Gestão da qualidade é essencial para manter competitividade de mercado, afirma especialista

Notícia

 
Gestão da qualidade é essencial para manter competitividade de mercado, afirma especialista
20/05/2016

Produtividade, gestão de projetos e pessoas estão entre os requisitos para o profissional se destacar

 

Em tempos de globalização, a competitividade é um dos fatores que move o mercado. E para se destacar, é essencial oferecer atendimento e produtos que tenham qualidade e que sejam desenvolvidos com o máximo de aproveitamento de matéria-prima e potencialização de processos.

 

Nesse contexto, a presença de um profissional que domine técnicas tanto ligadas à qualidade na produção como às pessoas envolvidas neste processo, se torna um diferencial. É preciso estar capacitado para lidar com qualidade, produtividade, gestão de projetos e pessoas.

 

Para o coordenador do MBA Gestão da Qualidade e Engenharia da Produção, do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG), Marco Túlio Bertolino, o Brasil já vive, há algum tempo, um apagão de profissionais com as habilidades buscadas nos executivos de gestão industrial e de operações: “A situação é tão crítica que algumas companhias buscam executivos estrangeiros, e pela lei de oferta e procura, logicamente, os salários dos profissionais que preenchem estas vagas têm sido mais valorizados. É essencial buscar a qualificação e estar pronto para conquistar novos espaços no mercado”.

 

A formação mais comum para os profissionais que atuam na área de qualidade é engenharia. A boa notícia é que existe mercado para diversas áreas, como produção, e até para setores de saúde e educação.

 

Carreira

 

A administradora Eliene Mariana da Silva atua como gerente de qualidade no ramo da construção. Ela conta que antes de assumir este cargo, a empresa em que trabalha enfrentou novos desafios e se deparou com a necessidade de buscar certificados de qualidade para as obras. Para se qualificar para a vaga, Eliene decidiu voltar a estudar e se matricular no MBA Gestão da Qualidade e Engenharia da Produção do IPOG.

 

“É importante a especialização porque ela te dá maior credibilidade dentro da empresa, junto aos seus colegas de trabalhos, aos seus subordinados e, principalmente, junto à chefia. É importante você ter um diploma que te dê a oportunidade de mostrar que você não é só um profissional graduado, mas que você é especialista naquele assunto. Ainda mais em um assunto tão importante como a gestão de sistemas de qualidade”, avalia Eliene Silva.

 

Ainda de acordo com a gerente de qualidade, todos os dias ela pode colocar em prática o que aprendeu na pós-graduação. “Eu aplico 100% do que eu aprendi no IPOG. Tudo que eu aprendi, desde estatística, logísticas, todos os sistemas de gestão ambiental, o próprio sistema de gestão da qualidade e outras disciplinas afins que foram ministradas durante o curso são aplicados no sistema de gestão”, compartilha Eliene.

 

Especialização

 

Com o propósito de especializar profissionais que busquem crescimento na carreira, com foco em uma produção industrial eficaz e planejada, o IPOG inaugura oferece o MBA Gestão da Qualidade e Engenharia da Produção. O curso é voltado para profissionais de diversas áreas que almejam ocupar cargos de gerência e direção de manufatura e operações.

 

“Não queremos formar teóricos apenas, queremos disponibilizar ao mercado pessoas que sabem fazer a diferença. Por isso, trazemos para sala de aula o know-how de muitos professores que tem não só o conhecimento acadêmico, mas também uma bagagem farta de vivência profissional em diversos segmentos”, avalia o coordenador do curso, Marco Túlio Bertolino. Mais informações pelo e-mail camila.monteiro@ipog.edu.br ou pelo telefone (62) 3945-5050.

Assista um vídeo sobre o curso: https://www.youtube.com/watch?v=ecSLPSjgxTA

 

Voltar

Junte-se a mais de 100.000 estudantes do IPOG agora