“Investigação da personalidade por meio do Rorschach” é tema de palestra gratuita em Goiânia

28/04/2016

Como funciona a mente de um criminoso? Quais características na personalidade podem trazer informações profundas sobre o inconsciente de cada indivíduo? Com o objetivo de responder essas perguntas e proporcionar conhecimento para os profissionais que trabalham ou desejam atuar na área de Avaliação Psicológica, o Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG) realiza uma palestra gratuita com o tema: “A investigação da Personalidade por meio do Rorschach”.

Com formação em Rorschach e outras técnicas de avaliação psicológica pela Associação Goiana de Rorschach, Ana Cristina Resende é quem conduz a palestra no dia 5 de maio, às 19h30, no auditório do IPOG, em Goiânia. Na ocasião, ela também lança seu livro “Método de Rorschach – Referências essenciais”, uma edição atualizada sobre uma das técnicas projetivas mais famosas da psicologia em todo o mundo.

Desenvolvido pelo psiquiatra e psicanalista suíço Hermann Rorschach, o teste consiste na análise de pranchas com manchas de tintas simétricas. A partir das respostas é possível saber como o indivíduo se coloca no mundo e qual a estrutura da sua personalidade. “Geralmente, é mais utilizado em contextos periciais e jurídicos, porque ele consegue apreender a personalidade em nível mais profundo. Quando a gente utiliza o Método de Rorschach, o indivíduo consegue expressar aquelas características de personalidade, ainda que seja de uma maneira inconsciente”, explica Poliana Landin, coordenadora do curso de especialização em Avaliação Psicológica do Instituto. O método foi utilizado, inclusive, com Suzane Von Richthofen, condenada pelo assassinato dos próprios pais, mortos em 2002. Aplicado em 2014, a técnica projetiva revelou que ela tinha condições de ir para o regime semiaberto.

Para garantir presença no evento é necessário fazer a inscrição antecipadamente, enviando os seguintes dados: nome, endereço de e-mail e telefone para o e-mail: atendimento@ipog.edu.br ou ligar no (62) 3945-5050. A capacidade máxima do auditório é de 100 pessoas e a lotação é por ordem de chegada.

Palestrante

Ana Cristina Resende é Doutora em Psicologia pela PUC/RS. Mestre e Graduada em Psicologia pela PUC/GO. Possui Estágio de Doutorado pela Califórnia School Professional Psychology e Formação em Rorschach e outras técnicas de avaliação psicológica pela Associação Goiana de Rorschach. Atualização em Rorschach SC com PhD Barry Ritzler e PhD Tony Sclara. Pesquisadora com ênfase em avaliação psicológica nos seguintes temas: Avaliação de Personalidade, Psicopatologia, Avaliação Forense, Fundamentos e Medidas da Psicologia, Método de Rorschach (R-PAS e SC). Professora adjunta da graduação e pós-graduação stricto sensu da PUC Goiás, do Instituto Goiano de Avaliação Psicológica e do curso de Avaliação Psicológica do IPOG, que terá início no dia 20 de maio de 2016.

Palestra: “A investigação da Personalidade por meio do Rorschach”

Data: 05/05/2016 | quinta-feira

Local: Auditório IPOG, Av T-1 com a rua T-55, Setor Bueno.

Inscrições: As inscrições são feitas através do e-mail atendimento@ipog.edu.br.