IPOG investe em Sistema Autodesk para cursos de engenharia e arquitetura em 2016

Notícia

IPOG investe em Sistema Autodesk para cursos de engenharia e arquitetura em 2016
09/12/2015

Imagine criar um projeto e colocá-lo em prática com tudo funcionando em conjunto, isso antes mesmo da obra ser iniciada. Não seria ótimo? Até parece ficção científica, mas a verdade é que a distância entre ficção e realidade torna-se cada vez menor com a ajuda da tecnologia.
No dia 26 de novembro, o diretor da Tecgraf (empresa autorizada Autodesk, especializada em soluções nas áreas de Engenharia, Arquitetura e Construção), Amyr Girondi, esteve no Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG), em Goiânia (GO), para ministrar a palestra “Ferramentas de Autodesk para Projetos de Edificações, Obras de Infraestrutura, e Agricultura de Precisão”. Entre muitas plataformas que facilitam o processo de criação de projetos, como o CAD3D, Amyr destacou o BIM (Modelagem de Informações da Construção), que permite ao profissional desenvolver um projeto com todas as áreas integradas e verificar o desempenho funcional a partir de uma simulação de como o projeto ficaria quando estivesse pronto. 

Ipog Investe Em Sistema Autodesk Para Cursos De Engenharia E Arquitetura Em 2016

“O BIM oferece muitas alternativas para explorar o projeto. É um novo conceito da tecnologia para a área de criação de projetos que faz simulações de todas as áreas integradas. Permite que o projetista ‘passeie’ por seu projeto e verifique o fluxo de pessoas, de automóveis, observando, assim, onde estaria a falha do projeto, antes mesmo dele ser iniciado”, explica Amyr Girondi. 

Ipog Investe Em Sistema Autodesk Para Cursos De Engenharia E Arquitetura Em 2016

Em 2016, o IPOG implementará a aplicação do software às grades dos cursos de curta duração, graduação e especialização nas áreas de arquitetura, engenharia e projetos. A iniciativa foi pensada com foco na demanda do mercado de trabalho, que exige do profissional dessas áreas total preparação e domínio das ferramentas que facilitam os processos. “Essa plataforma permite uma ruptura de paradigmas e para o IPOG é de grande valor. O BIM viabiliza a integração virtual do empreendimento permitindo, assim, que o profissional tenha total controle sobre todos os parâmetros do projeto”, diz o coordenador do curso de Engenharia do IPOG, Marlos Guimarães.
Além da implantação desse software, outra atividade que a Instituição negocia junto à Autodesk é a certificação dupla. “A ideia é de que quando o aluno se formar, ele se torne um profissional mais bem posicionado no mercado com a certificação Autodesk nos níveis básico e avançado em seu diploma”, pontua Marlos. 

Voltar

Junte-se a mais de 100.000 estudantes do IPOG agora