das demonstrações contábeis, executivos, acionistas, entre outros, tenham uma base mínima de conhecimento sobre tais demonstrativos para avaliar os indicadores econômicos e financeiros, pois analisar os números sem uma base contábil é um terreno fértil para decisões equivocadas.

 

Nesse contexto o curso tem por objetivo apresentar uma visão geral e abrangente de como analisar demonstrações contábeis e assim avaliar a situação patrimonial e financeira de uma empresa, apresentando conceitos relevantes de contabilidade, alguns dos principais indicadores econômicos e financeiros e debate sobre pontos de atenção que devem ser observados na avaliação das demonstrações contábeis.

O que você vai aprender?

• Visão geral e abrangente sobre análise de demonstrações contábeis;

 

• Bons conhecimentos sobre práticas contábeis que interferem de forma relevante na análise das demonstrações contábeis;

 

• Conhecimento sobre os principais indicadores econômicos e financeiros;

 

• Conhecimento sobre pontos relevantes a serem observados na análise das demonstrações contábeis.

Para quem é?

Diretores financeiros, Contadores, Analistas financeiros e de crédito, Consultores das Áreas Contábil, Tributária e Financeira.

Conteúdo

1) Visão geral do cenário econômico e possíveis impactos nas demonstrações
contábeis;

 

2) Principais fundamentos e modelos de análise de balanços;

 

3) Entendimento sobre as demonstrações contábeis obrigatórias a serem elaboradas pelas Empresas: Balanço patrimonial (BP), Demonstração do resultado (DRE), Demonstração do resultado abrangente (DRA), demonstração das mutações do patrimônio líquido (DMPL) e demonstração do fluxo de caixa (DFC);

 

4) Visão geral do processo de elaboração das demonstrações contábeis (Reconhecimento, mensuração e divulgação de elementos das demonstrações contábeis) e os principais pontos relevantes que devem ser avaliados pelos usuários das demonstrações contábeis;

 

5) Visão geral do histórico de adoção das novas práticas contábeis e seus conceitos, incluindo entre outros os seguintes tópicos que tem impacto relevante na análise das demonstrações contábeis:

 

• Avaliação dos ativos e passivos
• Conceito e quando aplicação do valor justo para ativos e passivos
• Instrumentos financeiros – Reconhecimento e mensuração
• Provisões para perdas em ativos monetários e não monetários
• Quando se reconhece uma receita/despesa e de que forma
• Ajuste a valor presente. Quando aplicar
• Mensuração e reconhecimento de contingências
• Principais divulgações nas notas explicativas

 

6) Análise das principais contas de resultado com especial atenção para entre outras: apuração da margem de contribuição, evolução e correlação com as contas patrimoniais, correta alocação na demonstração no resultado (custo versus despesas);

 

7) Quais elementos importantes podem ser extraídos do relatório de administração que pode ajudar na análise dos demonstrativos financeiros;

 

8) Como identificar operações com instrumentos financeiros derivativos e políticas de gerenciamento de riscos;

 

9) Discussão sobre o regime de tributação (Lucro Real Versus Presumido) e os efeitos na demonstração do resultado, incluindo o reconhecimento de tributos diferidos (ativos e passivos);

 

10) Apurando a rentabilidade das empresas por meio de indicadores como ROA,
ROE, ROI;

 

11) Apresentação e discussão de indicadores de avaliação como: Liquidez, Endividamento financeiro líquido, grau de alavancagem, capital circulante líquido, cash flow livre, giro de estoques, contas a receber, necessidade de capital de giro e ciclo operacional;

 

12) Apresentação e discussão do EBITDA (Ajustado ou não);

 

13) Apresentação de indicadores de criação de valor nas Empresas como EVA (Valor Econômico Agregado);

 

14) Debate sobre pontos de atenção e cuidados que os usuários devem ter ao analisar as demonstrações contábeis.

 

 

CARGA HORÁRIA TOTAL: 20 HORAS

*As ementas poderão ser ajustadas conforme demandas de mercado, novas legislações, novos cenários e
contextos.

Professor

MARCELO JOSÉ DE AQUINO

 

Sócio da Planning Auditores e Contadores, Contador, Auditor independente com mais de 30 anos de experiência, Ex sócio de uma das Big Four de auditoria. Pós-graduado em Administração Financeira (FGV); Especialista em Normas Internacionais de Contabilidade (FIPECAFI); Mestre em Ciências Contábeis e Doutorando em Ciências Contábeis e Administração pela FUCAPE Business School. Diretor Executivo da ANEFAC ( Regional de Goiás) e Instrutor de cursos relacionados à atividade contábil.

Quero investir no meu futuro profissional! Preencha o formulário abaixo e avance na sua carreira

O IPOG

Atualmente o IPOG está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal, o que comprova o crescimento do Instituto num segmento de mercado altamente competitivo, que exige modernizações e inovações constantes.

null

A qualidade da aprendizagem aplicada é a razão pela qual 90% dos nossos alunos escolhem o IPOG.

null

Instituição de ensino presente em todo território nacional.

Junte-se a mais de 100.000 estudantes do IPOG agora