Especialistas em Engenharia Civil do IPOG ministram palestras na Feira Construir 2016

Notícia

 
Especialistas em Engenharia Civil do IPOG ministram palestras na Feira Construir 2016
09/11/2016

Nos dias 4 e 5 de novembro aconteceu a Feira Construir 2016, no Shopping Estação Goiânia. O evento contou com a participação dos especialistas do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG) Sérgio Botassi, falando sobre os desafios das grandes concretagens com enfoque no problema térmico e o especialista, Flávio Sohler, abordando as questões sobre a gestão de projetos e riscos em empreendimentos de engenharia e arquitetura.  

 

Os ouvintes puderam dialogar com os especialistas sobre temas de extrema importância na área da construção civil e arquitetura. Uma vez que as obras civis estão ficando mais robustas, a fim de comportar a verticalização dos empreendimentos nos grandes centros urbanos. Consequentemente, as estruturas das fundações necessitam de mais robustez, com grandes volumes e demandam uma execução do processo de concretagem diferenciada do convencional. “Essa forma de execução requer desde uma seleção de materiais mais apropriada até o processo executivo bem planejado por meio de simulações computacionais. O objetivo é otimizar a execução para que haja a redução das possíveis patologias e racionalização do processo, a fim de economizar com qualidade”, explica o especialista Sérgio Botassi. 

 

Já para o especialista Flávio Sohler, o cenário da economia reflete diretamente na construção civil. Por isso é primordial ter uma gestão de projetos para viabilizar a economia de orçamentos e os investimentos do projeto. Além disso, em termos de prazo é importante comparar o que foi realizado com o planejado e em termos de custos do projeto, é crucial analisar o planejado com o realizado. “Ou seja, a ideia principal é minimizar os riscos, aumentar a qualidade, diminuir os custos e trazer o projeto para o prazo estipulado, pois economizar nem que seja 1% em uma obra de milhões, resultará em uma grande economia”, afirma o especialista, Flávio Sohler. 

 

Além das palestras, o evento contou com a participação do arquiteto da Suvinil, Brasilit e Instituto Neymar, Fabiano Hayasaki, o diretor-presidente do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), Marco Aurélio Almada, o diretor-geral da Leroy Merlin, Wagner Barros, e representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU-GO) Leônidas Albano e Maria Ester de Souza. A programação do evento também contou com mais de 10 mil itens à venda e com vários workshops, voltados para as áreas de arquitetura, urbanismo, design de interiores, paisagismo e construção civil, com o objetivo de aperfeiçoar técnicas e atualizar conhecimentos. 

Voltar

Junte-se a mais de 100.000 estudantes do IPOG agora