Mercado exige arquitetos cada vez mais qualificados

Mercado exige arquitetos cada vez mais qualificados
28/06/2016

A busca por arquitetos que se formatam as diversas exigências do mercado aumentou com o crescimento da construção civil

A construção civil no cenário nacional tem gerado uma demanda cada vez maior por profissionais qualificados em todas as áreas que compreendem o setor, sendo a Arquitetura uma das mais requisitadas, visto que profissionais desta área acabam por trabalhar com tendências e nichos de mercado bem demarcados.

O profissional da área de arquitetura é o responsável por repensar e estruturar espaços, trabalhando um planejamento de modo que possa proporcionar o bem-estar do ambiente, seja ele qual for.

Profissionais que se destacam no mercado

Com uma ampla área de atuação, o arquiteto precisa desempenhar funções paralelas a outros profissionais, o que exige que ele tenha uma capacidade maior de se formatar às necessidades exigidas pelo mercado.

O Coordenador do curso de Master em Arquitetura e Lighting do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG), Lorí Crizel, destaca as qualidades necessárias do profissional nesse mercado. “O arquiteto hoje desempenha funções correlatas em paralelo com outros profissionais e há essa necessidade de ter uma formatação em que ele possa enxergar a arte da arquitetura não apenas artisticamente, mas sim de um modo mais técnico e um pouco mais formatado para o mercado de trabalho”, avalia.

Atualmente, a exigência de profissionais de arquitetura que detenham uma formação crítica, especializada e uma estrutura diferenciada de saberes é de extrema importância para aqueles que desejam se destacar. “O arquiteto trabalha com uma demanda ilustrativa, uma demanda fictícia e, ele tem que trazer isso a uma pauta de realidade. Então, esse ver o homem, o mundo e o espaço é que se aborda também nessa voltagem mais vinculada ao profissional como um todo, não ele intrinsecamente no seu escritório, mas ele voltado ao lado de mercado, de aplicação mercadológica”, destaca Lorí.O IPOG desenvolveu o Curso de Especialização Master em Arquitetura e Lighting, o qual se caracteriza por mapear e delinear as áreas do conhecimento de maior abrangência e atuação do arquiteto. O curso tem uma proposta que se vincula a uma atuação de âmbito nacional, o que permite que o curso tenha um perfil de multileituras, através do qual as mais diversas realidades mercadológicas podem ser exploradas e abordadas.

Atendendo a demanda

O IPOG de Belém oferece este curso, para maiores informações sobre a especialização entre em contato pelo e-mail ivonilde.borges@ipog.edu.br ou pelo telefone (91)984560065.