Professor do IPOG cria Projeto Vamos Acabar com a Fome

Professor do IPOG cria Projeto Vamos Acabar com a Fome
07/11/2016

Professor Do Ipog Cria Projeto Vamos Acabar Com A Fome

Projeto Amar recebeu as doações vindas dessa Iniciativa que visa inspirar alunos a inovar em ações de responsabilidade social nas empresas

Já pensou um pacote de 380g saciar a fome de até 6 pessoas? Acredite, isso é possível e é exatamente a iniciativa do Projeto Vamos Acabar com a Fome, idealizado pelo professor do MBA Agronegócios, Agroindústrias com Ênfase em Sustentabilidade do IPOG, Marcius Cambui. Em uma única porção, ele reuniu arroz, farinha de soja (proteína), vegetais desidratados, cenoura, cebola, tomate e alho. Uma mistura que se cozinha tendo em seguida, uma refeição balanceada, completa e com validade de 6 meses.

Neste domingo (6), o professor aproveitou o módulo de Responsabilidade Social ISO 26000 para inspirar os alunos da especialização do IPOG a terem ideias inovadoras sobre o assunto. “O nosso objetivo era construir um projeto de responsabilidade social e envolver a turma. Mas a nossa principal motivação era criar uma ação impactante que pudesse ser executada de forma simples, porém responsável”, explica Marcius.

Professor Do Ipog Cria Projeto Vamos Acabar Com A Fome

E foi na sala de aula que todos colocaram a mão na massa! Tanto o professor como os alunos contribuíram para a compra da matéria-prima e equipamentos e juntos, produziram 300 pacotes que foram doados para o Projeto Amar – instituição localizada em Goiânia que atende 350 crianças, de 2 a 15 anos.

Antes da montagem dos pacotes começar, o Gerente de Projetos Sociais do Projeto Amar, Humberto Oliveira, falou sobre como é o trabalho que realizam na instituição desde 1994 oferecendo creche, educação infantil, acompanhamento escolar, pedagógico e até nutricional, já que muitas crianças realizam a única refeição completa do dia no período em que estão no Projeto Amar. Muitos alunos do IPOG se emocionaram.

“O nosso objetivo era plantar uma inspiração nos nossos alunos. Quando uma empresa doa cestas básicas, não está envolvendo seus colaboradores, mas neste projeto todos participam. Conseguimos mostrar o que é responsabilidade social na prática”, se orgulha o professor que garante que as expectativas foram superadas.

PRESENÇAS ESPECIAIS

Também estiveram presentes na aula para conhecer mais sobre o projeto, Donizete de Deus Alves, vice-presidente do CONESAN (Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Goiás), Denise Rezende, Diretora Executiva do SIAEG (Sindicato das Indústrias de Alimentação do Estado de Goiás) e Polyana Morais, nutricionista responsável por medir e indicar as proporções e medidas corretas do produto.

FOME EM GOIÁS

Segundo dados do PNAD (Pesquisa Nacional de Amostras de Domicílios), 400 mil goianos enfrentaram situação grave de privação de alimentos, incluindo experiência de fome em 2013. A preocupação ou incerteza quanto à aquisição e consumo de alimentos também atormenta quase 1 milhão de pessoas no estado. Dados do IBGE indicam que cerca de 52 milhões de pessoas passavam por algum tipo de insegurança alimentar neste mesmo ano – dos quais 7,2 milhões eram do tipo mais grave.