Entrevista: Coaching - Caminho para o desenvolvimento pessoal sustentável

Notícia

Entrevista: Coaching – Caminho para o desenvolvimento pessoal sustentável
15/07/2016

Entrevista: Coaching Caminho Para O Desenvolvimento Pessoal Sustentável

Analisando o ranking da Great Place To Work (GPTW), que identifica as melhores empresas para se trabalhar, economistas perceberam que as organizações situadas nas melhores colocações são também as que obtiveram excelentes resultados de negócios. Isso mostra que investir no bem-estar do colaborador pode impactar diretamente nos resultados organizacionais.

Em função disso, pesquisas mostram que organizações estão buscando com mais frequência o desenvolvimento das habilidades e competências de seus funcionários por diferentes meios. A partir dessa necessidade, o Coaching surge como uma metodologia inovadora para auxiliar no desenvolvimento humano.

No contexto empresarial, o Coaching utiliza técnicas focadas em conhecimentos amplos de gestão e produtividade, fornecendo ao gestor ferramentas eficazes de aprimoramento e desenvolvimento das lideranças no contexto das organizações.

Em entrevista, a psicóloga organizacional e co-coordenadora da pós-graduação Essential Master Coaching do Instituto de Pós-Graduação (IPOG), Dorothy Irigaray, explica que a metodologia “parte do princípio de que a pessoa precisa, no seu desenvolvimento, alcançar autonomia para que esse desenvolvimento continue de maneira sustentável, sem deixá-lo dependente do seu Coach”.

Confira como o Coaching pode gerar resultados extraordinários!

Entrevista: Coaching Caminho Para O Desenvolvimento Pessoal Sustentável

IPOG – O que é o Coaching?

Dorothy Irigaray – Coaching é um processo de desenvolvimento de pessoas. Existem várias estratégias para que a pessoa consiga se desenvolver. Qual o diferencial do processo de Coaching? Ele parte do princípio de que a pessoa precisa, no seu desenvolvimento, alcançar autonomia para que esse crescimento continue de maneira sustentável, sem deixá-lo dependente do seu coach. Há um equívoco de se pensar que Coaching é o uso de ferramentas, mas não. Coaching é um processo de desenvolvimento no qual o Coach faz intervenções, faz perguntas e utiliza ferramentas para possibilitar a construção de novos conceitos do coachee. Este profissional tem a clareza de que, dependendo do tipo de abordagem que faz, ele possibilita mais insights e ampliação do nível de conexão cerebral do coachee, fazendo com que ele construa, no próprio cérebro, redes neurais que vão levar a comportamentos mais eficazes.                                       

IPOG – Existe um processo de banalização do Coaching. Por que isso acontece?

Dorothy Irigaray – O Coach tem sido um profissional cada vez mais procurado para que uma pessoa consiga se desenvolver. Os resultados são concretos, visíveis, sustentáveis. No entanto, como se trata de uma profissão que ainda não é regulamentada, qualquer um acredita que pode se denominar Coach. Por exemplo, se ministra algum tipo de treinamento já fala que é Coach. Por isso acaba sendo gerada uma banalização. Só que o verdadeiro Coach é aquele que realmente entrega resultados, que possibilita ao coachee um desenvolvimento autônomo, gerando independência ou a interdependência, da qual Stephen Covey fala tanto, este sim é valorizado. Infelizmente, a gente percebe que encontrar um Coach preparado, de fato, para possibilitar um desenvolvimento de maneira autônoma sem gerar dependência, é difícil. Mas o mercado seleciona, por isso é preciso reeducá-lo a partir de uma formação consistente dos futuros Coaches.

IPOG – Você coordena a Pós-Graduação Essential Master Coaching do IPOG. Qual o público dessa especialização?

Dorothy Irigaray – Profissionais de diferentes áreas que atuam como executivos e líderes. Gestores de empresas que queiram desenvolver melhor suas equipes, consultores, professores que buscam aumentar seus resultados e suas perspectivas de carreira. Líderes, gerentes e executivos, coaches profissionais, pessoas que desejam ingressar e se desenvolver na profissão, coaches corporativos internos e coaches que atuam com líderes e executivos de equipes, pessoas que buscam conhecimento para aplicação nas suas vidas profissional e pessoal.

IPOG – Esta pós-graduação oferece a oportunidade da Prática Supervisionada. Como isso influencia na formação do profissional?

Dorothy Irigaray – Qual a diferença entre um profissional de Coaching que já tem muita habilidade para conduzir o processo e aquele que ainda não tem tanta? Horas de voo. E no nosso curso ele vai ter o acompanhamento durante estes primeiros atendimentos. Este é um momento de ajuste, de ampliação de ferramentas para que o aluno realmente consiga realizar um processo de Coaching mais certeiro, mais ágil, conseguindo resultados sustentáveis. Os alunos de Essential Master Coaching vão atender alunos da pós-graduação do IPOG com o acompanhamento dos professores para saber como está sendo cada atendimento e as dificuldades encontradas. A ideia é levar os alunos a aplicar realmente o que aprenderam a respeito do desenvolvimento de pessoas.

IPOG – Qual o diferencial deste curso?

Dorothy Irigaray – O Essential Master Coaching é uma formação que contemplará todas as disciplinas que constituem as bases teóricas do Coaching. Nessa formação, o aluno será certificado como Essential Master Coaching pelo IPOG com cinco certificações: Certificação em Essential Coaching, em Life Coaching & Wellness Coaching, Executive Coaching & Coaching de Equipe, Coaching Financeiro e Coaching de Carreira e Essential Master Coaching.  Os alunos ainda vão ter, por exemplo, a possibilidade de se credenciar no MBTI por um investimento muito diferenciado. As disciplinas ministradas também são um diferencial. Entre elas, Storytelling e Gamification que, em outros cursos, são dadas como formações à parte. Além disso, todo o conteúdo será ministrado por um time de professores renomados e respeitados pela experiência e resultados alcançados no Coaching.

Descubra mais sobre a Pós-Graduação Essential Master Coaching em apenas um clique.

Confira também, neste vídeo, um bate-papo com os coordenadores desta nova pós-graduação do IPOG.

 

Voltar

Junte-se a mais de 100.000 estudantes do IPOG agora