Qualificação profissional pode contribuir com melhorias na área da saúde, afirma especialista

Notícia

Qualificação profissional pode contribuir com melhorias na área da saúde, afirma especialista
14/03/2016

Qualificação Profissional Pode Contribuir Com Melhorias Na área Da Saúde, Afirma Especialista

A qualidade da saúde, tanto pública quanto privada, figura entre as principais preocupações dos brasileiros. Com frequência, noticiários denunciam hospitais públicos superlotados bem como usuários insatisfeitos com planos de saúde. Só para se ter uma ideia do contexto, um levantamento do Ministério da Saúde sobre a qualidade do Sistema Único de Saúde (SUS) mostrou que a média nacional da avaliação do serviço ficou em 5,5, numa escala de 0 a 10.

Se levarmos em consideração os dados do IBGE, divulgados no Plano Nacional de Saúde, a situação realmente preocupa. Segundo o estudo, “das pessoas que ficaram internadas em hospitais por 24 horas ou mais, 65,7% (8,0 milhões) tiveram esse atendimento por meio do SUS”. Ou seja, a maior parte da população ainda conta com um sistema público que não é o ideal.

Especialistas afirmam que parte da solução para esse cenário passa por investimentos em gestão. A coordenadora do MBA Gestão e Auditoria em Sistemas de Saúde do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG), Nádia Carrapatoso, explica que os processos de gestão e auditoria vêm se intensificando na área da saúde. Isso, segundo ela, ocorre principalmente pelo mapeamento de gaps que podem provocar problemas na qualidade dos serviços e no orçamento das instituições.

“Para que os serviços de saúde sejam prestados com a qualidade e a excelência que a sociedade e os pacientes esperam, é necessário que haja um trabalho comprometido com resultados. E esta avaliação passa, necessariamente, pelo crivo dos gestores e auditores”, afirma a especialista.

Qualificação Profissional Pode Contribuir Com Melhorias Na área Da Saúde, Afirma Especialista

Qualificação Profissional

De acordo com Nádia, existe uma carência de profissionais qualificados, tanto da rede pública quanto na privada, que sejam capazes de atuar num ambiente complexo e com várias peculiaridades.

Para atender a essa demanda, o IPOG oferece o MBA Gestão e Auditoria em Sistemas de Saúde. O curso de 20 módulos tem como principal objetivo capacitar o aluno para as diferentes áreas da saúde, seja como gestor e também como auditor em empresas públicas, privadas, contratantes de serviços e de assistência médica e hospitalar.

Além disso, o MBA habilita o profissional para atuar como auditor interno, o chamado controller, carreira de destaque no cenário atual. “Neste momento de crise econômica no País, há grande demanda por redução de custos e otimização de processos. Mais uma excelente e imperdível oportunidade para os profissionais da área”, garante Nádia.

 

Voltar

Junte-se a mais de 100.000 estudantes do IPOG agora