Peritos em solucionar falhas

Notícia

 
Peritos em solucionar falhas
04/08/2016

Cresce no mercado a demanda por profissionais especializados em identificar erros em projetos de engenharia e em produzir provas periciais para ações judiciais

Em abril deste ano, duas pessoas morreram depois que a Ciclovia Tim Maia, no Rio de Janeiro, desabou após ser atingida por uma forte onda. A obra que custou R$ 44 milhões havia sido inaugurada apenas três meses antes do acidente acontecer. Segundo o engenheiro civil e conselheiro do Crea-RJ chamado para avaliar os estragos, houve falha no projeto, já que não foi previsto um esforço de baixo para cima, além da estrutura com apenas uma viga ser diferente das demais.

Só que de acordo com o coordenador da Pós-Graduação em Auditoria, Avaliações e Perícias em Engenharia do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG), Carlos Eduardo Domingues Silva, engana-se quem pensa que apenas a formação em engenharia civil tenha sido suficiente para que um profissional como este estivesse apto a fazer uma avaliação como a da ciclovia do Rio de Janeiro. “Os alunos saem da faculdade com atribuição para este tipo de serviço, sendo que nunca viram isso na graduação, não tiveram instruções suficientes ou até nenhuma. Por isso precisam buscar uma especialização para ter conhecimento necessário e até confiança para trabalhar neste mercado que hoje está sendo muito solicitado pela sociedade”, explica.

Atualmente, o especialista em Auditoria, Avaliações e Perícias em Engenharia conta com diversos campos de atuação no mercado. Pode trabalhar como:

– Perito Judicial – Auxilia o juiz, a partir do conhecimento especializado em perícia, a ter condições de tomar a melhor decisão possível com base na prova pericial

– Assistentes técnicos – profissionais contratados pelas partes em uma demanda judicial para acompanhar o trabalho dos peritos.

– Avaliações – profissionais que avaliam valores de imóveis, conjuntos residenciais, patrimônios familiares, para compra e venda. Com olhar de especialistas, são capazes de identificar se há alguma falha na estrutura da obra e não apenas externamente.

– Assessoria em escritórios de advocacia e construtoras

– Auditoria – profissionais que realizam vistoriais em obras, visando garantir os padrões de qualidade. Serviço procurado principalmente por construtoras.

Carlos Eduardo destaca que o papel do especialista em Auditoria, Avaliações e Perícias em Engenharia é solucionar falhas: “Problemas acontecem e estes profissionais estão aí para resolver. O mercado não para”, destaca. Segundo ele, o objetivo é principalmente identificar onde estão os erros em laudos e obras para que os devidos responsáveis tomem as providências necessárias e solucionem o problema.

Um propósito que só é cumprido com uma especialização de qualidade, alinhada com o mercado e com a atual legislação e que conte com professores que tenham experiência no mercado. “Pessoas que não tenham apenas vida acadêmica, mas também experiência de campo. Que já realizaram centenas de perícias e avaliações e por isso têm condições de ensinar o aluno, para que ele se sinta mais seguro quando estiver diante de uma situação semelhante”, explica o coordenador da Pós-Graduação do IPOG.

 

E aí, ficou interessado? Então clique aqui e confira mais informações.

Voltar

Junte-se a mais de 100.000 estudantes do IPOG agora