Liderar diferentes gerações: um desafio que pode trazer muitos resultados positivos

Notícia

 
Liderar diferentes gerações: um desafio que pode trazer muitos resultados positivos
01/09/2016

Filtrar competências de profissionais novos e mais experientes no mesmo ambiente profissional é um grande desafio para líderes nas organizações

Nos dias atuais tem sido cada vez mais comum que pessoas de diferentes gerações se interajam no mesmo ambiente de trabalho. Enquanto isso, novos desafios surgem para o líderes e gestores, que devem saber como lidar com cada um para que todos consigam contribuir com resultados positivos através de suas competências pessoais.

Para que isso seja possível, o líder precisa saber se comunicar para obter resultados. A troca de ideias das diferentes gerações nas tarefas diárias pode ser um ponto chave para conquistar o sucesso da equipe. Nos ambientes das diferentes gerações é importante cultivar o conhecimento de cada um, o que valoriza mais ainda o capital humano da empresa. Segundo o mestre em administração, Edson Teixeira, cada dia mais as empresas exigem profissionais com poder de liderança.

“Na história recente do Brasil, nunca foi tão importante termos pessoas com capacidade de liderar e gerenciar bem. Isso traz uma pressão por desempenho e por competência nas organizações. Assim, as organizações de hoje precisam de pessoas com conhecimentos, habilidades, competências que sejam fundamentais na liderança e na gestão dessas organizações”, afirma Edson.

Além de saber lidar com os diferentes perfis dentro da organização, o líder também enfrenta outros desafios em sua gestão, entre eles, atuar em diversas áreas ao mesmo tempo. “O mercado hoje requer pessoas que tenham capacidade acima da média do que nós tivemos nos últimos anos. Por quê? As organizações estão tendo que enxugar os seus quadros, e isso, na prática é: as equipes estão sendo reduzidas em termos quantitativos. Muitas vezes vemos pessoas que estão assumindo duas posições no lugar de uma. Portanto, o mercado requer pessoas que tenham conhecimento, habilidade e sensibilidade para lidar com pessoas e também gerenciar tecnicamente a parte concreta da empresa: os custos, a tecnologia e os recursos materiais”, destaca Edson Teixeira.

Rompendo o mito de que os jovens possam ser descomprometidos e que os mais experientes sejam resistentes às mudanças, a capacidade de conviver e aproveitar os pontos fortes de cada geração é fundamental, uma vez que todas as gerações têm característica relevantes para o mercado.   

Para quem enfrenta os desafios de gerar resultados através das pessoas, de liderar diferentes tipos de pessoas, de diferentes gerações, o Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG), oferece a especialização do MBA Executivo em Liderança e Gestão Empresarial. O curso é focado na transformação do indivíduo através de um enfoque sistêmico que mostra o caminho das interações entre indivíduo, grupo e mercado. Para obter mais informações entre em contato pelo telefone (62) 3945-5050 ou pelo e-mail bruna.silva@ipog.edu.br.

Voltar

Junte-se a mais de 100.000 estudantes do IPOG agora