Professor do IPOG lança livro sobre erosão de solos e movimentos de massa

Notícia

Professor do IPOG lança livro sobre erosão de solos e movimentos de massa
11/02/2016

Professor Do Ipog Lança Livro Sobre Erosão De Solos E Movimentos De Massa

Professor do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG) há mais de oito anos, o doutor em Geografia, Antônio José Teixeira Guerra, lança o livro “Erosão dos solos e movimentos de massa: abordagens geográficas”. A obra é fruto de mais de 30 anos de pesquisas desenvolvidas pelo autor e aborda a erosão dos solos e os movimentos de massa, levando em consideração suas diferentes abordagens geográficas. O tema é de grande importância para o Brasil, onde os problemas ambientais, além de continuarem a causar tantos prejuízos ambientais, econômicos e sociais, têm tirado a vida de milhares de pessoas nas últimas décadas.

Antônio Guerra, que ministra o módulo “Recuperação e Gerenciamento de Áreas Degradadas e Passivos Ambientais” no MBA Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental, e o módulo “Gestão de Recursos Hídricos” no MBA Engenharia Sanitária e Ambiental, é um especialista de referência. Em 2013, o professor participou de uma reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo, sobre os desabamentos na Serra Fluminense, em Petrópolis (RJ). Na ocasião, 30 pessoas morreram.A participação se deu porque durante quatro anos o professor Antônio Guerra coordenou um grupo de pesquisa que identificou a Serra Fluminense como sendo área com risco de deslizamentos. Assista a reportagem clicando aqui.

Conhecimento

Para Antônio Guerra, o assunto abordado em seu livro beneficia diretamente os alunos do IPOG. “Os alunos precisam conhecer os mecanismos que detonam esses tipos de degradação ambiental, como prevenir e também o que fazer para recuperar os ambientes que são degradados quando passam por erosão e movimentos de massa. Essas duas formas de degradação dos solos se repercutem sobre a qualidade dos solos e sobre as bacias hidrográficas como um todo. Ou seja, afeta bastante a gestão dos recursos hídricos. Muitos exemplos que eu dou para os alunos dos dois cursos estão contidos neste livro”, afirma.

Professor Do Ipog Lança Livro Sobre Erosão De Solos E Movimentos De Massa

Sobre o autor

Antônio Guerra é graduado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Geografia pela pela UFRJ e doutor em Soil Erosion – University of London. Atualmente, é professor dos MBAs “Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental” e “Engenharia Sanitária e Ambiental” do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG) e professor titular do Departamento de Geografia da URRJ. 

Possui experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: geomorfologia, erosão dos solos, movimentos de massa, recuperação de áreas degradadas e gestão ambiental.

O livro “Erosão dos solos e movimentos de massa: abordagens geográficas” é da Editora CRV, contém 222 páginas e está disponível para compra no site da editora.

Voltar

Junte-se a mais de 100.000 estudantes do IPOG agora