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Marketing de Oportunidade: o que é e como utilizar para sobreviver à crise

O cenário particular criado pelo coronavírus tem deixado muitos empreendedores perdidos quanto às estratégias comerciais. Com isso, diante da queda de vendas, o marketing de oportunidade é um caminho a ser explorado, já que tem tudo a ver com momento.

O comportamento do consumidor mudou. O ambiente é de incertezas sobre a curva de crescimento da Covid-19 no Brasil, as reduções salariais e demissões, além de como os negócios e a economia serão afetados.

Diante disso, as marcas precisam repensar seu posicionamento e sua abordagem de comunicação e vendas, para assegurar a sobrevivência no mercado até o pós-pandemia.

Segundo pesquisa da agência Kantar, somente 8% dentre os 25 mil entrevistados acreditam que as marcas deveriam parar de anunciar.

No entanto, isso é apenas um dos insights sobre os consumidores; é preciso saber mais e entender como o marketing de oportunidade pode trazer resultados para um negócio.

O que é Marketing de Oportunidade?

São as estratégias, campanhas e ações de uma marca orientadas em função de datas comemorativas, momentos, acontecimentos e tendências.

O principal objetivo dessa abordagem é se valer do momento para se posicionar, interagir e engajar, alavancando também os resultados e os valores de uma marca.

Os exemplos de marketing de oportunidade mais conhecidos são as campanhas de datas comemorativas. Assim funcionam as famosas campanhas de Páscoa, Natal e Dia dos Namorados, que a cada ano ficam mais criativas. Tudo para gerar valor aos olhos do cliente.

Há outros formatos para essa linha de abordagem do marketing, a exemplo de:

  • campanhas que dialogam com notícias, eventos, programas de TV, tendências, memes, conteúdos virais etc.
  • ações interativas por meio de diferentes canais de comunicação, como redes sociaise-mail marketing e telefone, que também tenham como foco algum momento oportuno.

Dessa maneira, busca-se estabelecer uma relação entre um produto ou serviço de uma marca a algo que está atraindo a atenção de um público em um dado período.

Com isso, um negócio pode atrair, engajar e converter clientes por meio dessa conexão.

Quais as vantagens das campanhas de oportunidade?

Se antigamente toda forma de comunicação dependia das formas tradicionais de publicidade, como TV e outdoors, atualmente, com o advento das mídias sociais, os negócios estão muito mais próximos dos consumidores e com menor custo.

Dessa forma, é possível unir a lógica do marketing de oportunidade às ações de fortalecimento de marca, engajamento e fidelização de clientes por estas plataformas.

Assim, o marketing de oportunidade tem diferentes benefícios, a exemplo de:

  • diversas possibilidades de orçamento (gratuito, mídia paga ou off-line);
  • diversos formatos e cenários;
  • alcance;
  • rapidez
  • interatividade.

Marketing de oportunidade: cases para se inspirar

Uma das empresas que melhor sabe fazer captação de oportunidades de marketing é a Netflix Brasil.

Com uma abordagem comunicativa antenada às mudanças e necessidades do público, a empresa de streaming é mestra no assunto.

Veja também: Por que tenho que implementar o Inbound Marketing?

Confira 2 momentos em que a Netflix deu um show em marketing:

Xuxa e a série Stranger Things

Em 2016, quando foi promover sua série adolescente intitulada Stranger Things, a empresa trouxe a icônica Rainha dos Baixinhos em uma campanha.

O seriado é ambientado nos anos 1980, época em que Xuxa já era sucesso; por isso, ela aparece na TV analógica de um dos personagens, vestindo um look do período.