Meta: o caminho para o sucesso

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Meta: o caminho para o sucesso
29/09/2016

Há dois anos, Alisson Alves decidiu seguir seus sonhos e mudar radicalmente seu ramo de negócios. Ele sempre idealizou ser um empresário de sucesso, mas as consequências do dia-a-dia adiaram seus planos. No entanto, sua força de vontade o motivou e ele conseguiu montar sua primeira agência de marketing. Hoje, gestor e diretor estratégico da Tática 360 Agência de Marketing, ele conta sua história de sucesso. Confira!  

Como começou sua carreira empreendedora?

Essa essência empreendedora começou desde muito novo, quando coordenava e escolhia as estratégias para lidar com minha turma e amigos. Me lembro que quando saía para buscar manga, eu gostava de organizar a equipe.

Por que decidiu empreender?

Já trabalhei em vários ramos, mas sempre soube que queria ser empresário. Aos 30 anos, quando a vontade bateu muito forte, tomei coragem e iniciei minha agência de marketing. 

A que você deve esse espírito empreendedor? Muita persistência, sorte ou influência de alguém?

Primeiramente, não acredito em sorte. Minha caminhada é baseada pela persistência e influência. Influência da minha mãe, que deixou um concurso de professora no governo estadual para empreender. Ela me criou vendendo roupa de porta em porta. Saía às 6h e voltava às 19h, de segunda à segunda. Eu cresci vendo ela empreender e aprendi.  Já a persistência é o que define quem vai longe e quem vai ficar estacionado.

Quais são seus diferenciais?

Competitividade: encaro tudo na vida como meta, que é o objetivo alinhado à estratégia certa. Utilizo essa estratégia em tudo na minha vida, seja para jogar tênis ou dentro da minha empresa. Não entro numa disputa só para participar, no entanto, nem sempre dá para ganhar, mas não morro sem lutar.

Sensibilidade: estudei psicologia social na faculdade e observei que ter as antenas sociais bem sintonizadas é um radar poderoso para o sucesso. Por isso, me tornei especialista em consumo.

Inovador: procuro fazer tudo diferente do que já existe. Meus neurotransmissores estão até cansados de tanto criar caminhos novos no meu cérebro. É sinapse que não acaba mais. Sou questionador nato, mas sem ser inquisidor. 

Estratégico: planejar tudo antes da sua execução é fundamental. Até para ir ao supermercado é necessário planejamento da melhor rota, o que comprar e quanto tempo levar. Os negócios funcionam com a mesma lógica.

Quais foram seus maiores desafios encontrados até hoje como empreendedor?

O primeiro desafio foi o capital, pois é muito difícil partir do nada. O segundo foi a coragem por abrir mão de um emprego confortável e mudar de ramo. Considero uma superação.

Inovação é um termo muito falado entre os empreendedores de sucesso. Como você lida com essa inovação?

No meu ramo, é muito confundido com ineditismo. A inovação é vital para qualquer negócio, mas, antes, é preciso entender o que é. Inovar, para mim, não é só começar algo do zero, é resinificar.

O que um empreendedor, que pretende abrir seu primeiro negócio nos dias atuais, precisa saber e fazer para não fechar as portas com poucos meses de mercado?

A fórmula é planejar, planejar e planejar.

Você acredita que a busca por conhecimento, especialização e qualificação podem mudar o rumo dos negócios?

Acredito que a busca por conhecimento deve ser incessante, independente da fonte. Pode ser especialização, uma conversa com a avó, uma palestra, uma visita à uma fábrica, etc.. Não adianta ter só dados. É preciso processar as informações que coletamos das mais variadas formas de conhecimento.

Como você concilia a carreira empreendedora e a vida pessoal?

Não sei separar. Para mim, é tudo uma coisa só. Me divirto trabalhando e trabalho me divertindo. Minha agência é em um local que tem cozinha farta e equipada, sofá, TV para ver série e piscina. Não brinco em serviço, mas, como costumo dizer, criei meu “Google” particular.

Você, como um empreendedor de sucesso, qual dica daria para os novos empreendedores?

Minha Agência se chama Tática 360 porque acredito numa filosofia de mercado, que também serve para a vida, que é a seguinte: Mercado + Estratégia + Tática = Resultado. Enxergo os negócios e a vida assim. A dica é planejar, ter foco e se doar ao máximo na busca por esse sonho. 

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