Profissionais integrais são a grande busca do mercado de Design de Interiores

Notícia

 
Profissionais integrais são a grande busca do mercado de Design de Interiores
10/08/2016

Conhecer o cliente e montar seu espaço de forma adequada é um dos principais desafios para o designer que cada vez mais precisa se especializar

Pegar um espaço livre, sem nenhuma característica, e transformá-lo de uma forma que ele venha a possuir uma identidade é o grande desafio que os designers de interiores enfrentam na profissão.

Muito mais do que saber ambientar um espaço, o profissional precisa ter a capacidade de decifrar e conhecer qual a personalidade do seu cliente para poder estruturar um melhor espaço. Os ambientes são o reflexo da personalidade de quem vive neles, e, sendo assim, planejá-los é um desafio prazeroso para o designer.

O setor começou a crescer desde a década de 80, e, atualmente o mercado acolhe vários profissionais para atuar em uma diversidade de nichos. Segundo o coordenador do curso de Design de Interiores – Ambientação e Produção do Espaço do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG), Lorí Crizel, o mercado de trabalho para os especialistas da área está em alta.

“O mercado de design está bem aquecido. Vários segmentos têm visualizado o modo de trabalhar com esses profissionais de uma forma mais integrada. Por exemplo, hoje construtoras acabam buscando esse tipo de profissional para fazer a montagem da sua central de vendas que são cada vez mais detalhadas, de seus apartamentos decorados que são cada vez mais voltados a um nicho que valoriza muito a questão de designer de interiores, assim como escritórios de arquitetura que acabam contratando esse tipo de profissional para dar segmento aos projetos dessa área”, afirma o especialista.

Porém, o crescente mercado exige hoje profissionais especializados, que possam refletir, projetar e executar cada espaço de modo que atenda as demandas exigidas. Lorí afirma que o destaque no mercado de atribui a preparação do profissional. “Quanto mais especializado você for, mais o mercado absorve você. Hoje, o mercado de Design de Interiores é muito composto por nichos, e quando você se encontra em um desses nichos de atuação e começa a se especializar naquilo, você começa a se dedicar mais e o seu trabalho passa a ter um destaque natural”.

Especialização

Visando proporcionar a esse profissional uma maior possibilidade de atuar no mercado, o IPOG oferece o curso de Design de Interiores – Ambientação e Produção do Espaço, com estrutura voltada às práticas de criação, desenvolvimento e criatividade. Além de trabalhar o comportamento do consumidor, a psicologia das necessidades do cliente dentro do projeto e o marketing. Para obter mais informações entre em contato pelo telefone (62)3945-5050 ou pelo e-mail sandro.costa@ipog.edu.br.

Voltar

Junte-se a mais de 100.000 estudantes do IPOG agora